Opinião > Ordens superiores Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. luis nunes

    A Folha desistiu de chamar o regime instaurado em 1964 de ditabranda? Admite agora que foi ditadura? Que progresso!!!

    Responda
  2. Osame Kinouchi

    Parece que todos os defensores da ditadura aqui esquecem um fato simples: não precisava matar ou torturar, bastava prender. Matar é crime. Torturar é crime. E o pior é que muitos aqui falam que a ditadura (e o voto em Bolsonaro) foi feita para defender a família (e a tradição e a propriedade) cristã! Será que Jesus mataria e torturaria alguém? Na verdade, ele foi torturado e morto por ser tido como subversivo...

    Responda
  3. Wilmar Brito

    CIA e KGB + outros no passado trabalhavam de 1 forma / mundo. * "Mudam-se os tempos, as vontades, o ser, a confiança. Tudo é composto de mudanças tomando novas qualidades" ** No passado no geral tabuleiro era xadrez ( visa vitória tot ). Hj tabuleiro é "wéi qí" ( vantagem relativa / longo ) *** Obs.AL.Trump é jogador q sabe jogar

    Responda
  4. JEAN MOREIRA RODRIGUES

    Engraçado a Folha. Apoiou a Ditadura, chama os generais de presidentes ao invés de ditadores e ainda diz que o que aconteceu no Brasil foi uma Ditabranda.

    Responda
  5. Luiz Alexandre Gonçalves

    Bom, e a agora?! Quanto temos vamos ter que esperar para termos a documentos secretos que comprovam a participação de americanos dos setores públicos e privados no Golpe Jurídico-Parlamentar de 2016 no Brasil?

    Responda
    1. José Antônio

      Talvez no fim da validade, se não for renovada, da PEC 241/55.

  6. Luiz Alexandre Gonçalves

    Bom, e a agora?! Quanto temos vamos ter que esperar para termos a documentos secretos que comprovam a participação

    Responda
  7. Angelo Batista Goulart

    Não houve mortes e nem torturas durante os anos do regime de exceção que perdurou no País após o golpe de 1964 ! essa sempre foi a narrativa dos fatos ocorridos , mas agora um organismo estrangeiro que por aqui atuou e colaborou para que houvesse prisões politicas e torturas para exatamente defender seus interesses econômicos e da geo-politica , delata as mortes e desaparecimento como algo deliberado e autorizado!

    Responda
  8. Hildebrando Teixeira

    Minha homenagem aos vários militares brasileiros que morreram lutando na guerra contra o ditadura do proletariado, contra a miséria definitiva no País e contra ao sofrimento humilhante de pessoas inocentes nas mãos dos impiedosos tarahdohs ideológicos.

    Responda
    1. José Antônio

      Vaz comemorar o cinqüentenário do AI-5 ( Atestado de republiqueta bananeira ) em dezembro próximo?

    2. José Antônio

      Paus-mandados do chefe Norte. Os de cima, claro.Leia: ´´Como manter uma colônia ou eliminar seu concorrente.`` No blog de Mauro Santayana. Mortes no campo de batalha faz parte. Mortos sumariamente na prisão é assassinato. Cristãos não eram!

    3. José Antônio

      De fato, João Goulart ( Comunista de carteirinha ) costumava-se a se reunir em sua ´´fazendinha`` com os terroristas para planejarem a revolução comunista, apreciando, juntos, churrascos feitos no chão de criancinhas.Que horror!

  9. LUIZ FERNANDO GARCIA

    Até qdo vamos brincar de "eu não sabia"? É lógico que todo mundo sabia: Hitler, Geisel, Figueiredo, e tb Lula, já que corrupção tb significa morte por asfixia de boa parcela da população mais pobre... Qtas cidades foram consumidas pelas chamas da corrupção? Qtos edifícios desabaram e vidas perdidas nos incêndios provocados pela corrupção desmedida dos últimos governos democráticos? E sempre a mesma desculpa dada e aceita pela sociedade: "eu não sabia"!!!

    Responda
  10. Wilmar Brito

    Joãozinho "ex-pidão" hj autodidata em ética / filosofia mandou * "Na guerra mundi entre rochedo e o mar / mar e rochedo, ou melhor, na época CIA × KGB quem se arrebentou ? Marisco ! Povo !"

    Responda
  11. Wilmar Brito

    "Nenhuma" ditadura é aceita / mundo. "Mundan-se os tempos...Tudo é composto de mudanças...".* Mundo.hj +consciente q é interdisciplinar ! Univs internet / neuro de peso considerável. Mostram necessidade " inconsciente" ( preservação da espécie )comunicação total, coesão = Falta Homem Sujeito nos sistemas ? Até hj bonecos ?

    Responda
  12. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Gostaria muito de ouvir ou ler de Elio Gaspari o que tem a dizer sobre esse novo fato que, de todo, não é tão surpreendente assim, em vista do que já sabemos sobre o que ocorreu neste país durante a ditadura militar.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    Só intelectuais e acadêmicos não sabiam que a decisão para eliminar subversivos considerados perigosos não era feita apenas pelo baixo escalão durante os governos militares. Por outro lado, a anistia foi aprovada para os dois lados, portanto qualquer revisão a ser feita terá que valer também para os dois lados. Esperemos que esse arroubo humanista não seja apenas um desculpa para encobrir a sede ao pote pela fartura de processos e honorários que essa revisão certamente criará.

