Antonio Prata > Nunca antes na história deste país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Belo e triste texto. sempre votei no Lula. Hj nao mais...
A mim jamais me enganou. Melhor presidente? Não gosto dele, mas foi F H C que continuou a derrubar a inflação. Lula torrou dinheiro público em copa do mundo, olimpÃadas e estádios de futebol passaram a ser mais importantes do que hospitais. Dilma colheu o que lula plantou: desarranjo econômico. No mais, atuou em benefÃcio próprio(e do partido) em detrimento do interesse comum. Deu empregos, à nossa Custa, para venezuela, cuba, nicarágua, eua e aqui? Muito marketing. Parece-me!
Sem desmerecer o articulista, Lula nem de longe fez o melhor governo deste pais. A estória da Herança Maldita é mistificação desonesta. Durante seu governo as commodities minerais e agrÃcolas recuperaram valor como não se viu por décadas, o que resolveu o estrangulamento de reservas. Com sua popularidade poderia fazer as reformas, mas preferiu o projeto de poder. O aparelhamento da máquina pública e a corrupção levarão décadas para ser mensuradas e desmontadas. Foi um mistificador.
Jamais nesse paÃs um homem simples poderá se comunar com as elites como as construtoras e os bancos. Se o PMDB está no poder é gracãs ao Lula e a sua fome de poder, a lava jato ainda vai chegar no BNDES e nos Bancos, esta é a minha esperança ! Este sistema é falho, PSDB,PMDB,PP,DEM, são um cartel anti Brasil. Parte do Judiciario e grande parte dos advogados criminais, estão nesta máfia, mas o povo vai continuar lutando contra tudo isto, justiça social é o que queremos ! Adeus Lula !
Finalmente, encontrei um texto arguto e não-passional representativo da minha leitura conjuntural. Parabéns, Antonio Prata!
Prata, concordo com você quando diz que o governo Lula foi o melhor que já tivemos. Quem discorda é por estar cego pelo ódio ideológico, ódio contra os pobres, ódio contra a pequena e rápida ascenção social que uma parcela de desprivilegiados teve durante os anos Lula e Dilma. Aposto que esses mesmos cães raivosos que hoje vociferem contra ele e comemoram sua prisão surfaram naquele momento de bonança e, talvez, estejam colhendo os frutos até hoje.
De fato, demoraremos. Alguns brasileiros, universitários, ainda estão na fase do comunismo teórico, muito antes da tragédia venezuelana, queda do muro de Berlim. Outros gritando Mito, acreditanto em heróis trumpianos. Será que é tão imposssÃvel enxergar a realidade? Contudo, felizmente, estamos melhores que nossos lÃderes mortos. Para julgar os caminhos temos a Justiça, o MP, a PF, a economia e uma gente honesta votando. Alguns nomes honestos surgem: Alvaro, Joaquim, Marina... quem não entende?
BelÃssimo texto, rapaz, se de esquerda ou direita não faz diferença, pois é lúcido...Porque não temos mais textos como esse, lúcido, que tenta mostrar a verdade dos fatos? O ódio generalizado ao PT não procede, não tem razão de ser, mas a visão dos bois do MST indo ao abatedouro nas manifestações, apoiando indivÃduos que cometeram crimes, causa uma grande sensação de repulsa pelo partido.
Os astronômicos Ãndices de popularidade nos governos de Lula refletiram os avanços socioeconômicos e polÃticos daquela era. Os bons ventos tornaram possÃveis muitos concursos públicos no âmbito do Serviço Público Federal, e durante a era Lula a PolÃcia Federal ampliou sobremaneira seu quadro de pessoal, além de ter recebido grande aval do então Presidente no que concerne à investigação de crimes do colarinho branco. Um dos maiores erros de Lula e do PT foi a escolha equivocada para a sucessão.
