Opinião > Desserviço militar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Hamilton Magalhaes

    O general pensa em punir os terroristas do RioCentro, colegas de caserna?

    Responda
  2. MOZART FALEIROS

    Acho que o editorial da folha exagera ao ver com desserviço a manifestação de uma autoridade ressaltando o respeito institucional.

    Responda
  3. Edmar Lázarpo Borges

    Equivoca-se o ilustre editorialista ao afirmar que as Forças Armadas obedecem ao comando civil. Na CF isso não está escrito. Cabe às F.As., e em especial ao Exército (maior contingente) defender a Pátria, a Carta Magna e a ordem pública. Quem ataca as Forças Armadas deveria ter ouvido o voto do Min. Celso de Melo, pela concessão do HC a Lula. Ele cita como precedente decisão de um Almirante (juiz militar do STM), que em 1964 concedeu HC a um gerente da CEF. A corrupção está sufocando o País.

    Responda
  4. Marcos Leão

    Regulamento Disciplinar do Exército Capítulo II Seção I Art. 15. São transgressões disciplinares todas as ações especificadas no Anexo I deste Regulamento. Anexo I Relação de transgressões 57. Manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária; 59. Discutir ou provocar discussão, por qualquer veículo de comunicação, sobre assuntos políticos ou militares, exceto se devidamente autorizado;

    Responda
  5. walter santos

    Editorial equivocado e tendencioso, quiséramos ter mais homens do quilate do Gal. Villas Boas na vida nacional, certamente as coisas estaria bem diferentes, e para melhor!!

    Responda
  6. CHARLES F VILELA

    Por que esse senhor não comanda a restituição da ordem na cidade do Rio de Janeiro, missão que foi entregue ao Exército? Ou pelo menos que deem conta de uma favela, em que a população é refém de facções criminosas? Para quem sugere controlar um país, iniciar por uma favela ou até mesmo uma cidade seria um bom começo. Seria, digamos, um bom teste de capacidade. Chega ser cômico a ameaça de um novo golpe militar, como se fossemos reféns da instituição que existe, tão somente, para nos proteger.

    Responda
  7. CHARLES F VILELA

    O comandante não tem noção dos limites que a responsabilidade do cargo deveria lhe impor. Tem gente que se excita com o cheiro dos cadáveres de 64 e tem a coragem de propor a volta desse descalabro. Matar e oprimir liberdades não é algo de “gente de bem”, é coisa de bandido. As instituições estão a serviço do bem-estar social da sociedade civil, somente isso. Ao defender tanto a honestidade, o comandante deveria olhar mais atentamente a sua volta e, principalmente, ao governo que ele serve.

    Responda
  8. PEDRO RIBEIRO

    Creio que vivemos uma democracia plena e essa opinião chamando de "desserviço" em relação ao que o General expressou é no mínimo anti-democrática, desnecessária e talvez de alguém que tenha ainda algum tipo de medo, ranço, sei lá...em relação ao que ficou na história que talvez nem a tenha vivido. Em suma; o General se manifestou e ao meu ver normalmente, como um cidadão brasileiro. Tá faltando assunto...

    Responda
  9. PEDRO RIBEIRO

    Creio que vivemos uma democracia plena e essa opinião chamando de "desserviço" em relação ao que o General expressou é no mínimo anti-democrática, desnecessária e talvez de alguém que tenha ainda algum tipo de medo, ranço, sei lá...em relação ao que ficou na história que talvez nem a tenha vivido. Em suma; o General se manifestou e ao meu ver normalmente, como um cidadão brasileiro. Tá faltando assunto...

    Responda
  10. PAULO ROBERTO FERNANDES

    Muito, muito e muito maior que o aludido desserviço prestado pelo general e colegas, tem sido o desserviço prestado pela imprensa que apoiou o grupo que predou a nação durante tantos anos e perigava se manter em liberdade sem a manifestação das FFAA. Chega de manifestações distorcidas sobre a realidade, chega de falsa justiça social, chega de nós contra eles, chega de os fins justificarem os meios. Está na hora de repensar um modo realmente justo de se governar e não esse populismo rasteiro.