    Responda
    1. adherbal oliveira

      Documentos constituem, ou reconstituem a História. Quanto a arroubos humanistas, depende da capacidade cognitiva de cada indivíduo.

    2. Ricardo Ferreira

      É fato que houve crimes de ambos os lados, e fato também que a Lei da Anistia também pôs um basta em algo que jamais teria como ser posto a limpo. Mas lembro que somente membros da esquerda (que tb não apóio) foram alcançados pela justiça. Portanto, se fosse o caso de haver a revogação da Lei (o que não acredito), quem já pagou, já pagou.

  14. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Bobagem. Foi só uma ditabrandazinha. E antes que perguntem: nunca houve golpe no Brasil.

    Responda
  15. Julio Shiogi Honjo

    Soldados são treinados apenas para obedecer, por conseguinte...

    Responda
  16. Herculano JR 70

    A história me da o privilegio da critica a posteriore. Estou convencido que a repressão contra os subversivos armados ao regime, que queriam no lugar a ditadura do proletário, sem eles, foi necessária. Seria melhor ñ ter subversivo pra ñ ter militar. Fazer o q! Mas, qdo o poder foi dado em excesso, sobretudo a um grupo q tem na violência armada sua razão de ser, os excessos foram cometidos. Assim, validam a violencia estatal os subversivos, rebeldes, terroristas e ban+didos. Fazer o q?

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      A superioridade moral das forças da Lei, é justamente pelo fato de se respeitar a Lei. Se agentes do Estado se igualam aos bandidos, toda a sociedade está desamparada, pois fora da Lei, só existe a barbárie.

  17. Antônio Carlos de Paula

    Uma vergonha que torturas e assassinatos praticados pela ditadura foram acobertados por uma lei de anistia imposta por ditadores sanguinários!

    Responda
  18. amarildo caetano

    Ditadura nunca mais.Quem apoia ditadores é tão cruel quanto eles.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      ...Enquanto os comunistas queriam tomar da classe média suas conquistas, gastando bastante e depositando o que restasse em contas na Suíça.

    2. adherbal oliveira

      Não foi nada difícil a escolha dos militares. Foi uma investida da classe média, junto com militares, para uma elevação do nível econômico. Udenismo puro. Sairam na hora de pagar a conta, os empréstimos. Geisel era melhor empreendedor que a linha (mais) dura.

    3. Hildebrando Teixeira

      Nem eu e nem os militares, que tiveram que fazer uma difícil escolha, pois não tiveram opção, entre a ditadura temporária, tanto que devolveram o poder por livre e espontânea vontade, e a ditadura socialista permanente.

  19. joao claiton edy negrao negrao

    Todos sabemos que a impunidade eh um insentivo a criminalidade, assim, tememos que a impunidade dos militares assassinos e torturadores venham insentivar que esses fatos lamentaveis tornem a acontecer.

    Responda
    1. Rodolpho Oliveira

      Eu te inCentivo a ir estudar!

    2. Hildebrando Teixeira

      Já a impunidade dos sequestradores e torturadores socialistas criminosos realmente incentivou-os a continuar com seus planos de capturar o Estado e derrubar a democracia brasileira; como seus parceiros venezuelanos conseguiram lá, quase conseguiram aqui.

  20. Eduardo Potsch Camara Matos

    A conferir, 45 anos depois, se as informações que embasaram o documento e a análise não foram levantados e distorcidos sob a ótica da conjuntura política e repressiva não só do governo que deixava o poder naquela época, como também do Cone Sul, vide golpe no Chile, com assessoria da CIA.

    Responda
  21. Marcos Serra

    Inacreditável a celeuma que o suposto documento vem provocando. Pelo andar da carruagem e por conveniência, estão deixando de levar em conta importantes aspectos da questão: a CIA é, comprovadamente, uma das maiores fabricantes de mentiras no mundo, distorcendo fatos segundo seus interesses; como obtiveram o diálogo (escuta, presencial?), linguajar totalmente atípico aos militares da época, incapacidade de defesa dos acusados por já estarem mortos e total contradição com a distensão em curso.

    Responda
  22. Hildebrando Teixeira

    Só uma perguntinha para a Foice, lembrando de que nossos militares nos livraram da tragédia socialista enquanto outros, como os da Venezuela, se venderam e a eles se uniram, preferindo o dinheiro à honra: quantas venezuelanos inocentes já morreram e quantos morrerão em virtude da co.var-diah dos militares de lá, por tiro, por doenças simples e por fome? Aqui, os inocentes se salvaram.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Que a lógica da caserna seja binária e maniqueísta, até entendo, e provavelmente tem que ser assim mesmo. Mas aqui na sociedade plural, seus argumentos não fazem o menor sentido. Quem repudia a ditadura não necessariamente é "comunista". É obvio que uma ditadura marxista seria ainda pior, mas isso não pode servir de argumento para o acobertamento dos crimes daquele regime.

  23. Hildebrando Teixeira

    É uma pena que nossos militares tenham perdido a guerra de (des)informação contra os socialistas, área na qual não tinham as mesmas habilidades do inimigo, sendo, por isso tão humilhados e enxovalhados pela nossa sociedade mesmo tendo nos libertado da iminente ditadura socialista permanente e sangrenta, como sempre foram as de nossos vizinhos socialistas, traídos por seus militares.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.