Hélio Schwartsman > Democracia ameaçada? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Saúdo a lucidez do colunista por afirmar que o crime contra a vereadora, de fato, não é um atentado a democracia como querem fazer crer as pessoas adeptas do pensamento de esquerda nesse paÃs. Brutal e inaceitável, a morte da vereadora, iguala-se as perdas de outros cidadãos dentre os quais destaco, Policiais.
Darcy Ribeiro [em 1982]: Se não construirmos escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presÃdios. Michel Temer [em 2018]: A realidade atual nos leva à necessidade imperiosa de construir presÃdios.
Acredito que há, sim, ameaça atual à democracia, que não vem do assassinato da vereadora carioca, mas da organização que promoveu essa barbaridade: o estado paralelo, que não só é tolerado pelos polÃticos que admitem conviver com ele e garimpar votos em seus currais eleitorais como é alimentado pelo estado oficial, com braços e recursos públicos.
A democracia estará ameaçada quando o povo encontrar alguém melhor do que ele próprio. Fora disto é golpe, de armados. É escravização na pior forma. Cabe a todos os brasileiros o dever permanente de indicar as soluções democráticas de preservação da organização social e da união nacional, nas crise e avanços. Aproveitemos a oportunidade histórica de encontrar o que o Brasil mais necessita: a verdadeira polÃtica. Dizer que a democracia está ameaçada é fragilizá-la! Reforma polÃtica de verdade já!
Qq paÃs "fantasiado" de Educação e Tudo pelo Social durante muito tempo ( por exemplo 13 anos ) gera "forte" Instituto Nac Inversão Valores = Violência Total ... univ representatividade fragilizado demais e aà qdo tudo é polÃtica é o fim da polÃtica como destino é inÃcio da politicalha alma da kanalhocracia. Acorde gigante !
Só na visão deturpada do colunista é possÃvel se acostumar com a eliminação de adversários dos poderosos e ainda assim viver em uma democracia. Estamos nos transformando num simulacro de democracia, e estamos cada vez mais fracos para resistir a isso.
De quem defende o autoritario governo Temer e seus estelionatos eleitorais e defende e existência de clubes racistas, como faz o colunista, não se espera q considere a morte da ativista como um atentado à democracia. É claro q se trata de algo maior q um problema de segurança pública, pois ela foi morta pelas suas opiniões e militância pelos direitos humanos. É uma clara ameaça à democracia e ao estado de direito.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A democracia pode ser ameaçada por diversas formas, até nos casos em que a midia procura associar um crime a policia e, omite a força e da penetração do crime organizado em diversos setores da vida privada, instituições e associações. Ao fincar as suas garras nessas areas, aos poucos vao moldando uma sociedade corrupta, tendeciosa, sem valores morais e hipócrita.
Comentário tÃpico e digno de um representante da elite branca.
Estão fazendo um carnaval a respeito do homicÃdio (condenável, sem dúvida) dessa senhora. Esqueceram -se de quantos policiais são mortos mensalmente no Rio?). Ela foi eleita por quem? 46.000 votantes. Não seriam os traficantes e mandões na favela que arregimentaram seus eleitores? A conferir.
Qué sentido tem a pergunta que o colunista faz? A resposta a ela contradiz o resto do texto que reflete a gravidade da situação. Dizer que a democracia não está em perigo parece só uma discussão literal dessa afirmação. O Schwartzman parece sempre apresentar discussões que desconhecem o sentido polÃtico dos fatos e fica numa literalidade que nada acrescenta.
A democracia acabou quando qualquer um não tem o direito de ir,vir e ficar. A democracia acabou quando o Brasil se transformou nessa selvageria:60 mil mortes por ano, vice campeão em cri mes sex uais. A democracia acabou quando oportunistas polÃticos colocaram seus interesses pessoais acima do Interesse Público. A democracia acabou quando condenado afronta o magistrado. A democracia acabou quando um investigado continua no Poder. A democracia acabou com o foro privilegiado...
PaÃs "fantasiado" 13 anos de Educação e Tudo pelo Social ! "Fantasias" +sociais q o social = obesidade do cérebro da massa ! +gordo q a gordura * Assim gerado "forte" Instituto Nac Inversão Valores = Violência Total ( vai da corrupção em progressão geométrica ... ao gravÃssimo : exércitos de "menores" armados impregnados de fúria... pelas drogas )
Lógico que há uma ameaça à democracia. Nas redes sociais há muita gente justificando a morte da vereadora por suas posições polÃticas. Ora, as rupturas institucionais começam assim, especialmente quando gente responsável pelo direito e pela aplicação da justiça passa a justificar o injustificável.
Problema de paÃs 13 anos "fantasiado" de Educação e Tudo pelo Social = "forte" Instituto Nac Inversão de Valores = " abismos atraindo abismos" = corrupção em progressão geométrica c/ Lógica Paraconsistente Painhoão "nesse gov há e não há obrigação de honestidade" p/ união, estados e 5570 municÃpios = Estados.br modelos reduzidos do Todo.BR
Ameaça á democracia?.. em entrevero de malas... kkkk poupem nos de tamanha estultice..