    Responda
  11. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    As forças civis que assumiram o poder após os governos militares, ao invés de construir um país para seu povo, se empenharam apenas em se apropriar do dinheiro público e enriquecer ilicitamente, com amplo apoio da Mídia. O ativismo judicial e a politização das forças armadas são uma tentativa de gente de bem de melhorar este país.

    Responda
  12. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Ernesto Geisel já não vive !

    Responda
  13. Severo Duarte

    O general tem todo o direito de se manifestar sim senhores,afinal vivemos uma democracia operante em toda sua plenitude..quem não gostar que vá chorar na cama....

    Responda
  14. caio bastos lucchesi

    Enquanto o povo continuar elegendo esses trastes que compõe o Congresso a tutela militar ou o censo da mandioca são imprescindíveis....

    Responda
  15. FABIO BENITEZ CORREA

    O comentário foi bobo. Quem não é contra a impunidade. E além disso ele é proibido de emitir esse tipo de opinião, sendo que no exército, a disciplina é muito importante. Portanto deveria ser punido ! E vai cuidar das fronteiras ( peneiras ), do espaço aéreo cheio de helicópteros de droga e por aí vai. Enfim, perdeu uma oportunidade de ficar calado. O que, aliás nossas autoridades independente de lado, não se cansam de fazer.

    Responda
  16. edson Fernandes da silva

    cresci durante o período "militar", assim como muitos amigos, meu pai criou 4 filhos todos com respeito e educação.A DEMOCRACIA, é por demais salutar, porém poucos a usufruir de verdade, é tudo dentro da lei o , estado democrático de direito, o qual milhões de brasileiros só ouvem falar. Vá aos hospitais, nas ruas falta de segurança, a educação falida, pois o dinheiro, banca negociatas para se manter no poder (PMDB . PSDB. PT ETC). Quem pode nos tirar deste buraco?...

    Responda
  17. Alexandre Sampaio Almeida

    Se um condenado por duas instâncias da Justiça brasileira pode andar pelo país fazendo campanha antecipada, criticando a tudo e a todos e fazendo ameaças, porque um General, legal e institucionalmente no exercício de sua função, não pode expressar opiniões políticas? Ora Folha de São Paulo, desserviço é o que vocês prestam ao país ao idolatrar o condenado. Respeitem a democracia;

    Responda
  18. Ivan Cláudio Pereira Borges

    Prezado Carlos, obrigado pelo "rapaz". Eu vivo no mundo em que a esquerda deste país perdeu a sensibilidade sobre o interesse público e trocou pelo interesse próprio, trocou pela visão solipsista, de um lado apenas da moeda, pela ditadura do irracionalismo, ou a falta da capacidade crítica de si mesma e do mundo. Esta insurgência contra a LEI, a que todos estão submetidos, só inflama o descontentamento com todos os erros até cometidos: economia, assistência social, desemprego, etc.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Ivan Cláudio, Obrigado pelo comentário, mas, mais uma vez, você mantém a clara parcialidade. Parece não haver dúvidas de que o PT no governo cometeu erros e corrupção. Mas, será que erros e corrupção são exclusivismo da esquerda ? A falta de autocrítica é democraticamente bem distribuída entre todos os partidos. Concordo com você ! A lei deve valer para todos. A propósito, a crise econômica de início da década de 80 (pleno governo militar) foi ainda pior do que a atual !

  19. george Rossi

    A foice esta a toda

    Responda
  20. Helder Luiz do Nascimento

    Ele tem todo o direito de opinar!!!! Como cidadão e profissional em dia com suas obrigações. Vocês e esses partidos políticos frouxos estão com o *** na mão, porque sabem que numa intervenção dessas, vocês seriam os primeiros afetados. Eu repúdio sim, vocês que querem que as coisas permaneçam inalteradas, que continuemos a viver nessa democracia podre, onde só sujeitos como vocês tem privilégios. Não sou a favor de ditadura, mas a democracia brasileira é uma anomalia!!

    Responda
  21. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    Corretíssimo o editorial ! De fato, lamentável e inapropriada a manifestação do general. Qualquer manifestação política de representante de entidade armada não pode deixar de parecer ameaça ou intimidação ! É impressionante a falta de auto-critica das Forças Armadas brasileiras ! Desde a ignominiosa participação do exército em Canudos, passando pelos movimentos das décadas de 20 e 30 do século passado, até desaguar no golpe de 64, a interferencia militar na política tem sido nociva.

