Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mario Bracco

    Os comitês de ética em pesquisa não exageram não, Helio. Eles existem para proteger as liberdades individuais, garantindo que participantes de pesquisas tenham autonomia sobre seus dados, inclusive os contidos em prontuários, podendo retirar o consentimento antes, durante e até após o término do estudo. Os CEPs representam um avanço civilizatório em um mundo que cada vez mais desrespeita esses limites.

    Responda
  2. ANDRÃ LUIZ VIANNA

    Crônica perfeita! Helio sempre defendendo a liberdade individual! Parabéns!

    Responda
  3. Herculano JR 70

    1Liberdade é tudo. Ela tem seus defeitos, mas é mais vantajosa que a obediência. O perigo de manipulação de dados, para bem, mal ou tendencioso, é uma constante em tudo, nunca sabemos. Acontece na saúde dominada por empresas de convênios de saude. Elas andam lançando essa propaganda de quebra de sigilo medico e por uma unificação eletrônica de prontuários. Vejam o artigo de 30_04_18 de Cláudio Lottemberg. Espero que o nosso Helio ñ esteja fazendo parte disso.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      A formação de corporação medica e a regulamentação absurda da medicina que impedem a oferta de medicos acabou criando as condiçoes pra os atravessadores planos de saude. Aprisiona os pacientes e medicos, mas as corporações ainda apoiam a escassez, se é que ja ñ foram cooptadas para os fins dos convenios.

  4. Herculano JR 70

    2Ñ vejo barreira ter autorização individual, embora a UnitedHealth, do sr C Lottemberg deseje a compulsão legal, e o que é legal e imoral. Se vislumbrada a oportunidade da pesquisa, se começa hoje uma campanha solicitando a autorização e em 5 anos se terá um campo de estudo o que se deseja.

    Responda