Elio Gaspari > Lula não é o marechal Philippe Pétain Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não se pode comparar Lula a Pétain. Pétain freou os nazistas, evitou a destruição de Paris e só colaborou para manter a Françalivre respirando, foi um herói. Lula ao contrário abriu nosso paÃs aos comunistas, entregou nossas riquezas a paÃses não democráticos, ditatoriais e socialistas como BolÃvia. Cuba e Venezuela, sufocou nossa economia, longe de ser herói, nem para covarde serve.
Presidentes, Senadores, JuÃzes etc têm, ou deveriam ter, uma responsabilidade muito maior por seu atos. Mais: o que está acontecendo com ele é diferente dos casos citados. Além disso, a princÃpio, depois e depois, ele está sendo tratado de maneira diferente dos outros condenados. Lula não deveria estar passando por isso. O PT pediu. Lula pediu.
Todos são iguais, mas alguns são mais iguais. A comparação melhor é com os p o rcos revolucionários de Orwell. Incluindo o infame articulista.
LullaLá se autointitulou o 'Tiradentes' do século XXI, mas não aguenta uma semana de 'Solitária Light'! Só bravata, desde sempre!
O colunista é elitista e parece querer elevar o condenado à condição de monarca ou, talvez, de quase divindade. Não se aceita mais o cinismo de se dizer que se condena sem provas, como se não houvesse prova maior do que impor a instação de um elevador privativo em um apartamento duplex de médio padrão, o mesmo que seria usar retalhos de seda e fios de ouro para remendar trapos rasgados. O mesmo em relação ao sÃtio. O mesmo em se permitir roubos e roubos descontrolados, por todos! Haja cinismo!
Comparar presos polÃticos com a prisao de um corrupto nao tem cabimento. Me deixa um gosto amargo saber que ainda ha varios corruptos soltos. O que Lula está passando foi causado por ele mesmo.
Assim como esperteza, erudição demais à x dá zebra. Petain x Lula, tsk, tdk!!!
A 'zelite' socialista pseudo-intelecutual (que pensa e age movida antes pelos seus medos e só depois pela lógica da evolução social, numa espécie de sub-racionalidade egoÃsta) quer nos fazer crer que Lula é uma celebridade, como se esforçam p/ crer a legião de privilegiados, doutrinados e incautos, mas não é; é apenas um criminoso e o fato de ser ex-presidente só aumenta a gravidade dos seus delitos, dado a péssimo exemplo p/ a Nação, situação em que se faz necessária uma pena ainda mais severa.
Mas jornalismo é isso: criar tensões, produzir comparações esdrúxulas e inesperadas, acirrar ânimos, não deixar uma "notÃcia quente" esfriar. Poderia ter sido Napoleão, César, Péricles, mas foi Pétain. Manter a audiência impactada faz os grandes jornais prosperarem - e dá fama aos articuladores (aqui chamados jornalistas). Com suas equipes, as redações fazem girar o explosivo mundo das ideias. Pouco importam as consequências. Muito dinheiro investido. É show. Não pode parar.
Em tese e na prática (ao fim e ao cabo), é desse jeito que as coisas funcionam - aqui em todo lugar. Não há nada que indique que esse quadro vá mudar. Vivemos a guerra, e a imprensa é a dona das armas.
Excelente. Atrasam ainda mais o PaÃs mas enchem os bolsos.
penso q nesta sua reflexão comparativa, deveria dar atenção aos motivos que levaram o ex-presidente, consagrado pelo voto popular, a ser condenado.
Não dá para comparar perseguições polÃticas a crimes contra a boa governança. Mas também acho que a cela é inadequada, mas por outros motivos. Feveriam colocá-los todos juntos numa cela comum de um presÃdio qualquer de Curitiba
Sou a favor de tratamento mais condigno, mas a comparação está incompleta. Lula teve razões para ser preso que Gaspari evita comentar.
Interessante.... Lula sempre pregou igualdade entre ricos e pobres!! Brasil é um paÃs que encarcera pobres que roubam miudeza e não pode encarcerar um ex-presidente que não só roubou para si, mas permitiu um estelionato em massa de seus partidários e afins.?? Esse pensamento não condiz com um jornalista tão sério como esse, pior... mostra ainda o ranço do pensamento da elite brasileira, onde crime de colarinho branco não se pune.
Fazer comparação do Mal. Petain com o ex-presidente é ridÃculo, o primeiro, na época, França ocupada, o Marechal tentou a seu modo preservar o que restava, a fim de separá-la do julgo alemã, resumindo. Já o ex-presidente, condenado em 2 instâncias, restou provada a gatunagem e à péssima governança à nação brasileira. Não é diferente dos outros mortais, deve pagar pelo que fêz dentro do sistema carcerário brasileiro.
Darcy Ribeiro era um preso polÃtico. Lula logo será transferido da sala da PF em Curitiba, será trocado de cela várias vezes, ficará doente, com pressão alta, diabetes, depressão e irá para casa. Lula foi mal assessorado por seus advogados, tinha dinheiro para possuir triplex, sÃtio, poderia ter pago as reformas, o aluguel da cobertura ao lado da dele. A estratégia de defesa foi muito ruim, porque justamente o advogado responsável pelo desastre da contabilidade pessoal do Lula, fez a sua defesa.
em uma crise psicotica, o ex-presidente ja se comparou a Mendela, heroi sul africano, em minha visão como cidadão, comparo o ex a um detento comum, mas com regalias extremas.
A coluna expressa meus sentimentos. Mais uma vez Elio Gaspari coloca em contexto os fatos atuais. Mesquinhez não deveria ser ingrediente de decisão alguma. O tratamento dado a Lula nos envergonha como paÃs. Uma das conquistas que precisamos obter como povo é o da civilidade e isso inclui como tratamentos a todos. Sem exceção.
Comparar um gatuno populista a patriotas que tomaram decisões equivocadas, sei não.
Petáin era o maior herói francês, depois de parar os "boches", como os franceses chamavam os alemães, na Linha Maginot, inexpugnável fortificação, durante a I Guerra Mundial. Sua, ainda que odiosa, colaboração com os invasores alemães na II Guerra, foi em parte uma tentativa de salvar o que desse do paÃs invadido. Seu fim, de herói a traidor, já era em si condenação mais que execrável a um militar de sua categoria e projeção. Não foi executado, mas morria a cada dia um pouquinho mais.
Adonay, seu comentário foi apropriado, embora contenha alguns equÃvocos: Petáin deteve os alemães na batalha de Verdun e a linha Maginot foi construÃda após a I Guerra.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Lula não é o marechal Philippe Pétain Voltar
Comente este texto