    Responda
  22. RUBI G RODRIGUES

    Ao contrário da interpretação do articulista, a declaração do general tranquilizou os homens de bem do país. Em casos de confusão, os militares é que são chamados para enfrentar a situação.

    Responda
  23. LUIZ RUIVO FILHO

    e não pressiona ou denuncia, com rigor, imoralidades como o salário-moradia pago a Ministros, Deputados, Senadores e Juízes que, como sabido, recebem os mais altos salários do País. Este dinheiro, nosso dinheiro, poderia ser melhor aplicado na Saúde, Educação, Segurança, Transportes e Saneamento básico efetivo nas cidades e suas periferias. Eis aí uma sugestão FSP e, certamente, não perderãoi assinantes e muito menos anunciantes porque saberão ser uma causa justa em prol da população carente.

    Responda
  24. Fernando Moreira

    Uma das melhores coisas que vi neste processo foi exatamente a manifestação de repudio do General Eduardo Villas Bôas, ele teve a coragem de se posicionar, e isto foi um ato de patriotismo que todos nós temos que aplaudir. Era e é necessário questionar os desmandos da classe política brasileira que vem a muito tempo fazendo mal uso do poder publico. Na verdade ao se posicionar ele prestou um grande serviço ao nosso país.

    Responda
  25. Fernando Moreira

    Uma das melhores coisas que vi neste processo foi exatamente a manifestação de repudio do General Eduardo Villas Bôas, ele teve a coragem de se posicionar, e isto foi um ato de patriotismo que todos nós temos que aplaudir. Era e é necessário questionar os desmandos da classe política brasileira que vem a muito tempo fazendo mal uso do poder publico. Na verdade ao se posicionar ele prestou um grande serviço ao nosso país.

    Responda
  26. LUIZ RUIVO FILHO

    A Democracia assegura, dentre outros, a liberdade de expressão, de locomoção e da liberdade da Imprensa independente de raça, cor, credo, cargo ou função, de sorte que não há nenhum impedimento em militar do Exército manifestar-se contra a impunidade tendo em vista que policiais civís e militares, responsáveis pela segurança, fazem até greves. Aliás, o General usurpou função que cabe à Imprensa mas, infelizmente, mantém-se inerte e não pressiona ou denuncia, com rigor, imoralidades como o salári

    Responda
  27. GIANFRANCO POLI

    Quanto medo a folha tem destas declarações. Democracia? Isso que vivemos é democracia, então? Do jeito que está é que está bom, então? Não vejo nada de "sinistro" nestas declarações que, como bem coloca um dos comentários, são distorcidas e tem seu conteúdo aumentado pelo editorial. O desserviço quem prestou foi a folha.

    Responda
  28. LUCIANA CRISTINA DA C FRANCO

    Era só o que faltava! Um jornal, que deveria defender a liberdade de expressão e de pensamento, práticando censura! No lugar de atacar as ideias, ataca o próprio direito que toda e qualquer pessoa possui de se manifestar. É escatológico, pra não dizer trágico! Um veículo tão sério 'perdendo a mão' dessa forma. Está parecendo jornal amador.

    Responda
  29. Fernando Becker

    Tem que se manifestar, senão fazem golpes. São cidadãos como todos.

    Responda
  30. neli faria

    Aberta temporada de caça ao General(saúde!) Nunca li editorial da Folha criticando, com veemência, os larápios do erário. Os oportunistas que fazem péssimas campanhas publicitárias à custa do Erário. Agora massacra o General(saúde)? Há uma impunidade que campeia no Brasil emuita gente deve viver no nirvana. O General(saúde!) está certo: a impunidade não é apenas para os latrocidas do erário, mas para os bandi dos comuns também. Meu menoscabo a quem apedreja com tecladas o General(saúde!)

