Poder > Militares transformaram Tiradentes em herói nacional Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Diego Antunes

    O texto cita “revolta”, porém Tiradentes e seu movimento nunca foram considerados como tal.

    Responda
  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Hj tb é dia da morte de Tancredo

    Responda
  3. Joaquim Rosa

    Tudo indica que Tiradentes era uma figura desimportante. Assim como tantos outros, foi usado. Nazareno e o exemplo máximo.

    Responda
  4. Enos Mendes

    Quem condenou ele foi o tretavô que libertou o Descondenado...

    Responda
    1. Claudyr Montagnolli

      Perdeu Mané!!!

  5. José Pedro Junior

    O título diz "Saiba quem foi Tiradentes". Só que não!

    Responda
  6. Diva Negri

    É isso aí! Um homem comum que decidiu se rebelar com o que acontecia no momento enquanto todos os outros acovardados, se esconderam ouajudaram a matá-lo. Isso aconteceu, também, com o Nazareno.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Nos dois casos, historinha inventada.

  7. Ernesto Dias Junior

    Texto apócrifo. Assim fica mais fácil falar z3rda.

    Responda
  8. Aparecida Alves

    Viva Tiradentes ,Viva Alexandre de Moraes.

    Responda
  9. Renato Vieira

    A história do Brasil tá cheio de trairagem. Já naquela época a figura de um dedo duro impediu que o Brasil desse o passo certo para a independência. Como o brasileiro não conhece a sua história, ela está se repetindo nos dias de hoje. Éramos subjugados por Portugal e hoje pelos EUA. Tá cheio de lambedor das botas do Tio Sam.

    Responda
  10. JOAO NETO

    As verdades que se pode ler a respeito desta figura, o situam como falastrão inconsequente e revoltado com o exército porque nunca foi promovido na hierarquia militar. Consta a entrada de passaporte em Luanda de Joaquim Xavier em 1894. O executado teria louco do hospício da carioca. Ao passar o cortejo da morte na atual praça 11, seu tio que assistia o enforcamento gritou: este não é Joaquim José. A história pode e deve ter várias vertentes, porém, deve se ater à crueza dos fatos testemunhais. A

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      O João se informa nas bolhas dele nas redes sociais e pegou o jeito para "produzir" textos com absurdos de toda espécie que ele, logo no início, auto classifica de verdades. Corre um boato que as viúvas de bozo estão se organizando aqui na Folha, com a nova orientação do jornal, e com isto já aumentou muito o número delas aqui.

    2. Joaquim Rosa

      18 94? O sujeito viver mais que 100 anos?

  11. ADONAY ANTHONY EVANS

    Tudo que deu certo para George Washington, deu errado prá Tiradentes. Washington, filho de fazendeiro rico, aos 18 a os era major na milícia custeada pelo pai para combater os franceses no Canadá. Tiradentes, de origem pobre, quebrou algumas vezes nos negócios. Era porém culto e empreendedor. Tinha o único dicionário de francês da Província, e elaborou projeto para o porto do Rio de Janeiro. Washington se tornou herdeiro por que o irmão mais velho morreu. Casou com a vizinha viúva, mais rica que

    Responda
  12. Ernesto Dias Junior

    Deixem Tiradentes em paz. Se dependesse dos inteligentinhos cultuariamos Mariguella. Se dependesse dos terraplanistas cultuariamos o Ulstra. Gente chata.

    Responda
  13. Luis Nunez

    Um revolucionário, não um herói! Feriado inútil...Antes era o quinto (20%) dos infernos, agora a conta já dobrou (40%).

    Responda
  14. ALEXANDRE MARTINS FERREIRA

    Paulistano, boa tarde. Que feriado maravilhoso! Hoje não precisa correr para tirar o pai da forca. Calma, para que correria? Peecisa perder o fôlego? Vamos respirar com calma, devagar. Deixar o oxigênio inflar os alvéolos. Preencher a hemoglobina das hemácias. Deixar o sangue circular plenamente. Fluir para as células, irrigando-as com este gás precioso. Se puder, faça uma pausa de cinco minutinhos. Faz bem para relaxar e respirar a plenos pulmões. A vida é curta demais.

