Educação > Filosofia e sociologia obrigatórias derrubam notas em matemática Voltar
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Pelo que foi exposto no texto, não vi um embasamento convincente. Qual era a carga horária de matemática antes e depois da obrigatoriedade de filosofia e sociologia? Do jeito que foi posto, dá a impressão de que uma roubou o tempo da outra e não é o que me parece, pois sempre houveram várias disciplinas. Outra coisa: será que o resultado disso não é a evasão dos professores de matemática que migram para outras áreas em que o saber de exatas é mais valorizado?
Reportagem tendenciosa e leviana, que se pauta em estudo não publicado e escrito por figura controversa. Utilizar o efeito de causalidade, sem dados que possamos verificar. Ignorar tantas outras pesquisas mais legitimas, verificadas por pares, que dizem o contrario. Não seria a primeira vez que a Folha ataca de forma irresponsável a sociologia e a filosofia. Mas, pelo visto é preciso repensar a matemática, já que se abala tao facilmente mesmo tendo carga horária muito superior às de humanidades.
Estou aguardando a publicação do paper pelo IPEA para conhecer a metodologia da pesquisa. Lendo essa sinopse, mais parece pesquisa para provar algo que os pesquisadores acreditam de antemão. Aliás uma dos pesquisadores é apoiador do movimento Escola sem Partido e é conselheiro econômico de Bolsonaro. Vamos aguardar para saber se o trabalho tem a neutralidade cientÃfica que o movimento Escola sem Partido tanto exige da escola.
Em nenhum momento a reportagem apresenta o que é essencial em um estudo cientÃfico: a relação de causa e efeito. A piora do rendimento em matemática pode ter causas variadas, como a falta de professores da disciplina ou herança do ensino fundamental. Não analisei o estudo em questão, mas se ele não pretende ser meramente ideológico, deveria analisar uma série de fatores Sem apresentar boas justificativas de que sociologia e filosofia pioram o aprendizado, o estudo se torna tendencioso.
Exato. Lembrei disto: http://www.tylervigen.com/spurious-correlations.
Para chegar a essa conclusão com esses dados o pesquisador tem que ter ódio à filosofia e sociologia. Mas acho bem provável que o pesquisador não tenha chegado exatamente a essa conclusão, mas seja essa a interpretação do jornal, defendendo sua própria posição ideológica.
Um dos pesquisadores do Ipea é apoiador do Movimento Escola Sem Partido e conselheiro de Jair Bolsonaro.
Pátria doutrinadora...
Não concordo com a matéria, ao qual atribui “culpa” as disciplinas de Sociologia e Filosofia a queda de desempenho de Matemática. Houve coincidências, e essas coincidências se remetem a uma crise de aprendizado e compromisso do governo com toda a matriz curricular. Faltam projetos, investimentos. Não se deve culpalizar as disciplinas e se esquecer da verdadeira culpa. Sociologia e Filosofia incerteza ao raciocÃnio e a reflexão.
Emtemdi o ponto de vista da pesquisa. Mas penso que talvez a queda não se dê exatamente porque reduz o tempo do ensino de matemática, mas aconteça porque as disciplinas estão sendo oferecidas de maneira desintegrada. Ademais, pelo visto, matemática está na decoreba de fórmulas, e não se está ensinando lógica em filosofia. Se vc ensina lógica e como raciocinar em matemática, é evidente que uma disciplina vai ajudara a outra, e ambas, em conjunto, formarão aluno mais capacitado.
"Entendi" no lugar de Emtendi
Ou seja, possivelmente o que está acontecendo é que os professores estão mal formados, não estão conseguindo levar os alunos de matemática a raciocinar logicamente, estão apenas ensinando percursos de solução de problemas na base da decoreba dos passos. E os professores de filosofia não estão ensinando lógica. Some lógica e matemática e vc verá o aluno dar um salto na aquisição de conhecimento e na independência de pensamento.
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