Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Ricardo Braga

    #Todos.em.cana? ou #Todos.sem.cana?

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      E aí? Lula será o primeiro de muitos ou vai parar por aí? As Instituições mostraram que funcionam e não falta "assunto". Muitos falam de Aécio, Temer (depois da Presidência), Sarney. Da mesma forma que com Maluf, acho que seria apenas show de horror e pior: irrelevante, como bem classifica o Celso.

    2. José Ricardo Braga

      Acho que o foco tem que ser é em quem está "na ativa": Temer o Barroso já está de olho. Mas, e nossos candidatos e seu staff. Com quem lidaremos a partir de 2019? Escrutinar o staff é super importante. A Justiça está de olho nisso.

    3. José Ricardo Braga

      O Alckmin está sem foro. A gloriosa 1a. Instância de SP não pretende aproveitar essa 'oportunidade histórica'? Porquê não interpelá-lo como cidadão comum?

    4. José Ricardo Braga

      É San.to mesmo? Ode.brecht, etc. Tanta coisa ele poderia explicar. Conheceríamos mais o candidato. Mas, e também: quem está em volta dele? São todos 100%? Aleluia?

    5. José Ricardo Braga

      Meirelles também está sem foro. O homem das finanças do governo Lula. Vivemos uma semana crucial do assunto, aliás: o Palocci vai sair sem falar nada do setor financeiro? Não teve nada? Dinheiro voando e os bancos "não sabem de nada"... Ah, tá! E o Meirelles?

    6. José Ricardo Braga

      Bolsonaro tem o mesmo problema que Lula: Eles terceirizam demais pois gastam tempo sendo símbolo. Tudo para repetir o drama do Collor... Então, tem que investigar quem está bancando essa 'opção Bolsonaro'. Eles só aparecem depois do estrago feito, melhor prevenir. Uma pista: fábrica de bonecos infláveis gigantes. (rs.)

    7. José Ricardo Braga

      Seria uma pena Lula ser "boi de piranha" enquanto a boiada "das antigas" passa. Mas eu acho que a gente corre um risco maior: viver de passado enquanto o presente nos passa rasteiras. ;)

    8. José Ricardo Braga

      P. S.:

    9. José Ricardo Braga

      Brinquei com a hashtag do Marcos Guedes, mas é que quando li, a palavra 'sem' ressaltou, pela força que tem. Até tentei 'corrigir' quando fiz o título, mas ao tentar pronunciar ficou pior, parecendo bêbado... rs. Agradeço ao Marcos Guedes a inspiração. E aí? Lula é "boi de piranha" (e a boiada já passou...) ou é o primeiro de muitos? Tem um monte aí solto. Vai ficar assim?

  2. Marcos Guedes

    A LAVA JATO da 1ª instância processou 279 réus e condenou 116. O articulista militante "precifica" a operação entre esquerda e direita e alega que a 1ª perdeu mais porque Lula foi preso. Não se derruba o foro privilegiado e parte do STF quer rever cumprimento da pena em 2ª instância. Perda maior foi a do povo, que entre roubalheira e descalabro econômico passou por 03 anos de recessão com perda de milhões de empregos no setor privado, aparelhamento e dilapidação do setor público. #Todosemcana.

    Responda
  3. Claudio Roberto Cusin

    Bons pontos Celso. Mas eu desafio você a colocar na sua coluna o reconhecimento de que a Lava Jato também atuou contra os políticos do centro e da direita quando as respectivas prisões acontecerem. Ou será que a partir de 9-Abr-2018 nenhuma nova prisão eliminará da sua cabeça a pecha de que a Lava Jato foi urdida pelas elites burguesas...

    Responda
  4. Wilson de Oliveira

    Todos nós podemos pressionar contra a impunidade. Apoiar o STF a terminar a votação do fim do foro privilegiado, interrompida em novembro apesar da quase unanimidade favorável (devido a um pedido de vistas, imaginem só) já facilitaria o alcance da Justiça a muitos réus. Outro ponto fundamental é o apoio a manutenção da prisão em 2a. instância para que esses mesmos réus cheguem um dia a cumprir pena por seus ilícitos. Basta romper com as oligarquias da aliança vencedora da eleição de 2010, mas ..

