Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Ribeiro

    Se o campo progressista perder essa eleição, será por culpa desses fominhas que não enxergam nada além de si mesmos. Esquerda velha que só pensa em cargos e mordomia. Para essa gente, o Brasil que se lasque.

    Responda
  2. MANOEL PASSOS

    O Clovis, em seus artigos, sempre bate em cima da coisa certa, pois não há coisa mais ridícula do que essa de colocar o nome de Lula no nome parlamentar. Quem acredita que Lula seja inocente, só os que são gratos pelos favores que receberam em seu governo, pois o julgamento feito pelo juiz de 1a. Instância, e conformado pelas demais, não pode dar margem para discussões, pois na Democracia a Justiça deve ser observado e suas decisões cumpridas.

    Responda
  3. André Ricardo Oliveira Nogueira

    Excelente coluna.

    Responda
  4. Rogério de Mendonça Lima

    Sr. Clóvis Rossi, sabemos que pensar claro e adiante do presente, dói muito. O Sr. deve ter dores.horriveis. Ver alguém, hoje no país, expor ideias, que não são contra ou a favor, muito pelo contrário, é gratificante.. Com mais meia dúzia de pensadores semelhantes, não precisaremos que: O último apague a luz do aeroporto. Parabéns.

    Responda
  5. João Leite Leite

    No Brasil não temo esquerda nem direita. Os partidos que se intitulam como esquerda na verdade são extrema esquerda. A direita e a esquerda verdadeira não se mete em politica. Só aparecem nas épocas de eleição. Os que comandam a politica são e extrema-direita formada por ruralistas e grandes empresários, e a extrema esquerda formada por CUT, MST, MTST e outras siglas que infernizam a vida de quem trabalha e produz e nada acontece com eles.

    Responda
  6. NACIB HETTI

    Eu tenho o péssimo gosto de ler programas partidários e observo que programaticamente são todos de esquerda ou centro esquerda. De qualquer maneira as posições ideologicamente expressadas são importantes para a discussão política e para a democracia.

    Responda
  7. Helano Timbó

    Texto para se emoldurar e colocá-lo na parede física e da memória. E vamos em frente aos trancos e barrancos até nos explodir.

    Responda
  8. Helano Timbó

    Texto para se emoldurar e colocá-lo na parede física e da memória. E vamos em frente aos trancos e barrancos até nos explodir.

    Responda
  9. HARRY CORREA FILHO

    Análise sintética e objetiva.Mas a esquerda nunca vai admitir que a ressurreição da extrema direita partiu da própria esquerda. Vão continuar insistindo no salvador da Pátria, que parece que, primeiro quis salvar os seus.

    Responda
  10. Walter Raucci Junior

    No Brasil além da esquerda não ter 'evoluído' ou ao menos ter sido feita uma 'reciclagem com autocrítica', o discurso corrente, não é o de apresentar um plano (elaborado ao que parece só agora por Fernando Haddad) de governo, projetos,etc. O discurso corrente é Lula falar de si mesmo e dos seus problemas (algoz de si mesmo diga-se de passagem).São agressivos, como se a agressividade pudesse afastar os próprios fantasmas. Erraram.Continuam no erro. O país afunda junto.

    Responda
  11. Pedro Ferrel

    Essa pitada de ridículo expõe a própria insignificância do PT. O partido defende uma agenda desconectada da realidade. Cresceram através do culto sistemático à mentira por meio de ações de oportunismo marqueteiro. Acabaram virando vítimas da própria autoimagem: da dicotomia do "nós" e "eles". Presos e impotentes dentro de um labirinto sem saída de perversidades políticas e conceituais, resta-lhes defender bandeiras "setorizadas" que, no final, apenas dividem e acentuam a sua irrelevância.

    Responda
  12. Cynthia bruneto

    Leio palavras bonitas, frases perfeitas em um texto concatenado. No entanto, de que adianta palavras bonitas? O povo brasileiro, lá em seu íntimo, diria até 99% do povo brasileiro, estes que realmente fazem o país caminhar na inércia, não querem saber de direita, esquerda, centro etc. O probo brasileiro quer que república lhe dê o retorno de seus investimentos. Quer que o estado lhe dê boas escolas, bons hospitais, boa segurança, boa moradia, boas estradas, saneamento além do básico, respeito et

    Responda
  13. joao claiton edy negrao negrao

    A grande funçao da esquerda hoje nao e lutar pelo comunismo, mas suavisar o liberalismo, que e uma praga, imagine se nao tivessemos os partidos de esquerda em Brasilia, que horrores a direita ja teria praticado?