Só para te contar minha experiência pessoal, concursos públicos que encheram as Federais, por exemplos, de professores sem aulas, agora procurando "passar um pano" no chão para justificar estarem ali...e por aà vai...péssimas decisões administrativas pelas quais pagamos o preço agora...
No sábado seria mais fácil escrever a coluna. Se você tomar o caminho do meio, que é o da verdade, fica mais fácil entender. Lula foi de longe o melhor presidente que o Brasil já teve? Qual o seu critério de avaliação? As pesquisas de opinião da Folha? A sua vasta experiência? Lula governou para a mesma meia dúzia e distribuiu algum dinheiro para os pobres, mas FHC também distribuiu para os pobres. Qual foi melhor?
Sem a estabilização da moeda promovida no governo FHC, Lula não poderia ter distribuÃdo dinheiro nenhum, nem para a meia dúzia e nem para o povo, talvez só para a meia dúzia porque a inflação é um imposto que só o pobre paga. Lula deu acesso ao ensino “superior” de baixa qualidade, e não à universidade, mas a tecnologia digital também dá este acesso. Lula deu um aumento real no endividamento público, o salário mÃnimo, pelo menos em São Paulo nunca foi praticado. Era sonho e não verdade.
Lula foi o melhor. FHC foi péssimo! Só deu o bolsa alguma coisa, mas não teve um olhar mais generalizado para as necessidades do povo. O Lula, ao contrário, por mais que não tenha feito um governo perfeito, deu acesso à universidade, ao crédito imobiliário, deu aumento real ao salário mÃnimo, implementou polÃticas públicas que melhoraram as vidas das pessoas em geral. Assim, o brasileiro pôde sonhar durante aqueles anos, algo que deixou de poder fazer. Agora, só sentimos temos pelo futuro.
Caro, é texto bom com um argumento fraco. Procure quem estuda economia ao invés do facebook. O Lula do primeiro mandato (mensalão) e do segundo (petrolão) foi nosso melhor presidente? Copiou agenda econômica do FHC e surfou o boom das commodities, real estável e crescimento internacional. Para se reeleger transformou bolsa escola em bolsa famÃlia, mais patriarcal. Não emancipou pessoas, comprometeu a agenda de competitividade e regulação dos mercados em prol de "campeões nacionais" cleptocratas.
Lula fez um governo assistencialista e aliado ao capitalismo de compadrio. Nenhuma reforma modernizante do Estado foi feita. Foi um governo retrógrado e conservador. Surfou no crescimento mundial da economia, manteve o dólar baixo para agradar a classe média a comprar bugigangas chinesas e viajar para a Disney. E junto com seus amigos sindicalistas saqueou o Estado com uma avidez inédita. Desmoralizou a Lei e quase quebrou o Brasil. Culminou elegendo a Dilma uma mente desarranjada. Quer mais?
Texto muito lúcido, Nelson. É com tristeza que percebemos quanta gente já se esqueceu de todos esses detalhes, muito reais, que vc mencionou em sua análise. Quem viveu este perÃodo se lembra muito bem que foi exatamente isso que ocorreu...Bugigangas chinesas que ninguém pagou e já viraram pó há muito tempo... Só quem tinha dinheiro antes ficou mais rico e está bem até hj... aqueles que subiram com a bolha, se arrebentaram na derrocada do governo Dilma
Só uma o fanatismo ideológico pode afirmar que vai levar tempos para saber o que está acontecendo. Há anos todos sabem sim o que está acontecendo não importam os sofismas dos patrulheiros petistas. Os fanáticos nunca acreditarão, e pedirão sempre para ver as chagas do morto, como fizeram com Tomé. Os que mamaram nas teta estarão agora em companhia do lider contando seus metais. E os órfãos e ressentidos do desastre petista, como Prata, querem agora alimentar um mito, para mamarem no fanatismo.