    Responda
  15. ALEXANDRE MARTINS FERREIRA

    A alegoria é semelhante demais à Paixão. O que coloca a historicidade da narrativa em dúvida. Inclusive a da própria Paixão. Quando exatamente foi a Páscoa de 1792? Pelo menos esse mito aí não se inventou depois de morto. A polarização era com viúvas do Brasil Colônia.

    Responda
  16. Rafael Gallina Delatorre

    Não foram apenas os militares né. Tiradentes é um mártir da República, morreu pela República. Os civis republicanos também incentivaram esta lembrança que o Império quis enterrar. Certo é que representá-lo como Jesus Cristo foi uma manobra populista, criando no imaginário popular algo de místico imediato, como faz o uso dos milagres no cristianismo. Mas os Inconfidentes foram heróis. Essa história precisa ser melhor analisada, sem populismos de qualquer lado.

    Responda
    1. Marisa Coan

      E sobretudo sem preconceitos.

  17. Pierre Laville

    Infeliz o país que precisa de heróis. (Bertold Brecht)

    Responda
  18. Valdeck Nascimento da Silva

    Diante de tantos comentários desairosos, cito Antônio Cardoso - Correio da Feira, correiodafeira.pt, Portugal - "Quem não respeita o passado, não é digno do presente, nem merece o futuro". E, visando a trazer os maldizentes à realidade, lembrem-se que não há ser humano perfeito, além do mais, todos os "heróis" na história da humanidade eram seres humanos que, com suas desditas e desvirtudes, foram heróis exatamente por isso: pessoas comuns que tiveram coragem dentre milhares acovardados.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Parabéns pelo comentário. Contém bom senso, coisa que desapareceu do mapa deste país.

    2. Sérgio Luís da Silva

      A melhor definição de herói que eu já vi é: “o cara que correu pro lado errado e teve a sorte de continuar vivo”. (Tiradentes, nem isso…)

  19. CICERO MARINHO SILVA

    Feriado inútil, por que não acabar com ele?

    Responda
  20. Vanderlei Nogueira

    Por que um exército "honrado" faria isso?

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Que p.o.r.r.a é essa, ao mesmo tempo que idolatra o Tiradentes utiliza a bandeira da Monarquia ?

    2. Vanderlei Nogueira

      Valores e a sociedade brasileira

  21. Vanderlei Nogueira

    Então, o país é uma farsa

    Responda
    1. José Augusto Victoria Palma

      Vanderlei, o País é verdadeiro. Falsos são os ídolos que nos fizeram crer. Podes crer!

    2. José Augusto Victoria Palma

      Vanderlei, o País é verdadeiro. Falsos são os ídolos que nos fizeram crer. Podes crer!

    3. roberto oliveira melo filho

      Bingo!!!

    4. Vanderlei Nogueira

      O paradoxo, e a Bandeira representa as Casas de Bragança e Habsburgo

  22. Alaor Magno

    Tiradentes era um alferes, militar e portanto herói dos milicos tão carentes de atos em favor da Pátria. Hoje enchem a pança com picanha, lombo de bacalhau e muita muita muita Stela Artois pagas com o dinheiro público além de venderem seu apoio a um genocida que se intitula comandante supremo aos moldes de ditaduras jurássicas africanas como o Chade.

    Responda
    1. roberto oliveira melo filho

      E o ditador do Chade morreu ontem, dizem, lutando contra os rebeldes...

    2. fabiana santos

      Comentário perfeito!!!

  23. Wagner Passos Garcia

    Este artigo tem o claro propósito de criar ranço à Tiradentes, associando a memória de sua luta a propósitos vis de determinados grupos políticos. Faltou esclarecer que muito se observa na história a apropriação dos ideais de grandes almas por oportunistas posteriores, os mesmos que os assassinavam, sem que isto desmereça a causa original. “O tolo olha para a mão de quem aponta a lua”. Esse provérbio oriental, inscrito na rodoviária de Uberlândia MG, sugere estudar melhor a luta de Tiradentes.

    Responda
  24. Marcelo Rod

    Vejam que a imagem do rosto de tiradentes é proposital// aproximada de Jesus. Dizem que ele era careca. Este quadro que retrata seu esquartejamento foi pintado por Pedro Americo, pintor de "O Grito do Ipiranga", quadro encomendado pelo Imperio. O pintor vivia em Florença, as custas da coroa portuguesa. tiradentes nao era heroi de nada...Parar com isso, heroi bom é a da Marvel...Ou DC

    Responda
    1. Marisa Coan

      Dizem, Marcelo?

