Opinião > Mais Bolsa Família Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ricardo Knudsen

    Eduardo Leivas, busque na Internet o livro do Ipea intitulado "Programa Bolsa Família - uma década de inclusão e cidadania". O cap. 14 afirma q o BF não aumentou a taxa de fecundidade no nordeste, ao contrário do q você diz. Ah, e leia o editorial da Folha de novo, acho q você perdeu alguma coisa...

    Responda
  2. Gilmar pereira da silva

    Cinismo desses grupos é irritantes bando de falso moralista.

    Responda
  3. Gilmar pereira da silva

    Cinismo desses grupos é irritantes bando de falso moralista.

    Responda
  4. Ricardo Knudsen

    Eduardo Leivas, cite alguma pesquisa cientifica ou notícia na imprensa correlacionando o aumento da gravidez na adolescência com a implementação do Bolsa Família. Não creio q seja capaz, pois suas opiniões são mero achismo desinformado e ideológico. Há porém vários trabalhos relacionando nivel educacional baixo e pobreza com gravidez na adolescência. O Bolsa Família justamente ajuda a escapar da pobreza e da ignorância.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Eduardo Leivas, busque na Internet o livro do Ipea intitulado "Programa Bolsa Família - uma década de inclusão e cidadania". O cap. 14 afirma q o BF não aumentou a taxa de fecundidade no nordeste, ao contrário do q você diz. Ah, e leia o editorial da Folha de novo, acho q você perdeu alguma coisa...

    2. EDUARDO BASTOS

      Cite um artigo que mostre que o BF tem um custo/beneficio melhor do que se não houvesse BF.

    3. EDUARDO BASTOS

      Cite um artigo que mostre que o BF tem um custo/beneficio melhor do que se não houvesse BF.

    4. EDUARDO BASTOS

      Acho que o achismo vem de você. Comprove que os beneficiários do Bolsa Família realmente saíram da pobreza. Comprove que não há geração de filhos apenas para o “aumento de renda”. O BF dá mais renda para quem tem mais filhos. Isso é fato.

  5. Ricardo Knudsen

    Eduardo Leivas, A taxa de fecundidade na região Nordeste, uma das mais pobres, é de 2 filhos por mulher, justo a taxa desejável de reposição. Se cair, piora. O Bolsa Família obriga crianças e adolescentes a frequentarem a escola, o q lhes dá a chance de escapar da pobreza e ignorância. Educação e informação são os melhores meios de evitar a gravidez precoce. Se você quer prevenir a gravidez na adolescencia, apoie programas como o Bolsa Família e tudo q proteja e eduque os jovens.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Aumentar o benefício com o aumento da quantidade de filhos é insano. É óbvio que as famílias gerarão mais filhos para aumentar a renda. O governo não quer resolver a pobreza. Quer incentivar a formação de um exército de reserva que irá votar pelo estômago ao invés do cérebro. Seu discurso de que educação é o “caminho” para resolver a ignorância é muito bonito, só não funciona. Quanto mais Bolsa Família, mais pobres geraremos. E mais dependentes do Estado também. Qual político que não quer isso?

    2. EDUARDO BASTOS

      Obrigar as crianças a irem para a escola não resolve o problema de gerar crianças apenas pelo benefício (o que tenho certeza que acontece). Colocar na escola mais crianças não resolve o problema da pobreza. Bolsa Família é esmola e uma política míope distributiva que incentiva mais filhos pobres e votos populistas. A tendência é a formação de um exército de votos de reserva e filhos gerados apenas para aumentar a renda. Ou seja, insanidade total.

  6. Ricardo Knudsen

    Cloves Oliveira, vê-se bem o quão inteligente e qualificado você é pelo nível dos seus comentários. Algum argumento, ou insulto é o máximo q você consegue?

    Responda
  7. EDUARDO BASTOS

    Tem gente que se diz “informada”, mas quer usar a taxa de fecundidade média para desmerecer o que eu disse. Pesquisem as taxas de fecundidade nos bolsões de miséria. Usem a estatística de modo estratificado e vocês verão a vergonha de nossos índices de fecundidade nas camadas mais vulneráveis (adolescentes). Ter filhos aqui significa mais renda. Por isso sou crítico feroz do Bolsa Família. Mas tem gente que adora fazer “‘média”.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Eduardo Leivas, cite alguma pesquisa cientifica correlacionando o aumento da gravidez na adolescência com a implementação do Bolsa Família. Não creio q seja capaz, suas opiniões são mero achismo desinformado e ideológico. Há porém vários trabalhos relacionando nivel educacional baixo e pobreza com gravidez na adolescência. O Bolsa Família justamente ajuda a escapar da pobreza e da ignorância.

