Luiz Felipe Pondé > Pedagogia positiva Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em tempo: os "especialistas" a quem me referi, são uma horda de profissionais de outras áreas, os quais desconhecem Educação - principalmente pública -, não possuem vivência na área. Ainda assim, apresentam "soluções mágicas", sem nenhum rigor ou fundamento. Tudo em teoria é lindo. Todavia, a prática cotidiana permite a alguns poucos verificarem o contrário.
Perfeito! Outra vez, acertou em cheio! Como professor, há mais de trinta e três anos, estou convencido que a razão para esse fenômeno, reside em duas raÃzes: o descaso permanente do poder público com a Educação e as presença e participação cada vez maiores no tema de gente "especializada" no assunto, os quais não conhecem rigorosamente nada. A péssima formação - ou nenhuma - dos professores, corrobora para a (de)formação de néscios, os quais formarão - eterna e infinitamente - novos idiotas.
Einstein dizia que educação é aquilo que sobra depois que esquecemos o que aprendemos na escola. A frase revela uma verdade que muito pedagogo insiste em ignorar: educação é um processo de longo prazo que não pode estar atrelado às exigências do imediatismo e dos modismos. Talvez seja por isso que a profissão de Professor seja pouco valorizada porque os resultados demoram para frutificar. Não se educa crianças, mas personalidades e aquilo que os alunos estudam não é a único que eles aprendem.
Dizem os especialistas em processos de aprendizagem, seja de uma criança ou de um adulto tentando melhorar sua performance, q a frustração e a consciência, (no caso do adulto) somado a vontade de ter um melhor resultado, é um dos fatores que fazem as pessoas avançarem. Como já dizia um antigo e cruel ditado popular, "a primeira coisa que q se precisa fazer para deixar de ser um idihota (em qqer área do conhecimento), é reconhecer que se é um idihota".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Pedagogia positiva Voltar
Comente este texto