    Responda
  5. paul constantinides

    duas perguntas - a prisão do Oderbrecht não é, foi, significativa? houve ou não houve um processo de corrupção na Petrobras?

    Responda
  6. Andre Elias Morelli Ribeiro

    Tinha um jeito da esquerda sair ilesa da Lava-Jato: não cometer crimes aos bilhões e bilhões. Mas cometeu! Tem quem realmente acha que o triplex não era do Lula? Que a bondade da OAS era desinteressada? É natural que a esquerda sentisse o golpe mais forte, pois era ela que estava no poder. E Eduardo Cunha foi preso mais rápido que o Lula, bem mais rápido. Aécio vai para a jaula assim que perder o foro. O sonho esquerdista era, estando no poder, visse seus adversários presos.

    Responda
    1. Andre Elias Morelli Ribeiro

      Sufocada pela dureza crua dos fatos, os esquerdistas agora só apelam a dois expedientes, ambos presentes na única resposta de esquerda ao meu comentário. Um é difamar, xingar quem discorda deles; o outro é insinuar bur_-rice do discordante. Acredito que sejam mecanismos bem baixos, que mostra uma psicologia mesquinha, que é rebaixar o outro para se colocar no mesmo nível (assumem ser baixo nível) ou se sentir acima (uma afetação que crê a realidade fora ou abaixo deles). Lamentável.

    2. JOB LORENA DE SANT ANNA FILHO

      O colunista não deve saber que o Cunha se encontra preso. Por isso eu compreendo as dificuldades que ele demonstra na compreensão dos fatos. O Cunha foi afastado da Presidência da Câmara com uma postura questionada por diversas pessoas que entendem de Direito. Dizer que ele será preso quando for irrelevante é muita poesia. A Dilma só sofreu o impeachment devido à situação em que deixou a Economia. O Temer, escolhido pelo PT para compor a chapa, foi menos pior que ela. Apenas isso.

    3. Paulo Medeiros

      As opiniões dos manifestoches são engraçadas por se repetirem à exaustão. Tudo muito igual e insosso. A dificuldade em interpretar uma análise é muito grande. No final acho que o colunista está mesmo com a razão, a operação "estancar a sangria" segue em ritmo acelerado. Mas se o Lula está preso, então tudo bem.

    4. LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

      Caro André, só acrescententando ao comentário, o colunista, que dividiu bancada recentemente na GloboNews, ficou na mesma toada, indicando claramente qual a sua preferência, tentando distorcer o que realmente ocorreu: desvio de 8 (oito) trilhões de reais, segundo fontes internas da PF do Brasil, com um chefe da orcrim, até então "intocável".. O processo eleitoral está em curso, que vença o mais votado..

  7. ANGELO MENEZES

    Celso, vc tem no nome rocha de barros, o que mostra que seus comentários são fracos como está em seu nome e eles se quebram muito fácil como o seu nome. Vc fala muita bobagem e inclusive quis dar uma de muito inteligente quando participando no programa da Globo News. Vc deveria fazer uma análise mais profunda do que vc fala e cair em si ou cair fora.

    Responda
  8. Fernando Becker

    Se o PT largasse o Lula, que já está preso, voltasse as suas propostas de origem de ser radicalmente contra a corrupção e nos ajudasse nesta luta poderíamos mudar o pais definitivamente. PT, hora de se redimir e apoiar a prisão do Temer e Aécio.

    Responda
  9. Flávio Rezende de Carvalho

    Perspectiva de aluno secundarista, é de espantar que o colunista seja doutor de Oxford. Usa viseiras ideológicas e fica procurando encaixar a realidade no seu estreito campo de visão. Não encaixa, doutor, não cabe, é maior que esse cálculo contábil a que o senhor se agarra. Uma contabilidade que só interessa aos fanáticos e aos fanáticos enrustidos, como o colunista: prenderam mais e melhor os do nosso lado... pfff... Talvez, quem sabe, eles tenham merecido.

