Opinião > José Eli da Veiga: Da invenção à inovação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    Só porque uma nova tecnologia está disponível não significa que as pessoas irão adota-la; o que muda o comportamento é o valor intrínseco percebido em relação a elas pelos usuários. Além das barreiras naturais causadas pelo monopólio dos cartões Visa e Master Charge, existem questões culturais que são ainda mais difíceis de mudar. Um exemplo é a baixa aceitação dos alemães pelo cartão de crédito porque culturalmente eles têm aversão a ficar endividados e por isso preferem o cartão de débito.

    Responda
  2. Diego Pereira da Silva

    É inegável a praticidade destes sistemas de pagamento, mas eu teria mais parcimônia ao falar de "sustentabilidade" e "smartphones" na mesma frase. Os ciclos tecnológicos são cada vez mais curtos, as pessoas costumam trocar de smartphone em um período muito menor do que a vigência de um cartão. OK, pode-se argumentar que, de qualquer forma, isso já ocorre. Ainda assim, a obsolescência de um cartão tem uma janela de tempo muito maior do que a de um smartphone.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.