    2. Ricardo Knudsen

      A taxa de fecundidade na região Nordeste, uma das mais pobres, é de 2 filhos por mulher, justo a taxa desejável de reposição. Se cair, piora. O Bolsa Família obriga crianças e adolescentes a frequentarem a escola, o q lhes dá a chance de escapar da pobreza e ignorância. Educação e informação são os melhores meios de evitar a gravidez precoce. Se você quer prevenir a gravidez na adolescencia, apoie programas como o Bolsa Família e tudo q proteja e eduque os jovens.

  8. Tersio Gorrasi

    Bolsa família foi criada para atender famílias em estado de pobreza ou extrema pobreza, porém como isto seria definido? Fala-se em rendimentos de menos de 100,00 ao mês, mas como provar isso? Não existe contracheque de pagamento com esses valores e por interesses óbvios, a renda real pode ser omitida, o tamanho da familia pode ser superestimado. Muitas pessoas vivem em situações precárias por simples comodidade ou desinteresse em melhorar sua qualidade de vida.

    Responda
  9. Vanderli Gomes Camorim

    Ajudar o pobre criando mais pobre. É isso o significado da bolsa família. O dinheiro vem dos impostos, que diminui o montante do capital, que diminui os investimento, que diminui a produção, que diminui a oferta de emprego e a renda que também diminui. Em curto prazo ganha o politico e seu leal escudeiro, o burocrata. No longo prazo todos perdem e a miséria cresce. O que enriquece não é dividir o pão, mas produzi-lo, e de preferência sem prejuízo do capital.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    Eduardo Leivas, um dos maiores problemas do país é a baixa fecundidade. O IBGE prevê taxa de 1,5 filhos por mulher em 2030, abaixo da reposição de 2. A população iria diminuir e envelhecer. Isso seria catastrófico para qquer econômia, pela falta de trabalhadores. Na Europa, há programas fiscais para aumentar a fecundidade. A França já tem fecundidade de 2, maior q a nossa. É preciso aumentar a fecundidade, além de cuidar de crianças e adolescentes. Seus preconceitos dificultam perceber isso.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Cloves Oliveira, vê-se bem o quão inteligente e qualificado você é pelo nível dos seus comentários. Algum argumento, ou insulto é o máximo q você consegue?

    2. Cloves Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. EDUARDO BASTOS

      Você já viu o índice de adolescentes grávidas? Não trabalhe na média. A faixa mais vulnerável é exatamente esta da bolsa família.

  11. Ricardo Knudsen

    Eduardo Leivas, não sei quem são os "vocês" a quem você se refere, escrevi o texto sozinho. Você ouve vozes? Vê pessoas inexistentes? Qto ao estelionato eleitoral, eu escrevi q ambos traíram suas promessas, me referindo a Dilma e Temer. Talvez você desconheça o significado da palavra "ambos", lhe explico q significa "os dois". Ou seja, para mim, Dilma e Temer cometeram estelionato eleitoral. Entendeu ou é difícil pra você?

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      De jeito nenhum. Só não considero que houve estelionato eleitoral de Temer, entendeu? Dilma mentiu nas eleições. Temer apenas acompanhou o rebanho. Dilma foi irresponsável e seguiu à risca o mando do Duce. Por isso que eu não acho que Temer cometeu estelionato eleitoral. Ele é muito ruim, mas parece saber fazer as quatro operações. Que caiam todos, mas de estelionato quem sabe mais é o PT.

  12. Sergio Saraiva

    Mas não era o "bolsa esmola"? Mas não era um programa eleitoreiro? O que mudou depois do golpe?

    Responda
  13. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    O programa começou com Ruth Cardoso e foi evoluindo. A tarefa que ainda está pendente é a desvinculação dos poderes políticos regionais, especialmente dos municípios mais pobres que são dominados por grupos políticos locais. Salvo engano, como exemplo, o município de Murici, dominado pela família Calheiros.

    Responda
  14. Ricardo Knudsen

    O jornal fala em alternância de poder, como se Temer tivesse sido eleito com um programa alternativo ao aprovado nas urnas em 2014, o que obviamente não é fato. Temer se elegeu com o programa de Dilma, com o qual estava evidentemente comprometido. Ambos traíram suas promessas, mas Temer levou a traição a requintes maquiavélicos.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      É Sérgio... e o que tem de papagaios e baba-ovos então...

    2. Sergio Saraiva

      É Ricardo, não está fácil não ser coerente. O que tem por aqui de Zézinho Pontapé. Não sabe do que está falando, tem preguiça de estudar o assunto, mas chuta com as quatro patas.

