Opinião > A saúde do SUS Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ROSANGELA SILVESTRIN

    Para financiar o SUS era só ter cobrado COFINS da extraçao e venda do petróleo, mas o Temer e sua turma venderam o pré sal e isentaram as empresas do pagamento. Agora o que resta é o povo ter cada vez menos assegurado o direito a saúde.

    Responda
  2. Herculano JR 70

    1A Fórum Saúde do Brasil, promovido pela Folha teve o patrocínio de empresas de convênios d saúde. Portanto, ñ é fórum de discussão dos problemas da saude mas endosso ao sistema perverso de corporações que tem na escasses de oferta de médicos pela regula/ão seu pilar mestre. O Sus, do tamanho q tem, é um câncer no país, intervenção estatal. O Fórum é viciado. Jornalistas mediam as perguntas do publico, censuram na verdade, p adaptá-las ao q acham pertinentes, na verdade aos interesses alinhados

    Responda
  3. Herculano JR 70

    2 Estive no Fórum da Folha. Abandonei-o após o primeira mesa, circo armado para mais confirmar que negar um sistema perverso q pratica genocídio no país. Vi logo a que destinava. Deixei de perder meu tempo apoiando essa barbarie.

    Responda
  4. Juliana Ribeiro da Silva Vernasque

    Saúde não é mercadoria!!!! Precisamos sim de mais financiamento, mas também de gestores públicos que lutem pelo interesse do público, e não dos planos privados!!!

    Responda
  5. Luiz Raphael Miranda Ferreira

    Acredito muito na atenção básica, porem com o advento do envelhecimento populacional se faz necessário maiores investimentos nos serviços de media e alta complexidade. Seria válido também um maior enfoque, tanto por parte da atenção básica quanto por parte da medicina atual, como um todo, na saúde do idoso.

    Responda
  6. Jose Carlos de Oliveira Ferrei

    Não permitir indicações políticas pois elas representam um dos grandes males da instituição. As fraudes na concessão de benefícios é outro mal que tem custado bilhões aos cofres da previdência.

    Responda
  7. Reinaldo Cunha

    Situação difícil. Precária. A ideia do SUS é magnifica mas emperra em problemas de gestão e política e má renumeração médica. Existe a falta crença que o médico é bem renumerado. Pelo elevado grau de responsabilidade médica e gestões que preferem quantidade em vez de qualidade unindo a falta de recursos, os postos de saúdes ficaram sempre com os médicos com fortes ideiais que resistem a incoerência do sistema e os recém-formados que não irão permanecer na atenção primária, essencial para o povo.

    Responda
    1. neli faria

      O Mais Médico apenas foi para dar dinheiro público brasileiro para a dita*dura dos Castro.Tanto que os médicos recebiam uma tuta-e-meia e o Castro recebia uma polpuda mensalidade.

    2. Reinaldo Cunha

      E para ilustrar o desastre final do SUS. Comento sobre o processo seletivo para especialistas em Camboriu em SC. 1500 reais para 20 horas de trabalho do médico. Esse valor é menor do que eu pago para a babá de meus filhos, que ganha 2 salários mínimos com carteira assinada. E não toquei no assunto da atenção secundária, emergências e exames. A Saúde do brasileiro e a qualidade de seu atendimento está descendo ladeira a baixo rapidamente e não vejo um bom futuro.

    3. Reinaldo Cunha

      A saída do governo de esquerda foi o programa Mais Médicos, que trouxe sem questionamentos de capacidade profissional médicos estrangeiros e estímulos transitórios para recém formados antes de se especializarem. Detalhe mórbido: Esses médicos (retiro os cubanos desse comentário) ganham mais que os médicos com mais de 10 anos de experiência trabalhando 32 horas em vez de 40 horas dos médicos mais antigos que também trabalham em áreas distantes e perigosas. Inaceitável sobre qualquer análise.

  8. Adonay Evans

    Há três elementos importantes na solução do problema. O primeiro, do lado dos recursos, é que menor dispêndio com servidores públicos, hoje 9% do PIB, pode representar mais recursos para o Sistema. O segundo, do lado da despesa, é a contratação por licitação de consórcios privados que ofereçam serviços de exames e procedimentos em caráter regional, racionalizando custos e resultados. O terceiro é a informatização on line do prontuário de cada cidadão, desde mesmo a fase pré-natal.

    Responda
    1. neli faria

      Manda todos os servidores públicos embora e deixem apenas os políticos e os comissionados tocarem a Administração.Pois não? Interessante é que a mídia dá ,a mando dos políticos,bordoadas nos Servidores Públicos e esquecem que eles são advogados, engenheiros,médicos, professores, arquitetos,fiscais,psicólogos,contadores etc. e que carregam a Administração Pública nas costas. Se não tivessem os 27 mil comissionados(no Federal) e outros tantos nos estados e municípios, economizaria e muito.

  9. Marcelo Magalhães

    Não sei quanto a São Paulo, ou outro estado, mas no Rio de Janeiro as organizações sociais roubaram muito dinheiro da saúde. É notório o caso dos irmãos coma a Fiotec. E toda vez que a medicina for tratada como mercadoria, é para esse caminho, que nós vamos.

    Responda
    1. Reinaldo Cunha

      Absolutamente correto.

    2. Reinaldo Cunha

      Absolutamente correto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.