Opinião > José Padilha: O mecanismo agradece Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Já saÃram, estão combatendo sua narrativa fraudulenta. Sua série é o próprio "mecanismo".
Não tem contexto internacional? Não há interesses extranacionais em jogo? A quem interessa: 1. quebrar a estatal brasileira do petróleo justamente qdo descobre imensas reservas? 2. quebrar as grandes empresas de engenharia nacionais em área que pelos termos da Alca seriam internacionalizadas? 3. desestabilizar e derrubar um governo q atuou como avalista da virada popular e nacionalista latino-americana (incluindo Argentina, Paraguai, BolÃvia, Equador)? 4. abrir caminho p/ a direita sem-voto)?
Ao assumir um lado na luta de classes, Padilha carregou nas falas e nas tintas,inclusive atribuindo a Lula o que nao é de sua autoria. A carga demasiada contaminou a mira, parte dela atingindo proprio pé,quando assinantes cancelaram particiapação. O soneto ficou contaminado pela emenda e em fogo cruzado precisa assumir certo preciosismo para não ter que desdizer a dita,sob pena de perder a moral e a credibilidade .Para assumir um lado,precisa dizer mais,mas no minimo a verdade.
BravÃssimo Padilha! Você falou o que está atravessado na garganta de milhões de brasileiros! Essas "autoridades" compreensivas que se agacham diante dos clubinhos do dinheiro fácil, de favores e cargos "premiados" nos órgãos públicos.
Abaixo a desilusão Padilha! Cremos sim e agitemos sim! Nos resta bom senso por mais incrédulo que seja!
Manifestação mais do que oportuna, de uma clareza ofuscante. Colocações para lá de verdadeiras. Ótimo. (Maria José)
Tem razão Padilha. Desde o tempo das capitanias foi assim. Um exemplo aqui em Goias. Em 1982, de 23 estados o MDB elegeu os governadores de 22. Aqui em Goiás também. Existia aqui um órgão chamado Crisa que cuidava das estradas vicinais e estava com os veÃculos todos sucateados. Não deu outra, pouco deois de eleito o governador eis que o Crisa desfila seus veiculos novos pelas ruas de Goiânia. Comprados de quem? Da empresa que pertencia ao amigo do novo governador.
100% de acordo! Obrigado Padilha por seu trabalho e por este seu artigo. O Brasil que trabalha e paga imposto agradece.
Não me enxergo exatamente como um "militante", mas sempre torci pelo PT, pelo que os dois governos de Lula significaram em termos de redução da fome e da miséria no paÃs. Contudo, não consigo me posicionar contra a lava-jato, a despeito de reconhecer as derrapadas na lei que à s vezes comete. Afinal, não havia mesmo outro meio de criminalizar os poderosos. Infelizmente o PT era a bola da vez. Agora é a vez do MDB, amanhã será a do PSDB, se não conseguirem liquidar com a lava-jato (que Deus protej
Padilha parabens. Voce fez um filme extraordinario. Bom em tudo. Espero que voce ganhe um Oscar.
Verdade é que temos um grupo de pessoas agressivas tratadas de forma estrategica como celebridade em horario nobre na radio e TV, colocadas como se politica fosse medida pela capacidade de agredir, ofender, destratar e destruir a moral daqueles do partido adversario. Essa medida foi adotada pela grande midia como forma de minar o governo e retirar dilma e se mantem a formula para destruir Lula. Isso tem um preço, destruir a Paz social até não é dificil como se vê, reconstruir é caro..
Voce acha mesmo Dalton, pense direitinho ?
Besteira total. RidÃculo.
A esquerda gosta de desfile de escola de samba com crÃtica ao ex-aliado. A esquerda gosta de martirizar os seus e ignorar a realidade dos muitos mártires anônimos do paÃs. A esquerda adora o luxo e a ostentação. A esquerda ama uma sacangenzinha. Vejam a Gleizi....
É ? Missionario Arruda ,Deputado estadual do Paraná,carregou nas falas sobre sacanagem,está tendo que se explicar a justiça e com parcos argumentos. No seu lugar eu nao abusaria do que não existe prova.
