Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Abel Zimberknopf

    Dr. , e quanto a gastar dinheiro do SUS com resfriadólogos cubanos que mal sabem prescrever uma dipirona, e vêm ao Brasil sem comprovar competência técnica? Que durante o curso de "Medicina Tipo Exportação" têm sei lá quantos anos de aulas de política doutrinária comunista, ao invés das matérias que cabem a um curso de Medicina? Não é a mesma coisa?

    Responda
    1. Maria Lopes

      A população que não tinha médico algum está muito satisfeita com os médicos cubanos. Ao contrário do que se propaga aqui, a medicina de Cuba tem ótima reputação no mundo desenvolvido. A Economist, há alguns anos, informava que empresas americanas aguardavam a luz verde do governo para ir a Cuba em busca de medicamentos que a no pesquisa científica de Cuba criara e não patenteara. Há muita desinformação sobre isso, de viés ideológico. Doença não tem ideologia.

    2. Abel Zimberknopf

      Jonas, qualquer um que atue em nome da Medicina sem competência para tanto, ainda mais com dinheiro público, é uma ameaça à população. O espectro varia da incompetência ao charlatanismo.

    3. Jonas Santiago

      O que tem a ver os médicos que vieram de Cuba com estas baboseiras alternativas de um ministério da saúde pífio que temos hoje?? É impressionante!! A pauta da matéria é outra.

  2. Hercilio Silva

    Há terapias alternativas eficazes e outras que são puro modismo. Importante alguém com a credibilidade do doutor relembrar a origem do SUS e sua importância. Antes de 88 a maioria não tinha assistência médica e dependia da caridade para ter tratamento.

    Responda
  3. MARIO SERGIO COSTA VIEIRA

    Ozonioterapia é usada em vários países onde a medicina é mais evoluída que a nossa, como França, Alemanha, Cuba, Japão etc. É só pesquisar no Google acadêmico para ver que existem vários trabalhos científicos independentes mostrando a eficiência de alguns desses tratamentos alternativos. Ozonioterapia no Brasil é muito caro, e é fantástico!

    Responda
    1. MARIO SERGIO COSTA VIEIRA

      Trabalho científico independente é aquele não financiado por indústrias interessados no resultado final.

    2. Jonas Santiago

      Pesquisas científicas são feitos pela comunidade científica do mundo todo. O que significa “trabalhos científicos independentes”? Seria uma “ciência alternativa”? Rsrs...

  4. LUIZ MARCIO ALVES DE AVILA

    Países sérios como Austrália e Inglaterra estão banindo a homeopatia de seus sistemas públicos de saúde por falta de evidência científica. O Brasil, incluindo as referidas pelo Dr. Dráuzio...Uma coisa é você fazer uso destas terapias com dinheiro do seu bolso, a outra, é investir dinheiro público com terapias sem evidência que funcionam. Falta assessoria na tomada de decisões.

    Responda
  5. antonio henrique dos santos

    Dr. O senhor deveria conhecer um pouco mais dessas terapias antes de critica-las. Utilizo as duas medicinas, alopatica e alternativa. Tenho uma filha que mora na Alemanha e em toda apotheke se acha florais rescue. Acupuntura para artrose e yoga para depressao sao otimos! Tenho utilizado e sou prova de que funcionam e muito bem. Antes de escrever debochadamente sobre essas terapias, e exigir "provas cientificas" informe-se mais.

    Responda