'Ontem, Lula se colocou como um novo “Pai dos pobres”, a eterna “VÃtima das elites”, mas, se os ganhos sociais são inegáveis, quem mais Lucrou na sua era foram o Sistema Financeiro e as Empreiteiras, enquanto Estatais, Bancos Públicos e Fundos de Pensão eram devorados. E elle atiçou a militância contra Moro e a MÃdia, jogando álcool na fogueira e isolando ainda mais o P T e as esquerdas. A baixa adesão à manifestação pró-Lula num dia histórico, e no berço do P T, já diz tudo' *** É isso aÃ!
O ex-presidente comandou tudo. Ele sabia de cada coisa que aconteceu.Não precisa enfiar a cabeça no facebook para entender isso.
Ser popular e fazer caridades com nossos impostos não autoriza ninguém a cometer atos ilÃcitos para esse propósito. A inflação foi contida artificialmente à s custas do congelamento de tarifas como combustÃvel e energia o que acabou quebrando as estatais, juntamente com as propinas para ganhar contratos milionários, expandir a Petrobras comprando sucatas superfaturadas e usar $$ do B N D E S para 'ajudar' paÃses populistas. Isso é ser o melhor presidente? Faça uma reflexão, caro colunista
Aos pe-thebas de plantão : " Deitai fora toda esperança, ó vós que entrais ! "
Excelente texto. Equilibra emoção e razão ao tentar entender as contradições. A lucidez não se submete à decepção e a indignação. Bravo, Prata, melhor cronista de sua geração.
Para mim, a melhor definição do que ocorreu e está ocorrendo. Brilhante
O fanatismo nos impede de pensar. Evidentemente, que o governo que está aà é péssimo para o Brasil, mas não podemos esquecer que foi eleito por quem votou em Dilma.Vamos levar muito tempo para colocar a casa no caminho da dignidade e competência, mas chegaremos lá. Espero que quando a poeira assentar, todos nós, independentemente de ideologia, partido polÃtico e classe social, recuperemos a nossa capacidade de se indignar e exigir que lugar de corrupto, ladrão... é na cadeia, seja ele quem for.
O perÃodo Lula - Dilma foi diferente no sentido de que o governo federal tinha grande popularidade. Acho difÃcil outro perÃodo igual e tão longo. Mas não foi um grande governo em termos de realizações. O crescimento do Brasil ficou abaixo da média dos emergentes, e muito dele foi gerado à base do aumento geral do endividamento. E isso não dura para sempre.
Lula foi preso, pelo conjunto da obra. O apartamento foi um grão de areia no mar. Vejam os demais processo que estão em andamento contra o ex-presidente. Veja os demais, polÃticos ou não que se locupletaram, ao seu redor. Fui eleitor de Lula desde as primeira campanhas e até a primeira ganha que o levou a cadeira de presidente. Quando assisti a participação dele naquele Fórum de São Paulo, percebi o caminho que ele iria levar o nosso Brasil. Realizou muito, mas era com outras intenções.
Excelente análise. Completo. Sempre roubaram. Mas, nunca ninguem foi com tanta sede ao pote, como o PT. Fez alguma coisa, fez. Mas, fez o pior. Apagou a esperança até dos que não votaram nele e viram um "fio de esperança".
O problema é que não foi condenado pelo "conjunto da obra". A condenação veio pela propriedade do triplex, que nem contrato no nome dele tem. Por essas e outras, tudo fica muito complicado, muito tendencioso, o quê não deveria ser.
O Lula vai voltar, não que eu queira. Historicamente os lÃderes populares desse paÃs voltam. Jânio Quadros, Leonel Brizola, Maluf, Getúlio Vargas, Miguel Arraes, até o Collor, voltaram, seja de seguidas derrotas ou do exÃlio. Voltam porque eram populares, voltam porque no seu caso Sr leitor, não estão nem aà para o fórum de São Paulo e sim porque esses polÃticos populares citados ficaram no imaginário da população. E o Sr Lula voltará porque fez um governo para a sociedade brasileira. Veja rs!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > Nunca antes na história deste país Voltar
Comente este texto