O que torna o "Mecanismo" inaceitável é a maneira com que distorce os fatos, tornando mais do que já é parcial, sensacionalista e politizado o mecanismo judicial brasileiro.
Esta situação de descalabro sempre esteve presente em nossa historia politica e esperava-se que houve uma mudança radical com o PT no governo, infelizmente eles chafurdaram na lama do poder, e o que é pior, fortaleceram o atrazo, as forças conservadoras, a direita ignorante. Hoje a Democracia no Brasil corre risco pela incompetência do PT. Fazer alianças com figuras como Sarney, Jader e Maluff apenas para manter-se no poder é não entender nada
A questão agora do brasil não é ideologia mais, mas carater. Da esquerda e da evangelizacao ideologica feita nos ultimos 30 anos, não espere nada.
" A arte imitando a vida" Meus parabéns ao Cineasta e porque não qualifica-lo de "cientista polÃtico", José Padilha pela lúcida e equilibrada analise sobre o mecanismo da corrupção no nosso pais.
Confesso que me decepcionei com o texto. Parece que foi escrito por um adolescente. Ok, Padilha, está perdoado, afinal sua praia é outra
Queremos acreditar q a intenção do Padilha foi a das melhores, mas para entrar nessa arena tem que conhecer muito, se não corre-se o risco de se tornar panfletário. Não se pode ir na base do achismo. O buraco é mais embaixo. Os verdadeiros beneficiários do mecanismo estão rindo à toa, vendo a série de charuto na boca.
Seja como for, o mecanismo da Netflix em angariar assinaturas vai bem, mesmo com algumas baixas.
Há 33 anos são o Centro-Esquerda e a Esquerda que estão no Poder no Brasil. Independentemente da escorregada ideológica do Padilha, o seu Artigo é muito bom.
Quem agradece é a esquerda, porque desvela a falsidade intelectual do autor e o cinismo de uma não-ideologia irreal. Para denunciar o mecanismo, bastaria não mentir. Seria mais honesto e conquistaria mais espectadores.
RidÃculo é vc fazer essas perguntas qd sabe as respostas: colocar palavras nas bocas dos outros, falar q Banestado foi durante governo Lula e assim vai. Se fosse com vc, certamente não gostaria. Hipocrisia seletiva.
Quais são as mentiras ? ... as abobrinhas ? ... não seja ridÃculo.
A esquerda tambem faz parte do "mecanismo", pois não é só a "articulação entre empresas públicas, empreiteiras, operadores e agentes públicos", mas tambem por intelectuais e professores nas universidades, escolas, a imprensa e a cabeça de alguns artistas. São os "ressentidos do lulismo", como André Singer, Safatle, Pellegrino, todos acometidos do mesmo estupor ideológico. A esquerda tambem faz parte do mecanismo que fode o paÃs e esperamos que isso apareça nas próximas temporadas.
E ?mas da direita que está a mais de 500 anos no poder nem uma palavra ? Ingenuidade ou alienaçao ? ou seria analfabetismo politico mesmo ?
Fico grato que exista consciências mais elevadas que estendem a mão para ajudar a nossa nação. Há esperança na educação! Shalon.
Na Alemanha e USA doação só p partido candidato não. Bipartidarismo já. Os polÃticos serão mais fácil fiscalizados e se ñ der certo no partido A ou B sai da polÃtica. Teremos liderança mais autentica e menos personalista. Tirar o Estado ineficiente, excludente e corrupto deixa-lo somente onde for inevitável. Conseguiu se salvar Embraer e Vale . O adversário por 13 anos nada achou contra Aecio. No governo de Minas até agora nada. Vamos aguardar. Assunto p a sequencia da trilogy do nobre cineasta
O texto está ótimo, mas cabe uma ressalva: não temos mais "formadores de opinião de esquerda", no Brasil. Temos hoje pessoas que se imaginam "disquerda", mas são apenas ignorantes, desonestas e incomPTentes.