    Responda
  10. ANTONIO FERNANDO S MACHADO

    F O I C E de São Paulo Somos um ESTADO DEMOCRÁTICO de DIREITA e o C O M U N I S M O que está personalizado na sigla do PT tem que ser combatido com extrema prioridade e URGÊNCIA em respeito à nossa Constituição. Por essa razão, esse partido não deveria sequer existir. É óbvio que somos de direita, mas somos também a favor da punição de qualquer corrupto, seja de qual partido for. Esperem para ver, pois a fila já está andando: TEMER, RENAN CALHEIROS, AÉCIO NEVES e tantos outros.

    Responda
  11. ivan cavalcanti

    belo artigo! Questão: Se você acha que não faz diferença, responda: por que não esperamos Dilma terminar seu mandato para processá-la pelas pedaladas? Por que o processo contra Lula precisa correr para não deixarmos Lula vencer essa eleição, por que não processá-lo daqui a quatro ou oito anos? Resposta: O mercado é soberano e a insatisfação popular decorrente da crise é legitimadora de movimentos pouco democráticos

    Responda
  12. José Cardoso

    Se o STF não reverter a prisão em segunda instância os processos vão continuar, inclusive pegando os parlamentares que não se reelegerem no fim do ano. Quanto a só atingir o PT, é preciso lembrar que a natural candidatura do Aécio foi pulverizada e o Alkmin dificilmente vai emplacar. Da briga entre os sociais democratas, quem saiu ganhando foi o Bolsonaro, que deve ganhar votos inclusive das viúvas inconsoláveis do sapo barbudo.

    Responda
  13. Cassio Nogueira

    Dois ex presidentes da Câmara na grade. São eles representantes da esquerda? Um ex presidente de partido na grade. É da esquerda? Donos das maiores empreiteiras de obras públicas na grade. Ahh, também são de esquerda.

    Responda
  14. Marcelo Imenez

    Mais um texto desinformante com sentido retorico-politico. Quem nao sabe que a esquerda conseguiu a hegemonia no Brasil e ela e o Brasil que ouvimos e o que ela "ve", quanto a direita , uma corrente que nao esta representada nao pode existir. Ate a narrativa que impera nos partidos em geral e de que em 64 o lado poltiico da esquerda era pro democracia, quando eram comunistas.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Perfeito. A direita foi anulada no Brasil pela narrativa mentirosa dos petrahlhas e só agora começa a ressurgir com algumas candidaturas que se apresentam. O que chamam de direita, o fazem mentirosamente; PSDB é socialista moderado, MDB e Democratas não tem ideologia nenhuma, é só um ban.doh de la.dr.ões que encontraram na política um caminho fácil para seu ofício. A direita renasce agora, e com apoio do PT, saudações!

  15. Jose Carlos de Oliveira Ferrei

    Qual a grande jogada para a direita se livrar da prisão em segunda instância? O supremo responde na próxima quarta-feira. Até lá verifiquemos os passos da grande mídia e constataremos de que lado ela está.

    Responda
  16. Alberto Melis Bianconi

    O PT não teve forças para enfrentar a corporação jurídica, sempre no comando (salvo nos governos militar), mas nunca de forma tão evidente. O antipetismo, geralmente envergonhado, se uniu à corporação dominante. O colunista enxerga pelos óculos dessa corporação: qualquer manobra jurídica se justifica no ilusório combate a corrupção. Ele se entrega de bandeja: ele quer que agora se produza “perda de poder pela direita e perda de poder pelo mercado.” Fosse uma questão de direito, soaria absurdo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não sou de usar o twitter, mas deixo uma sugestão para quem for mais agil: #renunciaCarmenLucia.