    Responda
  31. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Editorial típico de pessoa covarde. Deixa o circo pegar fogo. Acha que as "regras do jogo" são mais importantes do que princípios como Ordem e Progresso. Fique sabendo que quem manda no país é quem está armado. Lei Natural da civilização humana. Decidimos como nação ter Forças Armadas. São nossa Instituição mais democrática (considerando democracia fazer o Bem para a maioria). Sem a menor dúvida é a que emprega o maior % de brasileiros que saíram debaixo da pirâmide e subiram por mérito.

    Responda
  32. Luis Antonio Oliveira

    As maiores atrocidades da história aconteceram sempre em nome "das pessoas de bem" (ou de DEUS). O problema é quem decide quais são as pessoas de bem.

    Responda
  33. Cloves Oliveira

    Quem escreveu esse editorial demonstra total desconhecimento sobre as forças armadas. Não existe nada que impeça qualquer oficial de se manifestar sobre assuntos do país. Isso é cotidiano nas comunicações internas entre oficiais e comandados. Insinuar que os comentários ferem a disciplina é uma tremenda bobagem de quem vê chifre na cabeça de cavalo. É subestimar a inteligência dos nossos militares inferir que eles desejam voltar ao poder depois do desgaste que sofreram de 64 a 85.

    Responda
  34. Pedro de Oliveira

    Se o STF é o guardião da Constituição, o Exército é o guardião do Brasil. Todos sabem que o debochado estava só aguardando um resultado favorável a si para abrir o bocão e dizer que a justiça foi feita e que ele é a alma mais honesta do mundo.

    Responda
  35. Vitor Viola

    Uma parte da população brasileira vive na nostalgia de um cadáver que não foi enterrado. Parece querer em nome da "ordem" justificar a volta do militarismo. Cômodo entregar o país nas mãos de meia dúzia de generais em vez de assumir uma postura de pensar em melhorar a sociedade civil. Se o congresso está podre e as instituições conflitantes, não acreditar que é possivel mudar isso pela democracia é sinal de enfraquecimento civil e pessoal. Parecem lavar as mãos com um suposto "governo forte".

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      Parabéns, Vitor. Seu comentário parece o mais sensato e explicativo da maioria que exala veneno e ódio e uma obtusidade literalmente histórica. Ingênuo, nunca considerei que ressentimentos e ódios achassem morada no coração e mente de brasileiros que não suportam a ascenção social de irmãos brasileiros que viviam em estado de miséria. Taí o Israel que não entendeu patavinas do que você escreveu. Limita-se ao mantra dos saudosistas da Marcha com Deus e a Família de 1964.

    2. Vitor Viola

      Certamente os adeptos do "prende e arrebenta" não poderiam dar sua pobre opinião num jornal se um dia voltasse a sua tão almejada ditadura. A não ser que se tornassem parte da elite burocrática dominante, como na Coreia do Norte.

  36. JOSE ROBERTO DE LIMA MACHADO

    As Forças Armadas,sempre estará ao lado do povo e da cidadania.Afinal,sua função é condição "sine qua non" para a existência de um Estado-Nação.Não hesitarão,quando o país estiver ameaçado.Mesmo, sob "subterfúgios políticos-legais", objetivando a sua "intimidação" e "imobilização".Defenderá,a qualquer custo, os valores de uma sociedade civilizada e capaz de dar qualidade de vida e desenvolvimento ao seu povo.

    Responda
  37. JOSE ROBERTO DE LIMA MACHADO

    As Forças Armadas,sempre estará ao lado do povo e da cidadania.Afinal,sua função é condição "sine qua non" para a existência de um Estado-Nação.Não hesitarão,quando o país estiver ameaçado.Mesmo, sob "subterfúgios políticos-legais", objetivando a sua "intimidação" e "imobilização".Defenderá,a qualquer custo, os valores de uma sociedade civilizada e capaz de dar qualidade de vida e desenvolvimento ao seu povo.

    Responda
  38. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    O medo de um retrocesso à ditadura militar e suas funestas consequências talvez explique a separação dos poderes como se fôssemos governados por 4 entes distintos, cada qual podendo exercer qualquer atividade, lícita ou ilícita, sendo julgados por seus respectivos pares, passando o seus poderes de"pai para filho", e com o povo sempre pagando a conta . Talvez ainda seja um tema a ser explorado pelos estudiosos (se é que já não o seja). Precisamos equilibrar a balança;

    Responda
  39. Luiz Carvalho

    Quem não deve não teme! O General externalizou o que a população está enxergando e não o que. FSP escreveu. Parece que. FSP quer anarquia. Quer aterrorizar as pessoas! Deve alguma coisa?

