Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    Irretocável!Só faltou dizer que para o trabalhador que o catapultou, Lula nada fez e ainda lhe reduziu o rendimento do FGTS.Não deve ter tido nenhuma inspiração de Getúlio Vargas, onde quer que se encontre.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  2. Abel Zimberknopf

    Um larápio comum, mas de grande envergadura. Só isso.

    Responda
  3. neli faria

    Encantou o País,virgula, a mim jamais. Desde seu surgimento em 1977 disse de mim para mim: não me engana. E causa-me espécie ver tanta gente defendendo. Será que o povo não percebe que a crise do Brasil se deve aos larápios do erário? Agiram em interesse próprio escanteando o bem comum. Faltam saúde, segurança etc., tudo graças aos larápios do erário.Respondam processo e que fiquem na prisão...vendo o Santos ser campeão!(não pude perder a rima!)

    Responda
  4. Antonio Mauricio

    Peço licença para corrigi-lo: à lei cabe definir se os atos eticamente censuráveis também o são para o Estado, o que enseja, portanto, a tipificação, isto é, a descrição da conduta fática e a atribuição de uma sanção. O judiciário tão só aplica o disposto na lei. Apenas para não aparentar que estavam os magistrados participantes de todo o processo com liberdade de atuação.

    Responda
  5. Wagner Arienti

    Que os editores da Folha avisem ao colunista Hélio Schwartzman que sua coluna é para dar sua opinião. Lê quem quer uma opinião. Mas é preciso não repetir o vício de concluir sua coluna com "a triste verdade é", pode ser triste para o colunista, sua opinião, mas não é verdade para ninguém, pois é apenas uma interpretação do colunista. Ou o que é pior, o colunista quer impor sua interpretação como verdade, e assim sair de bonzinho, ao informar para os leitores que está triste.

    Responda
  6. Gilberto Camargos

    Engraçadinha e bonitinha a mini biografia feita pelo querido Hélio.Tudo bem que o Lula tenha sido presidente e coisa e tal, mas a questão é que ele é fruto da indigência política/intelectual do Brasil. O Lula verdadeiro está melhor descrito em outra mini biografia, aí na Folha de segunda, pelo também filósofo Joel Pinheiro da Fonseca.

    Responda
  7. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Não se pode estragar o que nunca se teve. Nunca trabalhou,só viajou, falou sem parar, pisou em tudo quanto é tomate, bebeu todas, ofendeu todo mundo, enganou, enganou e enganou. Onde está a Granolina ?

    Responda
  8. PAULO HENRIQUE DA SILVA

    Por mais que ressoe virtuosa a persecução judicial nesse caso, ainda precisamos lidar com a presunção de legitimidade empresarial das empreiteiras que se aproximaram ou se aproximavam do (ex)-presidente. Nossos relacionamentos não podem ser construídos sob a antecipação preventiva da primariedade. Fossem essas empreiteiras corruptas ou corruptoras, Lula não poderia ter sabido.

    Responda
  9. adherbal oliveira

    É muito significativo ler articulistas que escrevem que o apenado "...mas apenas o presumido proprietário de um tríplex vagabundo numa praia urbana decadente" como acabei de ler no texto de Demétrio Magnoli". Foca no "vagabundo", usado por esse doutor.

    Responda
  10. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Ja dizia Gramsci...todos os homens sao filosofos...e pensam e expoem a partir de suas experiencias,na familia,na escola,no meio externo,tudo isso vai formar a filosofia de cada cidadao. Dito isso vem a pergunta ao autor do artigo,que como muitos se esvai na ladainha de que a justica ee justa...senhor ..a justica nao age politicamente na justica nao existem filosofos?????

    Responda
  11. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Ja dizia Gramsci...todos os homens sao filosofos...e pensam e expoem a partir de suas experiencias,na familia,na escola,no meio externo,tudo isso vai formar a filosofia de cada cidadao. Dito isso vem a pergunta ao autor do artigo,que como muitos se esvai na ladainha de que a justica ee justa...senhor ..a justica nao age politicamente na justica nao existem filosofos?????

    Responda
  12. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Para alguns. Esquerda, direita, burguesia, elite, conservadores, liberais, mercado, classe media, ricos, pobres, globalização, neoliberalismo, pós-capitalismo, etc. Conceitos superados com o desenvolvimento da tecnologia da informação. Quem se agarra à essas ladainhas está mais para tratamento com Freudianos do que expressar Marx. Assim a dita esquerda ficou muito pobre de conceitos. Ler: “O Socialismo do Século XXI”. Marco Aurélio Garcia.

    Responda
  13. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Realmente é um dia triste para o Brasil. Lula saiu de onde saiu e chegar aonde chegou, é uma saga para estes “brasis”. É inacreditável como muitos intelectuais ainda não perceberam que os ideais que nortearam o PT, cuja origem se deu entorno do idealismo do professor Marco Aurélio Garcia, se transformou numa simples seita, o lulismo. Esquerda de fancaria que esconde uma cultura latina do caudilhismo. O professor de historia não era um psicólogo. Não avaliou o gigantesco Ego do pupilo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não, não é um dia triste. Tem até muita gente comemorando. Ouço rojões daqui de onde escrevo. Para mim é um dia de profunda vergonha de ser brasileiro e dessa zelite que quer falar em nosso nome! Ajudando na futurologia do colunista, que já sabe como ficará a biografia definitiva de Lula, digo que 7 de abril será o dia da vergonha nacional. Lula é pupilo de Marco Aurélio Garcia? Seu desentendimento vai muito além do Direito.