  17. Hildebrando Teixeira

    O jornalista chama quem apoia o Bolsonaro de covarde, mas lhe garanto, covarde é ele e os seguidores, que adoram acreditar na farsa lulista. Ser petista e se fingir generoso é muito fácil e qualquer pasicopatah consegue, nem importa se o petismo compromete o futuro dos brasileiros, principalmente dos brasileiros pobres. Se assumir publicamente contra esse circo, sim, é coisa para quem tem brio, para quem tem caráter. Quanto a ser um petista chorão, qualquer um consegue, até o colunista.

    Responda
  18. Jaqueline Orda

    A Lava Jato é uma farsa. Ela tem lado!

    Responda
  19. Cristina Carvalho Barboza

    Não se pode dizer que os juízes do Supremo que negaram o habeas corpus a Lula são de direita, são pessoas independentes. Ninguém tem poder para parar a Lava Jato. A favor de Lula tem Stedile, Boulos, fechamento de estradas, invasão de terras, greves gerais. Até parece que Lula não tem os movimentos anti-sociais a seu favor! Se o Supremo pensar em pautar a mudança de entendimento contra a prisão em segunda instância teremos manifestações. A pena para pedalada fiscal é o impeachment.

    Responda
  20. Antônio Carlos de Paula

    Ótima análise Celso! A famosa frase da sangria foi concretizada! A vez do Serra, Alckmin e Temer chegará assim como a do Eduardo Azeredo, condenado em segunda instância há quase um ano,e ainda não está preso.

    Responda
  21. Nestor Bercovich

    Celso, vc outorga ao Judiciário um grau de autonomia que não tem, quando cogita a possibilidade de o LJato atingir a direita. O LJato não é conspiração, mas o Judiciário é um aparelho do Estado, e nesse sentido tem uma lógica implacável: castigar aqueles que desafiam o capitalismo. Claro que tem alguma autonomia e não está as ordens de ninguém (o Estado é uma abstração real). O medebe pode ser atacado porque é mafia e não é, contrariamente aos tucanos, representante orgánico do poder económico.

    Responda
  22. denise messer

    Perfeita sua análise Celso, expôs o que muitos insistem em não ver! Resta saber se o grande troféu da Lava jato é o Lula e o PT ou a direita que continua no poder, com seus velhos e novos esquemas, apoiados pelo mercado, MBL e outros que se travestem de defensores da pátria. Há expectativa para os próximos capítulos. Muitos que se apresentam como candidatos a presidência deveriam estar inelegíveis.

    Responda
  23. jose PUCCI

    Após o sucesso do Torquemada em prender L.u.la. o Brasil agora se transformou no Paraíso dos Inocentes e de primeiro Mundo: não mais passeatas de camisas verde-amarelo, não mais buzinaços e as panelas voltarão para os fogões ou para o rabo daquelas que as tiraram do seu verdadeiro lugar...

    Responda
  24. Leandro Eustáquio da Silva

    A esquerda perdeu o pudor em pedir impunidade. Tá um desespero só!!!

    Responda
  25. marcos reimann

    A lava-Jato não toca no sigilo bancário e fiscal de ninguém, em obediência ao setor financeiro e midiático. Nenhum banqueiro está preso. Só prenderam uns ratos como o Youssef. Ninguém apadrinhado da mídia. Que espécie de justiça é essa?

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Parece que a não aceitação da delação de Palocci é que conteria informações que depõem contra bancos e a vênus enlameada!

  26. Edison Gonçalves

    É óbvio que a Lava Jato é um conjunto de ações que, "dentro da lei", veio para ceifar a esquerda. É, portanto, um movimento de direita. Como justiça não é política então tiveram que pegar alguns lambaris da direita. Mas não mexeram do tubarões. Lula tem rezão qd diz para o Moro se candidatar. Podem dizer que pegaram gente de todas as vertentes políticas. Mas a gana para pegar Lula foi evidente. Isso não pode prevalecer.

    Responda