  25. Marcelo Rod

    O republicanismo de tiradentes era separatista. Ele nunca lutou pela Independencia do BR. Qdo muito, de MG. E pq ele morreu? Pq era o unico pobre, que se juntou a desembargadores, a nobreza e ao clero, para afrontar o Imperio. Com razao? Pode ate ser, mas sem romantizar. Pq o personagem tiradentes, nasceu 100 anos depois pra virar heroi, forjado por interesses, discursos inflamados e historiadores com interesses pessoais

    Responda
  26. Nestor Bercovich

    A construção forçada da imagem de Tiradentes se justifica no fato de não ter existido no Brasil uma verdadeira e amplia rebelião contra o império colonial, a diferença da maioria das colonias espanholas em Latinoamérica. Esse pecado original brasileiro tal vez expliquem en grande medida a relativa passividade com que o povo que vota Lula, não sai para quebrar agora que o mais importante líder popular foi colocado injustamente na prisão.

    Responda
    1. fabiana santos

      E a mesma passividade com que a população aceita os desmandos e incompetência do atual pr.

    2. Marcelo Rod

      É tradiçao na historia do BR, a criaçao de herois para defesa de interesses pessoais. Ate hj...tiradentes é so mais um

  27. Claudio L Rocha

    Que absurdo! alguns comentarios mostram o momento que vivemos, questionam até o fato de tiradentes ser heroi, absurdo. Esquecem que Tiradentes se indignou e se rebelou contra o repasse das riquesas do Pais aos portugueses. Em tempos que dioação do patrimonio nacional idolatrar tiradentes é um absurdo, Lula é o Tiradentes de hoje, como naquela época perseguido, condenado e preso pelos poderosos com apoio dos pobres de direita que idolatra aqueles que lhe retiram direito a um leito hospital

    Responda
    1. Marcelo Rod

      tiradentes nao é heroi de nada. Personagem criado por republicanos para afrontar a monarquia. Nem se sabe ao certo se era este seu rosto, criado por Pedro Americo, pintor do imperio, em um quadro. Dizem ate que era careca

  28. José Cardoso

    Os membros da conspiração acabaram conseguindo o que queriam, a suspensão da cobrança dos impostos atrasados. Foi provavelmente o primeiro Refis.

    Responda
  29. Marcos A T Garcia

    Demagogia! Militar e bom nisso.

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      O problema é a dificuldade de se pensar fora do pensamento único do mercado. Aqui, tudo que foge ao interesse só de 1% da população é "pecado": taxa-se o opositor de "populista" ou de "atrasado". Para oxigenar, sugiro: 1) Moraes, R. C & Silva, M.P. O peso do estado na pátria do mercado. Os Estados Unidos como país em desenvolvimento. SP: Unesp; 2) Robinson, A. Um repórter na montanha mágica: como a elite econômica de Davos afundou o mundo. RJ: Apicuri.

  30. Luiz Rogério de Carvalho

    A "derrama", que Tiradentes denunciava e combatida, hoje funciona pela corrupção, que transfere recursos públicos para os particulares.

    Responda
  31. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    E não deveria? Um dos primeiros brasileiros a questionar a opressão que os portugueses faziam para impedir a evolução do Brasil. A Inconfidência parece ter sido o primeiro grande movimento rumo à Independência buscando os interesses da comunidade nacional.

    Responda
    1. Marcelo Rod

      tiradentes como heroi, nasceu 100 anos pos morte em 1889...Nao foi Filipe dos Santos a imagem heroica por um unico motivo. O movimento era Republicano, Filipe nao era...tiradentes era...so isso

    2. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Filipe era português e ocorreu muito antes (1720) da Inconfidência (1789). Ser militar ou maçom não deve ter feito muita diferença. Nossos melhores líderes, os que mais riqueza e progresso geraram para o Brasil, historicamente nunca foram maçons.

    3. alvaro souza

      Felipe dos Santos foi o primeiro a tentar e foi igualmente trucidado. Mas não virou herói porque não era militar nem maçom.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.