Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ricardo fernandes

    o autor dá a entender que liberdade individual e propriedade privada andam juntos, como se isso fosse o significado de liberalismo. essa é uma forma antiga e ultrapassada. existe um livro muito bom para se ler, de hans kelsen, chamado 'a democracia', em que tais mistificações são criticadas, e em que se demonstra que, para locke, a propriedade privada estava acima da liberdade.

    Responda
  2. Hernandez Piras Batista

    Nem todos os "liberais" compartilham do respeito do articulista pela divergência, vide o MBL, com sua intolerância paranóica. E há gente de esquerda que não é intolerante, nem autoritária Na verdade, o artigo incide no sectarismo que diz combater..

    Responda
  3. José Cardoso

    A família é fundada na desigualdade entre adultos e jovens e homens e mulheres. É natural que os estudantes tenham dificuldade com a noção do liberalismo, que pressupõe uma igualdade de direitos entre os cidadãos. Ainda estão saindo do ambiente familiar. Mas esse aprendizado é parte do processo educacional.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Cada um tem uma definição do que seja liberal, mas o fato é que ninguém consegue ser liberal ou conservador o tempo todo. Um exemplo de como no final os dois lados convergem para o mesmo caminho aconteceu durante o governo Obama. Os conservadores não gostavam do Obama porque o achavam liberal demais. Os liberais ficaram desapontados com o Obama porque achavam que ele não era suficientemente liberal. Na prática os dois grupos concordavam que estavam igualmente desapontados com o Obama.

    Responda
    1. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

      O conceito de liberal não é o mesmo o do colunista, onde o liberal não é de isquerda ou direita. Como liberal, eu não estou decepcionado da política de Obama, se bem que ele não é exatamente um “executivo” de arregaçar as mangas. Só não conseguiu fazer secessor porque a Clinton não era a pessoa certa (se bem que com maioria de votos!)