Opinião > José Eli da Veiga: Da invenção à inovação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só porque uma nova tecnologia está disponÃvel não significa que as pessoas irão adota-la; o que muda o comportamento é o valor intrÃnseco percebido em relação a elas pelos usuários. Além das barreiras naturais causadas pelo monopólio dos cartões Visa e Master Charge, existem questões culturais que são ainda mais difÃceis de mudar. Um exemplo é a baixa aceitação dos alemães pelo cartão de crédito porque culturalmente eles têm aversão a ficar endividados e por isso preferem o cartão de débito.
É inegável a praticidade destes sistemas de pagamento, mas eu teria mais parcimônia ao falar de "sustentabilidade" e "smartphones" na mesma frase. Os ciclos tecnológicos são cada vez mais curtos, as pessoas costumam trocar de smartphone em um perÃodo muito menor do que a vigência de um cartão. OK, pode-se argumentar que, de qualquer forma, isso já ocorre. Ainda assim, a obsolescência de um cartão tem uma janela de tempo muito maior do que a de um smartphone.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > José Eli da Veiga: Da invenção à inovação Voltar
Comente este texto