    Responda
  14. Roger Gonçalves Ranzani

    Qual a perspectiva de um colunista de um jornal localizado num país de terceiro mundo, além de ser um comentarista de políticas internacionais?

    Responda
  15. Hercilio Silva

    A centro esquerda tem o rejeitado programa da direita e centro direita, por isso a crise. A extrema direita combate abertamente o neoliberalismo, por isso cresce. A imprensa quase toda neoliberal tem forte contribuição no crescimento da extrema direita que a odeia.

    Responda
  16. Cloves Oliveira

    Na tentativa de emular os EUA e sonhar com o "american way of life", acabamos nos transformando numa caricatura e cópia mal feita daquele país. A questão de esquerda e direita nos EUA foi baseada em erros históricos e na realidade nunca existiu, até porque, antigamente os conservadores eram os Democratas. No Brasil temos dois grupos políticos com um objetivo comum de explorar o povo: um explora para ficar mais rico e o outro grupo explora para ficar mais poderoso. Rotulem como quiserem.

    Responda
  17. Marcelo Arias

    Clóvis já foi melhor... Mas deve ter sido obrigado a escrever essas bobagens aí... Linha editorial e tals...

    Responda
  18. Cristina Carvalho Barboza

    A esquerda ainda não assimilou a revolução tecnológica, que facilitou o acesso dos menos favorecidos à informação. O discurso fica na luta de classes, se a nossa esquerda não tivesse um líder carismático e “self made man” como Lula jamais chegaria ao poder. Vivemos num mundo globalizado e sem ideologias, a administração do Estado requer pragmatismo, é por isto que a deu certo com o pragmático Lula e falhou com a ideológica Dilma.

    Responda
  19. Denis Tavares

    Na verdade, saltar da esquerda para a extrema direita (pelo menos no Brasil) é um processo mais simples e óbvio. Vc troca um "salvador da pátria", um grande "pai" simbólico, que sabe o que é melhor para vc, por outro "salvador da pátria", outro "pai" simbólico que vai cuidar de vc. Na troca, o infantilismo permanece. Mudar isso para o liberalismo, onde está implícito liberdade/responsabilidade, exige maior maturidade individual e coletiva. Nem todos estão preparados para isso.

    Responda
  20. Rodrigo Ribeiro

    Existe projeto na esquerda. Basta ver o que propõe Ciro Gomes, que tem como objetivo central do seu projeto enfrentar a desigualdade. O problema é que tudo que importa não é discutido na esquerda. Apenas discute-se o Lula, o salvador da pátria. Qual o projeto do Lula? Entregar de novo uma montanha de dinheiro para os ricos, inclusive da mídia? Se for isso, estou fora.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Não creio que Ciro seja de "esquerda", sua agenda é bem mais responsável que a do PT, estaria mais para uma social-democracia, o que me parece bem mais palatável.

  21. fernando martini

    Pelos comentarios ao texto e a analise feita entendo porque a esquerda esteja desse jeito. Alem de permanecer na revolução russa e exaltando Getulio, espalhando ditaduras e pobreza e fome e sempre culpando os outros pelos seus fracassos.

    Responda
  22. Alceu Sperança

    Essa "esquerda" a que Rossi se refere é apenas uma das faces do sistema. O capitalismo é um poliedro. Esquerda anticapitalista é outra coisa - e não é nem lulismo nem o "socialismo" do Pasok. Fica invisível debaixo de tanto "esquerdismo" sisistêmico.

    Responda
  23. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    O articulista usa a expressão direita civilizada,deveras contraditório afirmar que existe direita boazinha,as decisões da direita ao longo da historia mostram exatamente o contrario,quando Getúlio propôs a CLT não foi porque era " um cara legal" foi simplesmente por receio dos ventos da revolução russa chegarem por aqui...

    Responda