Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marina Gutierrez

    Para os que quiserem ler e entender o que quis dizer,comecem a ler meu comentario de baixo para cima, começando com o comentario das 15.09 horas.

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    As vezes esse programa de computador que a Folha usa, diz que "nao estou seguindo as regras" da plataforma, fez isso agora quando escrevi o seguinte:

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Resumo do livro:O cerne da política dos Estados Unidos no Oriente Médio deriva das atividades do “L o b b y de I s r a e l”, que conseguiu desviá-la para longe do interesse nacional e convencer os americanos de que os interesses dos Estados Unidos e os de I s r a e l são idênticos. O artigo sustenta que estratégias co-muns ou imperativos morais inarredáveis não são explicações suficientes para explicar o notável nível de apoio mate-rial e diplomático fornecido ...

    2. Marina Gutierrez

      Nesse livro, traduzido para o portugues por Otacilio Nunes Jr, os professores descrevem a influencia do l o b b y no governo no r te americano.

    3. Marina Gutierrez

      Apenas sugeri que leiam o livro de .John J. Mearsheimer e Stephen M. Walt .

  3. Marina Gutierrez

    Peter Janos Wechsler: eu me referi ao lobby judaico pro- Israel, não aos eleitores, pelo que leio e sei a maioria dos norte-americanos judeus sempre vota para candidatos do partido democrata, quanto aos lobbies, apoiam ambos partidos e se algum senador our representante ousa criticar a politica de Israel em relação a Palestina, ele/ela sera imediatamente atacado pelo lobby e suas chances de se eleger ou reeleger são minimas.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      "....muito pequeno"

    2. Peter Janos Wechsler

      Olá, Marina. O assunto é bem mais complexo. O número de eleitores judeus sobre a totalidade é muito pequena para decidir qualquer eleição de qualquer candidato em nível nacional. NY é uma exceção onde o voto judeu é determinante..

  4. Marina Gutierrez

    Por tras de Trump está o poderoso lobby ju/dai/co norte-americano, assim como o proprio governo de Israel e a Arabia Saudita, todos querem des/truir o Irã. Isso já estava planejado desde o governo de Bush ( o filho) quando atacaram o Iraque com as mesmas menti ras que estão usando agora contra o Irã. Na lista estavam/estão o Iraque, Ira, Siria e outros.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Vamos aos fatos representados pelas estatísticas. 71% dos judeus americanos votaram em Hillary e apenas 24% em Trump. Em nível geral enter todos os americanos 48% votaram em Hillary e 46% em Trump. Não encaixa bem na sua argumentação. Quanto ao resto de que Trump (como Bush) está procurando um pretexto para guerrear, concordo.

  5. Benedicto Ismael Dutra

    De economista e de louco todo mundo tem um pouco. Como acreditar que a mais importante nação da Terra tenha no comando um louco que age por conta própria num país caracterizado por decisões planejadas de longo prazo?

    Responda
  6. Antônio Carlos de Paula

    "Psiquipatologia do presidente", uma boa frase para os eleitores do Bolsonaro.

    Responda
  7. Eder Rizotto

    Sem guerra não há produção de armas, as industrias armamentistas americanas precisam de produzir armas e vende-las, logo! Guerras são necessárias para essas industrias trabelharem. Sem limão não há limonada, logo! Alguém te, que plantar para colher!

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    A incoerência do governo Trump é de doer. Por um lado se vangloriam do momento econômico que é bom, quando na realidade o mérito é todo do governo anterior. Por outro lado, destroem o quanto podem o chamado legado do Obama tanto no âmbito doméstico como internacional. Com essas atitudes desvairadas o governo Trump nivela aquele que já foi o modelo de democracia a uma república bananeira onde o novo governo para tudo que o anterior havia iniciado. A re-eleição do DJT seria desastrosa para todos.

    Responda
  9. angelim pilati

    Ele simplesmente esta procurando guerra. Quer ver sangue sendo derramado. Único sangue que ele não deseja é o dos americanos ricos e com pedigree , os dos latinos e do resto do mundo pobre que se lasque. Este partido republicano sempre quis guerra para alimentar seus colaboradores da industria das armas. Ele esta procurando incansavelmente uma guerra, só não esta conseguindo por que esta esbarrando em duas potências poderosas (Rusia e China)

    Responda
  10. Jose Walter Da Mota Matos

    Trampo navega pela presidência como homem de mercado, e se curvou, além do próprio ego, ao dinheiro de Israel. Jamais terá o prestígio de um Barack Obama, que compreendia a liturgia do cargo que ocupava. Trampo trata à presidência norte americana como um brinquedinho que caiu nas mãos de um menino mimado.

    Responda
  11. Adonay Evans

    O artigo, como sempre um sumário do que o colunista lê lá de fora, deixa o essencial à margem. Por mais poderoso que seja, o presidente dos Estados Unidos depende do seu partido no Congresso. Que os membros do Partido Republicano, representantes do dinheiro grosso, concordem ou se calem frente aos desatinos de Trump é um dos maiores enigmas da História Americana. Dizem que nem loucos rasgam dinheiro. Pelo visto agora rasgam.

    Responda