  14. Alberto Melis Bianconi

    Um ótimo exemplo de como nossa zelite pseudo pensante busca explicar os fatos. Um misto de muita presunção e total incompetência. O colunista diz que, no mínimo, Lula aceitou que outros decorassem um apartamento e um sítio a seu gosto para recebê-lo. Ok, o ex-presidente estava impedido de aceitar convites sociais? Se o mínimo é o que temos por certo, a presunção de inocência não deveria absolvê-lo? Lula não vive sua biografia ou conto de fada. Isso é coisa de filósofo ocioso.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe Senhor Arnaldo, mas não fui eu que não entendi como funciona. Trata-se de interpretar o alcance desse princípio como está na letra da Constituição -- aliás, clausula pétrea da Constituição--, não se trata de direito civil.

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Não é assim que funciona. Presunção de inocência é previsto no Código do Processo Civil para orientar os embargos declaratórios pós- julgamento como neste caso. Prisão com a coisa julgada com condenação na segunda instancia poderá ser revista pelo STF exatamente tendo em vista o princípio da presunção de inocência.

  15. Alberto Melis Bianconi

    O colunista diz considerar a narrativa lulista, mas sabe que não é verdade. A defesa de Lula acusou inúmeras vezes a parcialidade do Juiz Sérgio Moro, e de seus amigos no RS. A lava-jato, toda ela na verdade, o que vai além da defesa de Lula, se baseia em fofocas de delatores, arrancadas por prisões provisórias intermináveis. Desconfio que de sequer arranhamos a corrupção no país. Frente a isso, o argumento de que “a justiça é o foro encarregado” é de burocratismo que honra o Estado brasileiro.

    Responda
  16. Alberto Melis Bianconi

    E o STJ e STF? Outra malandragem tola do colunista. Como os próprios ministros disseram inúmeras vezes, não lhes cabe entrar no mérito do julgamento. Lavaram as mãos com o mesmo argumento burocrático do colunista. Mais divertido vai ser a explicação de porque Lula será solto em brave quando alterarem a “interpretação” da Constituição. Lula foi preso porque esses cabras não se entendem sobre o significado das palavras na Constituição? Este país é um circo, né não?

    Responda
  17. LUIZ RUIVO FILHO

    Concordo plenamente com o Autor da reportagem porque subiu na vida após árdua luta, mas ruiu rapidamente; Aliás o curioso, com raríssima exceção, parece que existe uma competição entre o PTbarco do Capitão da Corrupção e o PMDB == hoje MDB porque mudou o rótulo mas o produto continua o mesmo == para saber quem tem mais condenados por corrupção e falcatruas cumprindo suas penas em Curitiba, Brasilia e Rio de Janeiro. Pelo visto há empate ou, no máximo, a diferença é irrisória, ou estou enganado?

    Responda
  18. Hildebrando Teixeira

    Perfeito. Enquanto quem dramatiza o caso só está fazendo o que a esquerda populista mais saber fazer bem, vitimizar e manipular as pessoas mas, importante frisar, as pessoas que votam.

    Responda
  19. LUIZ RUIVO FILHO

    Concordo plenamente com o Autor da reportagem porque Lula deixou-se levar pela ganância por dinheiro fácil através de algumas construtoras de renome, inclusive servindo de intermediário com outros países. Lamentável, mas equiparou-se aos criminosos comuns do Brasil. Aliás, deve agradecer o respeito que o Juiiz Sergio Moro dá à importância do cargo que ocupou e não será tratado como os demais condenados e, dentre eles, Eduardo Cunha, Sergio Cabral e Geddel Lima, todos do PMDB, hoje MDB.

    Responda
  20. OVIDIO CARLOS DE BRITO

    Lula representa a maioria desta nação. Achar outro líder que a represente poderá ser tarefa árdua. É mais um desperdício brasileiro. Ovídio Carlos de Brito

    Responda
  21. Herculano JR 70

    Queria ver por aqui uma boa discussão de como diminuir o poder para q tais corrupções diminuam. Culpa nossa. Gostamos de circo e não temos imaginação. Temer assinou decreto dia 5 q impede e oferta de medicos por 5 anos: nenhum clamor por esse genocidio. O Ir ñ majorou tabela. Nada!? O poder emana da renda. Aumeto de impostos deveria provocar o clamor q a fofoca politica provoca.

    Responda
  22. Herculano JR 70

    Democracia é festa da liberdade , não a festa d poder como se faz com lava jato. o poder é instituição corru+pta e nos é q o instituimos. Prender e um atentado a democracia. Democracia melhor tem na Dinamarca, onde nem prisões tem mais. La tem instituições democraticas. Aqui tirania? Lula cometeu crime politico pq em funçao de poder. Se confisque seus bens e direitos politicos. Prisão jamais. É agredir 30% d eleitorado brasileiro que o ve como corru+ptos como os outros, mas c qualidade.

    Responda
  23. Cloves Oliveira

    O problema dos mitos é que uma vez criado eles adquirem defesa própria e em muitos casos a sua destruição fica impossível. Se ha alguma coisa a lamentar nesse episódio é o fato de que essa pessoa desaproveitou uma oportunidade que possui uma probabilidade ínfima de acontecer. Com o seu índice de popularidade e as condições favoráveis na economia internacional a partir de 2004 poderia ter feito as reformas as quais o Brasil precisa desesperadamente para se transformar em país moderno e justo.

    Responda
  24. RAFAEL SEYDEL

    Concordo com o Hélio. Mas não foi só Lula que se desvirtuou com a liberdade de manobra que o poder permite. Esse é um mal que aflige grande parte dos nossos políticos "profissionais": a possibilidade de enriquecimento ilícito e rápido utilizando-se a coisa pública como vetor. Prisão em 2a instância!!!!!

    Responda