Hélio Schwartsman > O filósofo Stephen Hawking Voltar
Comente este texto
Leia Mais
(...) Mas acontece que nem a ciência é feita para mudar o pensamento, nem a filosofia nunca foi tão ágil em o fazer. A evolução cientÃfica sempre existiu e sempre causou. O que aconteceu é que agora ela ficou frenética (ou histérica). E a única coisa que tem unido as duas -- e dado a filosofia como morta -- é uma visão bastante utilitarista da própria filosofia enquanto ciência -- visão filosófica esta que, por mais mal vista e "ultrapassada" que seja, permanece ainda bem viva.
Para começo de conversa, as dinâmicas da evolução e da influência filosófica são absolutamente diferentes das da técnica. De fato, a produção filosófica não causa o impacto imediato sobre o pensamento de uma sociedade que a evolução cientÃfica causa sobre os seus costumes. As técnicas tem surgido tão rápido que nem vemos; nem pensamos a respeito: a gente usa. A gente se acostuma com elas. (...)
Não é por ser cientista q e filósofo. Marx já dizia que avanços produtivos provocam avanços sociais. Nesse sentido filosofia está morta: está atrasada em relação aos avanços técnicos! Ainda recita no manual do poder democrática/e instituÃdo, coisa de 200 anos atras qdo se andava de carroça. Acorda filosofia! Eu ofereço a Acracia: estado serviçal pequeno e sem poder.
“Os enigmas do universo, da matéria e da vida são infinitamente extensos e profundos.....No entanto, na procura do segredo da vida, temos de ir alem das descobertas da ciência, pois esta não nos pode transmitir o básico principio subjacente que estabelece a natureza dos fenômenos existentes” Daisaku Ikeda.
Se há uma tradição consagrada na filosofia, pelo menos desde Nietzsche é a de criticar a filosofia. O que mostra como o Hawkings era um filósofo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O filósofo Stephen Hawking Voltar
Comente este texto