    Responda
  40. Antônio Carlos de Paula

    Esse brucutu em vez de ficar fazendo ameaças de intervenção militar,devia sim,se candidatar a presidência para tentar ganhar o poder através dos votos.

    Responda
  41. Roney Signorini

    Comentários à parte, aqui já deixados, o Editorial peca exagerar na crítica, que procedente ou não, aparentemente preocupante sobre o que o general escreveu, não há dúvidas sobre ter sim aquelas preocupações. A Lava-Jato parecia erradicar ou minimizar a corrupção, o que não aconteceu. Hoje ainda há escândalos diariamente na mídia. Triste mesmo foi ter de acompanhar por dez infindáveis horas 11 pessoas lorotando seus saberes jurídicos, sob altos salários como Ministros, e a caterva pagando.

    Responda
  42. Ney Fernando

    O editorial não diz que as Forças Armadas prestaram um desserviço no tal episódio; diz, com toda a razão, que quem fez isso foi o general falador.

    Responda
  43. Edson Maia Carlos Filho

    As Forças Armadas não prestam nenhum desserviço ao país...! Quem vem prestando desserviço há gerações é a classe política, que atrofia esta nação de todos os modos e maneiras...! O Exército tem direito a se expressar como qualquer segmento deste país...! Como disse o juiz federal Fausto de Sanctis, durante a operação Satia Graha: "O Brasil não é um país civilizado".

    Responda
    1. José Antônio

      ´´Se os juízes concederem habeas corpus aos políticos, eu não sei quem amanhã lhes dará o habeas corpus de que necessitarão`` ( Marechal Floriano Peixoto).

    2. Luis Antonio Oliveira

      História: o único condenado na operação Satyagraha foi o delegado da PF !!!

  44. antonio augusto carvalho guimaraes

    Muito oportuno o posicionamento do Comandante do Exercito Brasileiro.Merece aplausos.Viva o Brasil

    Responda
  45. antonio augusto carvalho guimaraes

    Muito oportuno o posicionamento do Comandante do Exercito Brasileiro.Merece aplausos.Viva o Brasil

    Responda
  46. Rodrigo Cavalcanti

    O general falou o que a maioria do povo brasileiro queria dizer. A Folha é tendenciosa na maioria de suas posições e por isso não me surpreende esse editorial. Se depender da Folha, a prisão em 2a instância será proibida e cometer crime valerá ainda mais "a pena" no Brasil.

    Responda
  47. Luiz Carlos botter

    Apoio sim o general . Supremo estava e está um baderna OQUE menos conta é a vontade a maioria explícita da população.Um condenado por maioria total em duas instâncias , que não consegue provar nem de onde vem a água que bebe ? Pois , pois ...cana meu amigo !!!!cana....

    Responda
  48. Luiz Carlos botter

    Apoio sim o general . Supremo estava e está um baderna OQUE menos conta é a vontade a maioria explícita da população.Um condenado por maioria total em duas instâncias , que não consegue provar nem de onde vem a água que bebe ? Pois , pois ...cana meu amigo !!!!cana....

    Responda
  49. Ivan Cláudio Pereira Borges

    Todo este alarde que a Folha faz em torno da manifestação do general não seria necessário se a esquerda e a própria Folha cumprissem com a regra do jogo democrático. A partir do momento que disseminaram falácias e tentaram inflamar a violência civil como forma de se manter afrontam a consciência política das pessoas e criam espaços de contra-ataques e de setores que representam os anseios de ordem. As forças armadas estavam quietas. Mas estão provocando sua intervenção.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Será que é só a esquerda, rapaz ? Em que mundo você vive ? O que tem feito o militar dublê de deputado em suas falas desastradas, senão incitar a intolerância, o radicalismo e violência ? Não soube de nada sobre a caravana de Lula no Sul ? Um pouco menos de parcialidade te faria bem !

  50. Adolfo Coli

    Falou a Foiçe de São Paulo.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.