Opinião > Encruzilhada síria Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nestor Bercovich

    Assad usou armas químicas numa hora que ele está quase ganhando a guerra e que os americanos estão de saída?? Isso aí é claramente parece mais uma provocação de algum dos grupos anti Assad.

    Responda
  2. Alan Moacir Ferraz

    Concordo com o Sr.José Cláudio. Dos males o menor. E o Assad no momento parece ser o menos pior (!). A guerra já está no fim. A ameaça dos USA, se concretizada, só vai produzir mais sangue do que o que acha que vai diminuir. É jogar mais gasolina no incêndio. O ocidente equivocou-se nesta guerra desde o início. Corria-se o risco de instalar-se na Síria um governo teocrático.

    Responda
  3. Gildasio Fernandes Dantas

    Porque que o Assad é que tem o outro lado ganhar. Pelo que sabemos os sunitas é que são rebeldes e eles são muito mais radicais de os que apoiam Assad. É para fazer igual na Líbia, que o ocidente apoiou os rebeldes e ficou muito pior que com Kadafi.

    Responda
  4. José Cardoso

    Não tem mocinho nessa história. Dos males, talvez o menor seja deixar o Assad e os russos "pacificarem" o país. Melhor um governo injusto que uma guerra civil permanente. Além do mais esse é o padrão da região.

    Responda
  5. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Trump deveria dar carta branca e apoio para Israel anexar um terço do território Sírio, no sul. Deveria apoiar os Curdos no norte contra a Turquia. Mas Trump tem rabo preso com Putin e seu governo é uma lástima em política externa.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Parte da hesitação dos EUA que uma hora anuncia a saída da Síria e depois resolve atacar o regime de Assad com missiles, se deve ao fato de que o governo americano ainda não se adaptou á nova configuração geopolítica, onde o país sozinho pode muito pouco no Oriente Médio. Ataques anteriores deram em nada. A solução da Síria passa por um acordo entre os principais poderes antagônicos, que são Rússia e Irã. O sonho de expandir a democracia ocidental para a região virou meta narrativa improvável.

    Responda
  7. JOSE CARLOS BEZERRA

    Essa análise da situação dramática da Síria tem um eixo: o regime do satânico de Assad e os seus aliados cometem crimes de guerra. Que tem como vítimas crianças e mulheres, inclusive utilizando armas químicas. A Síria e a Rússia acusam Israel de cometer o último ato bárbaro. E a Rússia ameaça. Caso os seus soldados forem atingidos, vai reagir. O Estado judeu mede as consequências disso? E se Putin resolvesse "varrer" Israel? Os Estados Unidos sacrificariam os seus cidadãos por Israel?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.