E que tal um enlatado falando sobre o "mecanismo" das petroleiras transnacionais para espionar e sabotar a Petrobrás depois do descobrimento do Pré-Sal? É só verificar as declarações do "inimigo" Snowden-Wikileaks e perceber o conchavo entre petroleiras, destacando-se a americana Chevron, onde, segundo Snowden, o senador de SP, José Serra, prometeu mudar o modelo de partilha do Pré-Sal. Ah! Mas aà talvez os patrocinadores não iriam gostar muito do tema. Aà o "mecanismo" passaria dos limites...
E daà ?! ... isso muda em que os fatos ? ... evolua, minimamente, ou não manifeste.
Petróleo é sinônimo de $Dinheiro e Poder e onde houver essa combinação explosiva, haverá esses jogos desonestos. Seja na Inglaterra, nos Estados Unidos ou nesta terra de passagem mesmo. $Petrodólares são Petrodólares$. E Pato é Pato.
Então eles gastam bilhões$$$ em armamento e milhares de Vidas em guerras que não acabam nunca para ter esse insumo, mas o petróleo desta terra de Golpistas não queima igual aos outros, não é mesmo?
Os mesmos argumentos desgastados de sempre.. Give me a break...Os EUA hoje estão entre os maiores produtores e exportadores de petroleo no mundo... essas teorias conspiratorias sao sempre as mesmas...
Quanta besteira sai da cabeça dessa criatura. O discurs se iguala ao filme, documentário, ou sei lá o quê. Vazio, rancoroso,, falso.
"Vazio, rancoroso,, falso". Achei o mesmo de seu comentário
Caro Padilha, eu costumo dizer que quem tem ideologia não raciocina porque o raciocÃnio está pronto. Se você somar a este fato, a desonestidade ética, o resultado será o que ocorreu em relação a postura de alguns intelectuais de esquerda e direita, em relação ao Mecanismo. Infelizmente a intersecção é a desonestidade, e isso é triste. Parabéns pela série e pelo artigo.
"Só pode ter sido por falta de traquejo que Dilma Rousseff sancionou, em 2013, uma emenda à lei de delações premiadas que permitiu que acordos de delação fossem celebrados com doleiros, empreiteiros e administradores públicos." -- Depois deste trecho, eu desisti de ler o resto. Quem sabe mais tarde, com o estômago menos embrulhado.
Não vai adiantar, mais tarde. Vc não consegue entender.
Penso que alienado é quem acha que a Lava Jato é só esquerda. Temer, Cunha, Padilha, Sergio Cabral, Moreira Franco, Alckmim, Paulo Maluf, Roberto Jeferson, Gedell, todos são esquerdas ? O que é criminosso é manipular as informações para satisfazer o ego como este filme.
PMDB, Aecio de Direita??? Ignorância intelectual.
Parabéns por sua análise ! Acabou de mostrar mais uma vez como as coisas funcionam. O triste é ver um partido como o PT que ao invés de se renovar fica batendo na mesma tecla. Com lideranças envelhecidas querendo se perpetuar a qualquer custo !
Padilha, pare de se explicar. Está com medo de quê? O que tinha de se fazer foi feito: um bom filme desnudado a corrupção da casta polÃtica brasileira. O que vem pela frente será história.
A série pode ter defeitos, mas na sua essência é muito boa. Foi um erro colocar a frase da sangria como sendo de Lula, mas há momentos em que Temer e Aécio aparecem tramando como duas raposas polÃticas. Há até uma cena em que Aécio toma um drink acompanhado de um comprimido suspeito. A resposta veio de uma tal Antonia Pellegrino, namorada de Marcelo Freixo: Padilha faz o jogo do Bolsonaro. Pessoas de bom senso não devem votar em Bolsonaro, mas também não devem votar em Boulos do PSOL de Freixo.
Muito bom, ótimo O Mecanismo ! Que venha O Mecanismo 2 ! Mas o comentário do José Padilha foi muito ingênuo! Todos se beneficiam do mecanismo, tanto direita como esquerda, aliás não têm nada a ver com os anos da ditadura onde havia com uma ideologia de salvar este paÃs (e morreram por esta causa). Nada a ver com está direita ou esquerda sujas, gananciosas !
