Opinião > Nelson Barbosa: A economia de espantalhos perpétuos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flávio Rezende de Carvalho

    O que acontece aqui é como se um dos dignatários da Alemanha nazista fosse convidado a dar opiniões sobre a conjuntura logo depois da guerra. Ele certamente criticaria posições ortodoxas e faria a defesa do seu legado de destruição caso alguém lhe desse espaço e atenção. O que aconteceu no Brasil foi muito grave e quem participou dos governos do PT é cúmplice; não se explicaram e não foram punidos. Até lá, não cabe essa arrogância. Aqui se trata de cumplicidade.

    Responda
  2. Simone Rodrigues

    Lisbossôa é economista de mercado, pago pelo mercado e que só expressa as opiniões que o mercado lhe paga para ter e expressar. Não dá para esperar outra coisa dele. Eu leio para saber o que diz, mas não levo a sério. Só observo como tendência de discurso que eles usam para tirar ainda mais da já empobrecida classe trabalhadora brasileira.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Simoni. Normal/e economistas são interventores atraves do estado. Para ser de mercado devem apenas comentar e nunca interferir, como fazem. Sobre seu comentário ao meu, as escolas atuais são elitistas, ñ ensinam p o trabalho q todo pobre precisa. Por isso há evasão nas escolas publicas: escola inútil q ensina álgebra, trigonometria, mitocôndria, q a grande maioria nunca vai precisar. Escolas atuais são filtros p impedir a ascensão social. Ensinam nada, so gastam muito e empobrecem a população.

  3. Herculano JR 70

    O besteirol economês é dramático. O estado é um problema sempre. Há uma gde diferença entre oferecer serviços minimos, e não incluo saúde, educação só de 4 anos e insegurança e o estado q cria, gastando, de ter uma estratégia de gasto público absurdo para alavancar a economia. Passar pelo estado e perda muito grande só tolerada se só p estado puder oferecer tal serviço, como aposentadoria, p ex. De resto, fora estado

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Eu me pergunto de onde saem pessoas com a cabeça como a de Herculano Jr, que pensam que o Estado deveria oferecer apenas 4 anos de educação para seus cidadãos e que, quem quiser mais, que pague do próprio bolso. Em um país extremamente desigual como o nosso, onde a maioria mal consegue sobreviver, quanto menos pagar por qualquer serviço, um pessoa é capaz de dizer que se deve cobrar de quem quer estudar mais. É uma insensibilidade social de nível inacreditável!

  4. fernando martini

    Toda segunda é o mesmo mimimi, um monte de voltas pra não dizer nada e o resultado é um pais quebrado com PIB negativo 4 anos seguidos graças as brincadeiras da turma da Dilma, do qual o missivista era um dos líderes. segunda que vem ele vai provar que 2+2 = 5.E um cara desses conduziu a economia do país por 6 anos, e votou no Temer.

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    Barbosa jamais poderia ser diplomado como economista, pois o que é na verdade é um 'gastista', uma graduação nova inventada por algumas madrassas socialistas brasileiras que se auto-intitulam universidades. Suas convicções não combinam com nenhum projeto de desenvolvimento racional e/ou honesto, sempre levam ao desastre, só que eles nunca admitirão; por que? Que cada um tire a sua conclusão...

    Responda
  6. JULIANO OLIVETTE

    Olha Barbosa, quem conhece a fundo suas medidas e de seu antecessor (sob tutela de Dilma R), sabe muito bem que essa tentativa de reconstrução do legado do Gov. Dilma não tem fundamento.

    Responda
  7. Vanderli Gomes Camorim

    O liberal afirma que o Estado tem uma unica função que é a segurança. Se o politico e o cidadão não concorda e diz que ele deve dar também educação, saúde e etc., o liberal não é contra. Só diz que o Estado não tem dinheiro para bancar estas atividade e para isso terá que cobrar mais impostos e expandir seu tamanho o que aumenta a despesa saindo o produto final mais caro que a iniciativa privado. Se aceita ou não, o alerta está dado. Só os marxistas que acham que estão certos e todos errados.

    Responda
  8. Vanderli Gomes Camorim

    As pessoas falam da filosofia liberal sem conhecimento de causa para afirmar a sua filosofia antiliberal. A Filosofia liberal não é um plano de como as coisas deveriam ser. Essa intensão é própria de quem segue o credo marxista disfarçadas nas atuais politicas econômicas. O liberalismo como teoria é neutra, não diz como deveria ser nem de como deveria não ser. Apenas explica como funciona o mecanismo do mercado e quais as consequências quando se toma esses ou aquelas medidas.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Apoado!!

  9. aladim ferreira

    a crise que vivemos revela a origem:Barbosa, que encaminhou orçamento com déficit a descoberto de R$ 30,5 bilhões para impor o que queria, como volta da CPMF, culpabilidade dos idosos, ...(claro que todo déficit é um compromisso a descoberto). ocorre que se referido valor houvesse sido lançado à conta de títulos da dívida, como sempre ocorre, ninguém nem teria percebido. derrubou o PIB, nos dois anos seguintes, em valores de 400 bilhões, causando um rombo de arrecadação de R$ 150 bilhões! pouco?

    Responda
  10. Ivo Pera Eboli

    Papo hermético, cheio de voltas, pouco ajuda oferece ao cidadão comum para compreensão plena dos argumentos. Despido o palavrório, que resta óbvio é que a "nova matriz" foi um desastre.

    Responda
  11. Marcelo Arias

    Excelente crítica... Categórica... infelizmente todos os teóricos liberais, em qualquer área da ciência, partem de condições ideais, imaginadas para descrever seus construtos. Nenhum deles tem como ponto de partida a situação concreta, a realidade... É sempre um dever-ser que bota Luz sobre o caminho argumentativo. Toda filosofia liberal é natimorta

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ãhãm !!! ... basta ver onde o liberalismo ocorre e onde não. Noção zero.

  12. Peter Janos Wechsler

    Pode ironizar e sofismar o quanto quiser, mas foi a nova matriz econômica do qual foi um dos principais artífices que levou o país ao desastre econômico.

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      E isso que está aí agora está melhorando muito o país, não é? A inflação só está baixa, porque as pessoas não têm dinheiro para consumir.

    2. aladim ferreira

      perfeito!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.