Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Víctor Rogério Santos Rego e Silva

    Impecável.

    Responda
  2. Paulo Celeste Pereira

    Professor, o ser humano é paradoxal em todos os contextos, assim como a própria existência. O iconoclasta nos adverte a humanidade.

    Responda
  3. Wade DoValle

    Belo texto, expressa exatamente o que aconteceu na cidade de São Paulo, onde foram mudados nomes de ruas e viadutos pela prefeitura petista. Desta forma nunca aprenderemos com os erros do nosso passado.

    Responda
  4. josé sales

    Ao ler os comentários, parece-me que parte fica na superficialidade ou no patrulhamento. Um desses, usa a expressão "inteligência tranquila" para caracterizar o trabalho de Coutinho,embora entendo que o cerne do texto é a intranquilidade, marcada pela palavra "tensão". O bem e o mal que nos habita, o bárbaro e o civilizado que somos, em maior ou menor intensidade. Coutinho é um liberal notável e para admirar seus escritos não é necessário extirpar os textos dos colunistas à nossa esquerda.

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    Você pararia de admirar as músicas do J. Lennon porque, nas palavras do filho Sean, ele era um "porco marxista sujo"? De Aristóteles, a Einstein, Madre Tereza, a Gandhi, Wall Disney e muitos outros, o que temos é um monte de pessoas imperfeitas, que tinham falhas graves de caráter, mas que fizeram coisas admiráveis. Não é culpa deles que os historiadores tenham criado mitos que os tornaram acima do bem e do mal. O cultuado M. L. King era um mulherengo inveterado, não muito diferente do Gandhi.

    Responda
  6. José Cardoso

    É o Cristiano Ronaldo dos colunistas. A de hoje é um gol de bicicleta.

    Responda
  7. Marcos Molina

    Ótimo texto. Com relação à estátua, as explicações ocupariam mais espaço do que ela própria. Talvez tivesse sido melhor nem tê-la colocada lá.

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    No meio de Duviviers, Azevedos, Singers, et caterva, enviesados e engajados, é estimulante ler uma coluna de altíssimo nível como esta.

    Responda
  9. Eline Murad

    Concordo com você, Cleide. A coluna de João Pereira Coutinho é alimento para a inteligência e o espírito.

    Responda
  10. ANNA FLAVIA RIBEIRO QUEIROZ

    Mas esse homem não cansa de ser uma maravilha da escrita?!

    Responda
  11. Fernando Machado

    Touché.

    Responda
  12. CLEIDE BRAGLIOLLO

    João Pereira Coutinho com mais um texto irretocável. Como é refrescante encontrar inteligência tranquila em meio a tanta doutrinação tendenciosa.

    Responda