    3. Ricardo Knudsen

      Eduardo Leivas, não sei quem são os "vocês" a quem você se refere, escrevi o texto sozinho. Eu escrevi q ambos traíram seu programa, me referindo a Dilma e Temer. Talvez você desconheça o significado da palavra "ambos", lhe explico q significa "os dois". Espero q consiga entender.

    4. EDUARDO BASTOS

      Quem traiu o Brasil foi Dilma, no maior estelionato eleitoral que se tem notícia. Tudo o que prometeu na campanha foi deixado de lado quando assumiu. O Levy foi chamado para resolver a "bronca" e depois foi extirpado. Isso vocês nem mencionam...

  15. Ricardo Knudsen

    Michel Temer se elegeu prometendo manter o Bolsa Família, só faltava cometer mais esse estelionato eleitoral, além dos estelionatos da reforma trabalhista e da tentativa de reforma da Previdência. O jornal elogia quando Temer não fez mais do que o prometido (manter Bolsa Família) e elogia qdo traiu seu programa eleitoral (reformas trabalhista e do RGPS). Em suma, sempre elogia Temer. Nenhuma isenção, pura vassalagem.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Basta ter o poder da visão e pesquisar no Google. Coloque gravidez e adolescência. Você verá coisas que sua média não consegue captar. Ou será a sua arrogância?

    2. EDUARDO BASTOS

      Fale do estelionato de Dilma. A que atacou o programa do PSDB na campanha e depois fez exatamente o mesmo. Este sim foi o maior estelionato eleitoral de todos. Mentiu vergonhosamente, foi retirada do poder por crime fiscal e ainda conseguiu o benefício de manter suas prerrogativas políticas (isso o PT não critica, apesar de ser contrário à Constituição). Estamos de olho...

  16. Cloves Oliveira

    Segundo matéria da Valor, 21% da população brasileira vive com Bolsa Família e em 11 Estados, todos no Norte e no Nordeste, essa fatia chega a um terço. Se o programa realmente tivesse tido sucesso esses números teriam que ser menores, mas depois de 15 anos só fazem aumentar. Isso porque a introdução do programa deveria ter sido acompanhada por uma séria de medidas de infraestrutura que nunca aconteceram para criar condições para que as pessoas saíssem o mais rapidamente possível do programa.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Concordo plenamente. A FSP faz um desserviço à população idolatrando um programa que só server para gerar votos populistas. Povo que vota com a boca nunca será livre. Uma vergonha que temos este programa no Brasil e que tenha tantos adeptos. Distributivismo de renda tosco, tacanho e míope, sem nenhum avanço social e travestido de 'bom-mocismo" social.

  17. João JAIME DE C ALMEIDA FILHO

    Propaganda do partido dos outros não pode! Programa sem propaganda, escola sem partido e política sem políticos, somente gestores. Qualquer semelhança com o totalitarismo não é mera coincidência.

    Responda
  18. OVIDIO CARLOS DE BRITO

    Ana Fonseca, que implantou o Bolsa Família, faleceu dia 25 de Março passado. O valor de sua contribuição à redução da miséria no nosso país passou em branco por esta Folha. Ela foi uma das pessoas que mais lutaram pelo direito das mães beneficiárias do programa usarem os recursos com plena liberdade. Respeitava as pessoas pobres.

    Responda
  19. MARCIO OLIVEIRA

    É notável como o tema Bolsa Família sumiu dos textos de um bom número de jornais. Suspeito que o apelo propagandístico do programa tenha desaparecido para os jornalistas após a mudança do regime em Brasilia.

    Responda
  20. EDUARDO BASTOS

    Um programa que liga o valor do benefício ao número de filhos não deveria nem existir. Uma irresponsabilidade em um país pobre no qual a gravidez na adolescência é uma das maiores vergonhas. Não se pode associar número de filhos a quantidade de benefícios. Longe de retirar da pobreza, o bolsa família só a perpetua. Um dos grandes erros de Milton Friedman.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Sua posição é desinformada. Um dos maiores problemas do país é a queda da taxa de fecundidade, que segundo o IBGE atingiria 1,5 filhos por mulher em 2030, qdo a taxa de reposição é de 2. A população começaria a diminuir na década de 2040. Se nada for feito, haverá o colapso da Previdência e da econômia, pela falta de jovens trabalhadores. No longo prazo, seria a extinção da população brasileira. É preciso aumentar a fecundidade, ao mesmo tempo em que se cuida das crianças e adolescentes.

    2. Amauri José Junqueira

      Errado. Você está levando a uma indução de que as pessoas teriam mais filhos para ter o bolsa família (como se o valor fosse um salário de executivo...). O número de filhos por casal tem caído e hoje temos políticas de prevenção a gravidez; se o governo não consegue implementá-las, é outra questão e esta sim tem que ser resolvida.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.