Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. celso bittencourt

    A Esquerda Tupiniquim surtou, quando um General da nossa ditadura falou em uma tal de Abertura Lenta, Gradual e Segura! As autocracias de Esquerda nunca estão Seguras, logo...! Rarrarrrá!

    Responda
  2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    A economia da ilha está em pandarecos desde sempre e o regime existe desde 1959, caro articulista. Por outro lado se o regime anda tão mal assim porque a educação e a saude são referencias no terceiro mundo ? Caro articulista essas são suas ideias particulares, compreendo e respeito , porém não vamos passar por cima da realidade.

    Responda
  3. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Ei, você é parente daquele carinha que está na tela do Michelangelo, estendendo o dedinho para Deus ? Afff!! Tás procurando um barranquinho prá encostar ?

    Responda
  4. José Cardoso

    No caso de Cuba realmente é preferível uma transição lenta e gradual a um caos tipo Venezuela. Foi o que aconteceu no fim do governo militar brasileiro, que os cubanos poderiam estudar. O Elio Gaspari pode dar uma consultoria ao novo chefe da ilha.

    Responda
  5. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Para mim, só existe uma Verdadeira, Total e Completa Revolução : aquela que você faz em si mesmo, para alcançar a Luz.

    Responda
    1. Sergio Saraiva

      Para isso, basta esticar o braço e acionar o interruptor.

  6. Hercilio Silva

    Trotsky chamava de caráter irracional das revoluções o que autor cita, Sobre a a francesa, bom, sem ela ainda estaríamos no feudalismo.

    Responda
    1. Luis Otavio Zaneti

      Hum, então a Revolução Francesa cessou o feudalismo. Bons conhecimentos históricos os seus.

  7. Herculano JR 70

    É necessario destruir instituições e construir outras, nunca destruir patrimonio e gente.

    Responda
  8. Herculano JR 70

    Há quem defina revolução de ato contra o estado, diria poder. O conceito evoluiu e entendo q há dois atos: golpe, q é mera troca de poderoso, e revolução em q há mudança d ideologia, como parecem ser as mais modernas - a reve francesa dividiu o poder-já q ele, apesar d crescer ainda, caminha para franco descrédito. Em ambos os atos o caos econômico antecede a mudança, como vemos na crise atual, e é muito sofrido. Apoio a idéia de rebelião fiscal contra o poder e limite ao estado, sem violência.

    Responda