-
Antonino Mondek
Sempre enriquecedoras as referências trazidas pelo Sr. Hélio. Concordo que tais escolas trazem oportunidades de contatos com pares também formados para uma vida mais plena e saudável e que, muitas vezes, acrescentam a criatividade e o protagonismo tão valorizados no atual momento histórico. Obrigado.
-
José Cardoso
Pagar tanto por uma escola realmente não me parece razoável. Especialmente se a criança não corresponder. Será um dinheiro desperdiçado e ela pode sentir o peso da frustração dos pais a respeito de seu desempenho.
-
Herculano JR 70
Damaris Aceito: o meio é importante. Mas pq se encontrar em escolas privadas e ñ publicas já q o currículo inútil é o mesmo? Foi o q a classe media fez se evadindo da escola publica p pagar os tubos: explodiu-a. A escola publica como meio era a melhor pq misturava varias classes e o filho ñ pensava q so tinha ricos no mundo. Pior, q após fazer cursos médios particulares a maioria acaba em universidade privada e as publicas, por ter publico seleto, são as melhores. Q qualidade pagou?
-
José Maurício Risseto Alves Bueno
Penso que boa escola não é demonstração de status dos pais. Primeiro: a excelência deveria estar na escola pública. Em não estando, como pai, por quê irei deixar passar a oportunidade de oferecer uma base sólida aos meus filhos? Segundo: é natural e desejável que o filho, ao menos, mantenha o patrimônio do pai, mas principalmente, cresça ainda mais. É o meio para fazer isso passa por boa formacao., Não somente pedagógica como em casa. O filho deve sim, saber, que o dinheiro é dos pais.
-
Herculano JR 70
Tais escolas muito caras são mais demonstração de status. Infelizmente para os filhos, alguns ñ conseguem reproduzir as condições dos pais, isso sera terrivel pq ñ conseguem ser ricos nem se aceitam como pobres. Por isso, como salvaguarda, ha pais ricos q tratam os filhos como meio pobres: -rico sou eu, dizem, vc, o filho, deve se tornar! Mas, escolas particulares comuns são a prova que nada ensinam de critico: a classe media paga sua poupanca de vida em escolas cuja qualidade eles levam
-
Damaris Maranhão
Meus filhos estudaram no Colegio Santa Maria na zona sul de São Paulo, que tinha feito uma opção ideológica, mesmo sendo particular, suas mensalidades objetivavam atingir também a classe média e não apenas "a elite", como no passado. A grande diferença penso, e que o autor do livro A tabula Rasa, Pinker, corrobora, é que os pares fazem a diferença. Agradeço ate hoje essa escolha que fiz, meus filhos tem ate hoje excelentes amigos. Esses amigos e os professores influenciaram suas escolhas.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.