Que democracia é essa em que uma parlamentar é assassinada por denunciar a ação violenta de agentes do estado (em sendo verdade a suspeita)? Ora bolas, realmente não pode estar ameaçado algo que não existe de fato.
Sejam quem forem os autores, é uma espécie de atentado terrorista. Assim como quem perturba a hierarquia de poder nas comunidades muçulmanas locais vai pra vala na Europa, quem ameaça o sistema de controle polÃtico real das favelas corre grave risco. Pelo menos lá os culpados aparecem em pouco tempo, vamos ver por aqui.
O ovo da serpente está chocando e o autor sendo relativizando...
Ah, HelinhoÂ… a velha pregação reaça travestida de comentário inteligentÃneo. Os sofistas estão orgulhosos do primeiro aluno da classe. Vou ali dar uma vomitada e já volto. Deve ser sexualmente excitante ocupar esse espaço nobre da Folha (a Folha!!) pra falar “tudo aquilo que eu penso” na ágora, né não? Tão democrático, tão pluralÂ…
não encontro palavras para descrever o que tenho acompanhado na ultima semana, sobre as pessoas - se que se pode chamar essa gente assim - que comentam aqui nesse espaço...são pessoas adoecidas mental e espiritualmente, mas, essa dita Elite (Sic), e classe média sempre foram assim, reacionárias, preconceituosas e unilaterais, a "sacada gourmet" nunca esteve tão em alta...espero que Bolsonaro ganhe as eleições e transforme o PaÃs definitivamente em uma república de ultraconservadores.Lambuzem-se!
opa ! o João Bincoletta foi o primeiro a vestir a carapuça, que venham outros... vocês são tão previsÃveis, o cheiro do ódio e do rancor e sentido a quilômetros de distância...repetindo: Lambuzem-se!...que venha o próximo...
Faz de conta ... No fundo, bem no fundo, é a guerra racial.
O que ameaça, de fato, a democracia, são as atitudes e comportamento desses comunistas.
Patrimonialismo. Uma praga nacional herdada da colonização. A história não pode ser esquecido. “[...] E quem garante que a História / É carroça abandonada / Numa beira de estrada / Ou numa estação inglória / A História é um carro alegre / Cheio de um povo contente / Que atropela indiferente / Todo aquele que a negue / É um trem riscando trilhos / Abrindo novos espaços / Acenando muitos braços / Balançando nossos filhos [...]” (Chico Buarque)
Sem ruptura institucional a democracia do Brasil mostra seu lado violento de sempre, sua inércia e embotamento total que permitiram a entrega de um estado a polÃticos criminosos, narcotraficantes ditadores e armados, milÃcias cruéis , policias corruptas desarticuladas e desaparelhadas. Olhem para Colômbia e México... /Claudia.
A America Latina foi colonizada de forma predatória por paÃses da Ibéria que viviam na ocasião um absolutismo decadente e tardio.
Muito boa a matéria. “Tudo o que interessa manter exige ações com vistas à sua preservação". É difÃcil. Acontece que as ações são feitas por Homens que carregam seu traço cultural. E são eleitos!!! Expressam-se nas ações polÃticas de baixo nÃvel. Patrimonialismo. Uma praga nacional herdada da colonização. Portugal terceirizou a colonização do Brasil com as Capitanias Hereditárias. A história não pode ser esquecida.
Lamentável o texto tentando minimizar a gravidade do crime bárbaro. Inoportuno e desrespeitoso fazer este tipo de avaliação no calor dos fatos, no momento em que se deve Mobilizar a sociedade e autoridades para elucidação do delito. Entretanto uma democracia também deve ser construÃda dando voz aos tolos...
Portanto, continue falando.
O jornalista não entende que democracia é mais do que votação e busca minimizar o atentado como se fosse apenas um problema de segurança.
Evidente que é um problema de segurança.
Ótimo ! ... continue falando.
Marielle foi assassinada por motivação polÃtica. Parém de querer tapar o Sol com a peneira. Além do mais a violência não é causa e sim consequências da falta de investimentos nas necessidades básicas, sobretudo, na educação. Dinheiro tem, no entanto, é roubado pelos polÃticos, com a conivência do judiciário.
Penso q a inútil morte da moça se deu devido ao estado de barbárie em q somos mantidos pelo fortalecimento do Poder democrática/e instituÃdo, vulgo democracia. Democracia q se rompe nas suas corrupções naturais. Até o momento não vi algo publicado q desse razão a essa atitude, já q a exaltação da turma do Psol e geral é constante, por isso menos considerada. E o assassinato divulga a posição da vereadora ao invés de esconder. O poder é brutal e a polÃcia seu braço armado
Concordo com o colunista, liberal-conservador, o assassinato da vereadora não ameaça a nossa democracia, pelo simples fato que ela não existe. O nosso regime é oligárquico.
Nosso regime é Oligárquico, com uma pseudo liberdade de expressão e costumes.
Nosso regime é Oligárquico, com uma pseudo liberdade de expressão e de costumes.
Nosso governo é oligárquico. Nosso regime é democrático. Do contrário, vc não poderia sequer fazer esse comentário.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Democracia ameaçada? Voltar
Comente este texto