Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANDRE CARLOS PREVITI

    Lulismo, Peronismo , Franquismo , Getulhismo , são idolatrias de personagens populistas controversas , mas também , representam fanatismo exacerbado . Lula está condenado , teve os melhores advogados do país , nem os 8 de 11 ministros do Supremo , indicados pelo PT , tiveram condições de livra-lo da cadeia. O que está em jogo não são os acertos de lula , e sim , seus crimes. Esta é somente sua primeira condenação , outras virão . Lula teve sua chance , desperdiçou. O país segue em frente.

    Responda
  2. ROMERO GOMES SARAIVA

    Prezado Andre , "reconstruir o polo que representa os pobres ", tenha paciência , reconstruir o polo que usa os pobres, seria mais apropriado. O colunista escreve para todo o Brasil, e deveria levar em conta o discernimento que existe para avaliar o material parcial que alguns da mídia jogam para deturpar o meio de campo do interesses em jogo.

    Responda
  3. erivaldo lima

    Fica difícil ser imparcial neste comentário do Singer... O pai dele sabe muitooooooo bem quem foi, o que se tornou, e o que mudou no lulopettismo... ! Só digo uma coisa: a Verdade ninguém quer ouvir, tanto situação ou posição... e a democracia está muito lonnnnnge do Brasil... Haja vista o STF....

    Responda
  4. celso bittencourt

    'Trata-se, mais uma vez, de Impedir, no tapetão, que haja Verdadeira Alternância no Poder. '***O Lullopetismo esteve no Poder nos últimos 13 anos, inclusive o Vice em exercício é da Chapa Pettista vencedora em 2014. A Esquerda Macunaíma queria mesmo era se Eternizar, á la os Castro na Ilha Caribenha! Barbaridade!

    Responda
  5. CESAR SEBASTIAO MARTINS

    O Lula e os seus seguidores perdeu a oportunidade de se transformar em um lider historico ao se corromper pelo poder e pelo dinheiro,A Historia se encarregara de jogar tudo no lixo Ainda nao perceberam que ja nao existe mais o comunismo que caiu com o Muro de Berlim .Inves de procurarem um regime Social DEmocrata se afogaram na corrupcao e enganacao dos mais ignorantes

    Responda
  6. Tersio Gorrasi

    Lula só venceu aquelas 2 eleições porque tinha conseguido convencer os não militantes tradicionais de que uma inovação na política se fazia necessária, o que obviamente não está ocorrendo atualmente com todos esses escandalos (lembrar que foi condenado por apenas um dos vários crimes de que é acusado). Apenas a militância tradicional, que se reflete nesses 30% das pesquisas não seria suficiente para que fosse eleito este ano caso se candidatasse. Iria convencer os outros 70%?

    Responda
  7. Luiz Antonio Ribeiro Silva

    No parlamentarismo,esse grupo político já estaria procurando um emprego a algum tempo na iniciativa privada. Fora com este presidencialismo de repubiqueta de amantes latinos. Cenas patéticas na TV.Novela de baixa qualidade.Cobertura midiática,sem nenhuma reflexão. Um populista chorando,sem oportunidade na vida.Familiares participando de missa na porta da cidadela. Um roteiro de filme de baixíssimo nível. Sem noção.

    Responda
  8. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Para que a esquerda brasileira exista o lulismo deve morrer. Essa é a grande chance de união do campo progressista, preocupado com justiça social. O PSDB entraria com os cérebros e o resto (PT, PSOL, PC do B, REDE e PPS) com a honestidade e disposição de luta. Mas antes tem que fazer uma faxina.

    Responda
  9. RAFAEL SEYDEL

    Singer faz seu papel de defensor dessa ceita populista com pitadas de marxismo pela qual obteve cargo público federal por indicação politica. O lulo-petismo, versão em língua portuguesa do bolivarianismo, só sobrevive onde há pessoas ainda exploráveis com um discurso de "nós contra eles", como se não fossemos um único Brasil, e a difusão disso nos faz regredir para o 1917. Logo, com o tempo e a educação do povo a tendência é que partidos com tendências comunizantes acabem.

    Responda
  10. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Lula, aliás, já tinha dito em 2015 que o PT precisava de uma revolução: perdera a utopia e só pensava em cargos e ganhar eleição..”

    Responda
  11. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “O lulismo não morre com a condenação do ex-torneiro mecânico. Mas terá que se reinventar para sobreviver sem a liberdade daquele em torno do qual o movimento cresceu”. Perfeito professor. Conheço muito bem esta saga por ciência própria. É inacreditável como muitos intelectuais ainda não perceberam que os ideais que nortearam o PT, cuja origem se deu entorno do idealismo do professor Marco Aurélio Garcia, se transformou numa simples seita, o lulismo. Esquerda de fancaria cultura do caudilhismo

    Responda
    1. Denis Tavares

      É verdade. O próprio partido reforçou essa "seita" em torno do Lula, como se ele fosse um "iluminado". Para mim, essa falta de racionalidade e realidade foi um tiro no pé. Os políticos do PT simplesmente consolidaram a ideia de que não possuem luz própria e que, sem lula, vão todos se apagar. O articulista vai na mesma direção... parece uma epidemia mental entre simpatizantes do PT e das esquerdas.

