Hélio Schwartsman > Quem somos? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Benedicto Ismael Dutra

    Um titulo pomposo. Quem somos nós? De onde viemos? Mas se restringe à genética. O que sou? Qual o significado, seria tolice supor que não haja significado na vida apos toda evolução por que passou o planeta e as espécies, para surgir o homem com capacidade de raciocinar e tomar decisões, embora ficando atrelado às consequências. Teria de ser tornar ser humano, mas tendeu para o homo economicus que fez muita besteira pela Terra, inclusive escravização e racismo em vez de prosseguir evoluindo.

    Responda
  2. PAULO AIRTON ROSAS RODRIGUES JUNIOR

    O senhor apresenta muitos livros estrangeiros. Assim fica difícil conectar-se com a maioria dos leitores do jornal.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Com um neuron você está vivo, com dois já pode se movimentar. Muitas vezes subestimamos a capacidade dos organismos vivos de se espalhar pelo mundo. Se até a batata doce, cuja origem é atribuída às Américas, achou um jeito de ir parar no sul do Pacífico, imaginem o ser humano que sempre foi dotado de locomoção e um aguçado sentido de direção. O cruzamento de grupos locais com estrangeiros que apresentassem um fenótipo diferente foi sempre considerado uma oportunidade de melhoria genética.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    O racismo deriva de um sistema de proteção humano, biologicamente determinado. Questão de sobrevivencia. Em vida selvagem, qq individuo diferente em aparência, cor, língua ou outro fator diferenciador era um inimigo, uma ameaça. Os grupos primários eram isolados. Com a ampliação das sociedades e contato entre raças o que é diferença entra em transformação, ate que nos tempos modernos as diferenças não são mais ameaças. Ou melhor, ver diferença se tornou uma ameaça policial absurda.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.