Siga o caminho do dinheiro. Essa é a regra de ouro que infelizmente nosso MPF e PF não fizeram seu trabalho direito. O infeliz diretor da série fez algumas perguntas e se tudo o que disse fosse verdade, tudo bem. Mas há erros na sua trama. Agora porquê ele não fez duas perguntas de suma importância ? Foi por esquecimento ou de propósito? Quem indica o PGR ? Quem indica o diretor da PF ? Esqueceu dessa turma ? Seria interessante ele fazer uma série sobre as delações premiadas.
Suspeita-se que há grande corrupção na máquina pública, que nos Estados ela é maior que na União, e que nos municÃpios ela é maior que nos Estados. Agora, a série é apenas um filminho para passar o tempo, ou se tem interesse em criar uma visão polÃtica? E essa visão prejudica a quem e beneficia a quem? Seria a série um “mecanismo” orientador de visão polÃtica para se alcançar um objetivo, instalando no governo um grupo de marionetes da Netflix?
Faltou mencionar a classe artÃstica , que se beneficia desse esquema em troca de apoio polÃtico.
Se o gestor desrespeita a Constituição e burla o processo licitatório, ou pratique outro tipo de ilegalidade, o Judiciário tem exigido a prova da lesão sob pena de improcedência da ação judicial. Isso quer dizer que todo gestor pode desrespeitar o ordenamento jurÃdico desde que não resulte em lesão econômica comprovada. Assim as ações populares propostas por cidadãos preocupados com o bem público, são relegadas a segundo plano, desmotivando qualquer apuração pelo eleitor.
Brilhante! Reflete exatamente em poucas e suscintas palavras o que já acontece no Brasil! Por isto foi tanta reclamação e clamor por parte da “classe” polÃtica (.? Exige isto no Brasil?). Muito forte a reação!! A grande pergunta: Como fazer para acabar ou diminuir com ist??
Esses "formadores de opinião" são os mesmos q ajudaram a rebaixar o significado de esquerda para o subsolo, tanto na teoria como nas práticas, como bem mostra a série. Mérito da era lu lope tis ta.
Padilha soa deveras pueril ao apostar numa coalizão de homens de bem, composta pelos bem remunerados agentes do Estado, mas não todos: só os que atuam contra a corrupção dos agentes polÃticos. Ao dizer que "só pode ter sido por falta de traquejo que Dilma Rousseff sancionou, uma emenda à lei de delações premiadas" o diretor revela seu lado e sua crença: não há virtude na PolÃtica, só vÃcios! Com tal associação (vÃcio = PolÃtica; virtude = PolÃcia), o Diretor revela seu desapreço à democracia.
Parabéns pelo comentário. Acertou na mosca.
Fato 1 a corrupção é sistêmica, Fato 2 boa parte da classe polÃtica sobrevive graças a ela, Fato 3 o poder se proteje, Fato 4 podem espernear à direita ou à esquerda, pois a série é boa prá caramba!
Ia escrever um comentário mas notei que Antonia Pellegrino escreveu exatamente o que eu penso, de forma muito mais articulada, em um artigo à parte. Obrigado, Antonia.
A diferença entre o corrupto de direita e o de esquerda é que o de direita sabe que errou e procura se esconder e se safar; já o de esquerda procura se justificar e defender o esquema.
Imaginem o Padilha colocando no personagem "Moro" uma fala de um "Anti-Moro", dizendo que esse juiz estivesse a favor das petrolÃferas estrangeiras. Então, diante das crÃticas, Padilha argumentasse: "Isso é só ficção" e não um documentário "daà que a direita brasileira não se libertou"...Sim, tal cena seria impossÃvel (além de não se ter provas concretas disso), talvez nem houvesse mais o "Mecanismo". Sartre, a propósito,diria: "O homem é tão livre, que à s vezes escolhe o lado da escravidão".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > José Padilha: O mecanismo agradece Voltar
Comente este texto