  12. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    O PT na sua historia: Foram expulsos em 2004, por não terem votado a favor da Reforma da Previdência: Heloisa Helena, Luciana Genro, Chico Alencar e Babá, que fundaram o PSOL. Abandona o PT militantes ligados a Igreja Católica: Frei Betto e Chico Whitaker. Ambientalistas liderados por Marina Silva. Lideres idealistas do PT que renunciaram do Partido: Francisco de Oliveira, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Logo depois Plínio de Arruda Sampaio, Milton Temer, Fernando Gabeira, D.Aarão Reis.

    Responda
  13. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    O PT na sua historia: Foram expulsos em 2004, por não terem votado a favor da Reforma da Previdência: Heloisa Helena, Luciana Genro, Chico Alencar e Babá, que fundaram o PSOL. Abandona o PT militantes ligados a Igreja Católica: Frei Betto e Chico Whitaker. Ambientalistas liderados por Marina Silva. Lideres idealistas do PT que renunciaram do Partido: Francisco de Oliveira, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Logo depois Plínio de Arruda Sampaio, Milton Temer, Fernando Gabeira, D.Aarão Reis.

    Responda
  14. Carlos Vicente felipetto de oliveira

    "Trata-se, mais uma vez, de impedir, no tapetão, que haja verdadeira alternância no poder." Alternância no poder? A aliança PT/PMDB já passou de décadas no poder! Quem sabe o nobre intelectual de esquerda poderia começar a repensar seus paradigmas e auxiliar um pouco esse Brasil que se engatinha prà entrar no século XXI com quase vinte anos de atraso.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      No século XXI? Difícil. Veja. Poder ou “pudê”? Ler: “Coronelismo, enxada e voto”. Victor Nunes Leal. Onde combinou diversas abordagens, sem atribuir a apenas um variável caráter explicativo exclusivo e excludente. Foi para essa cultura que o poder migrou!!! “E La Nave Va”.

  15. Luiz Carvalho

    Alem do.maia foi porta voz por um.bom.tempo. então sabe das coisas.

    Responda
  16. Luiz Carvalho

    Engraçado, não falou do mensalão e seus envolvidos e presos. Não falou dos companheiros presos e com penas elevadas no petrolão.....por que???

    Responda
  17. Sergio Nunes Melo

    De que alternância de poder o senhor fala? A do poste que foi substituído por outro?

    Responda
  18. Denis Tavares

    Olha, pessoas na rua podem falar essas bobagens, mas de um especialista, colunista da Folha, se espera muito mais conteúdo: Primeiro, fica nessa estratégia boba de dizer que tudo é Moro. Ora, o TRF4 autorizou Moro a decretar e prisão. Lula foi julgado e condenado. E o colunista simplesmente "omite" de suas apreciações que Lula cometeu crime.

    Responda
    1. Elias Alves

      Denis: "especialista e colunista da Folha": Você já disse tudo: a Folha tinha que mudar o nome para Folha do PT! Porque de São Paulo não é!

    2. MARCIO Gionco

      É isso mesmo, se gastassem metade da energia para discutir o crime e as provas, teriam contribuído muito mais. Esse negócio de ficar discutindo direito de recorrer em liberdade só tira o foco.

    3. Denis Tavares

      E Singer continua:"Trata-se, mais uma vez, de impedir, no tapetão, que haja verdadeira alternância no poder". O PT ficou 13 anos no poder. Como o Singer fala em impedimento à alternância de poder? E, novamente, minimiza os crimes cometidos por Lula (e, por extensão, pelo PT). Se queremos um dia nos tornarmos democráticos, temos que punir os ricos e poderosos como lula quando cometem crimes. Em outros países, isso não vira novela: Sarkozy (França); Park Geun-hye (Coreia do Sul) foram presos

  19. Peter Janos Wechsler

    Pura tergiversação. Em nenhum momento entra na questão se Lula cometeu ou não os delitos pelos quais foi condenado.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Disso ele não fala nunca. Ignora, como bom stalinista.

  20. Peter Janos Wechsler

    Pura tergiversação. Em nenhum momento entra na questão se Lula cometeu ou não os delitos pelos quais foi condenado.

    Responda
  21. Fernando Machado

    “Trata-se, mais uma vez, de impedir, no tapetão, que haja verdadeira alternância no poder. ” Erenildo não entendeu essa afirmação, pois o governo atual não é ocupado pelo vice-presidente da chapa que se re-elegeu em 2014, presidente Dilma, do Partido do Trabalhadores, na sequência de dois mandatos de Luiz Inácio, do Partido do Trabalhadores?A que tipo de alternância de poder o articulista se refere?

    Responda
  22. Fernando Machado

    “Trata-se, mais uma vez, de impedir, no tapetão, que haja verdadeira alternância no poder. ” Erenildo não entendeu essa afirmação, pois o governo atual não é ocupado pelo vice-presidente da chapa que se re-elegeu em 2014, presidente Dilma, do Partido do Trabalhadores, na sequência de dois mandatos de Luiz Inácio, do Partido do Trabalhadores?A que tipo de alternância de poder o articulista se refere?

    Responda