Elio Gaspari > A CIA achou que Geisel dominaria a 'tigrada' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
No texto há a afirmação de que: " Os EUA escrevem a história do Brasil", nesse sentido, faz pensar que essas informações sobre a ditadura sejam mostradas agora,antes de nossas eleições... Só para constar sou contra qualquer militar no poder, por golpe ou eleição.
Se esta reunião ente os Generais Giesel, Figueiredo, 'Caveirinha' e Confúcio aconteceu, é difÃcil provar diretamente. Entretanto, pode-se verificar de forma indireta pelos fatos relacionados decorrentes durante o governo Geisel. É só dar tempo ao tempo, à s pesquisas históricas e à bondade norte estadunidense revelando mais documentos.
Documentação sem credibilidade. As Forças Armadas salvaram o Brasil da implantação do comunismo(ultrapassado) . O povo democrático agradece.as Forças Armadas, pois os guerrilheiros comunistas queriam implantar o comunismo aqui no paÃs com suas guerrilhas. Muitos soldados das Forças Armadas morreram em combate com esses guerrilheiros comunistas. Vão para Cuba, Venezuela e outros paÃses do mesmo regime. Democracia Plena e Liberdade de Imprensa!
Documentação da mais alta credibilidade. Cultura norte americana tem obsessão pela veracidade dos fatos, documentação e arquivamento. Algumas centenas de guerrilheiros, mal armados, nunca tiveram a menor possibilidade de implantar o comunismo no Brasil. Seus crimes deveriam ter sido julgados pela justiça e pelas leis em vigor, não precisava de torturas e assassinatos de estado. Soldados das Forças Armadas mortos em combate, faz parte do risco da profissão.
Tudo bem, mas como a C I A sabia? Tinha alguém infiltrado na reunião do alto comando? E se havia, quem? Estrangeiro ou brasileiro?
O Império Norte Americano (EUA), tinha e tem uma rede de espionagem mundial, altamente eficaz, pois informação é parte importante do poder. No Brasil, ajudou a articular e apoiou efetivamente o golpe militar de 1964. Havia uma rede de informantes e espiões infiltrados, no governo, na imprensa e diversos setores estratégicos, comandados de dentro da embaixada dos Estados Unidos, pelos adidos militares e da CIA, que toda embaixada americana tem pelo mundo.
Foi dentro das Forças Armadas que ocorreram mais perseguições contra aqueles que honravam e honram a farda.Democratas que não foram cúmplices contra o arbÃtrio dos sádicos assassinos.Tergiversar é forçar comparações com realidades totalmente diferentes(e sobre as quais temos "informações" totalmente suspeitas e mentirosas,por sinal, MENTIRA é o que praticaram os que fingiram suicÃdio de Herzog,os que demonstraram por A + B que o atentado do RioCentro era coisa de "subversivos".Eram eles.
Não discuto a possibilidade do General Geisel ter consentido com as matanças ,mas se ele não tivesse demitido dois generais quatro estrelas,primeiro o Ednardo e depois o Sylvio Frota ,que eram da chamada "linha dura" do exército e assumido o controle do planalto sobre as forças armadas,a matança teria sido muito maior . E a democracia implantada após o fim da ditadura militar que teria soluções para tudo após a constituição de 1988, puseram o paÃs nesse descalabro em que se encontra.
Do Czar da economia militar (escreve as 4ª feiras na Folha) ´´Não me arrependo de ter endividado o paÃs. Hoje estamos pagando 1 trilhão, 184 bilhões e ´quebrados` de ´operações compromissadas`` oriundas da ´divida`` interna. Nunca auditada segundo o New York Time.
Bobajada e fotos sem nenhum significado!
Para você, não para a História do Brasil!
Os Estados Unidos sabem tudo sobre o Brasil daquela época, porque foram eles que fizeram o golpe militar de 1964 A seguir nos mesmos moldes deu-se o golpe no Chile. Ivan Soares de Araújo - Rio deJaneiro
Verdade. O Império Norte Americano (EUA), tinha e tem uma rede de espionagem mundial, altamente eficaz, pois informação é parte importante do poder. No Brasil, ajudou a articular e apoiou efetivamente o golpe militar de 1964. sempre há, uma rede de informantes e espiões infiltrados, no governo, na imprensa e diversos setores estratégicos, comandados de dentro da embaixada dos Estados Unidos, pelos adidos militares e da CIA, que toda embaixada americana tem pelo mundo.
Os dois impérios digladiaram se por 74 anos, retardando o debate sobre a questão ambiental causando a degradação atual em q se encontra o planeta. O Liberal induziu o Progressista a implosão e a partir dos anos 90 entrou na ordem do dia. O prejuÃzo humano (sócio econômico ambiental) cria do barbudo Alemão produziu lesão traumática nos subversivos pelo confronto de ideia na luta armada. América Latina e Central era quintal Soviético. O jogo bruto dos repressivos foi mero acidente de percurso?
Quem produziu o prejuÃzo humano (sócio econômico ambiental) é o capitalismo.
Sobre Cuba, Venezuela, Stalin, silêncio total.
Na falta de argumento.....a estupidez.
Não esperava tantos saudosos da Ditadura. Surpreende o orgulho com q defendem assassinato e tortura. Como defendem a supressão dos direitos e da ordem constitucional de então. Como defendem a supressão daquilo q chamamos democracia e civilização. Alguns tem o desplante de dizer q a ditadura militar foi necessária para impedir uma ditadura comunista, mentira q serviu para criar pânico, à conveniência dos ditadores. Os democratas precisam estar atentos para q não voltem ao poder.
'Não se faz Omelete sem Quebrar Ovos'! Tanto a Direita como a Esquerda fazem o que for Preciso para manter o Poder, o resto é Choro de Perdedor! C'est la Vie!
A carapuça de co-responsável pelos assassinatos lhe cai muito bem!
A guerrilha socialista no Brasil, foi fraquÃssima. Se limitou a algumas centenas de guerrilheiros. Nunca existiu a chance de implantar comunismo aqui. Criou-se esse fantasma, por conveniência da ditadura. Era perfeitamente possÃvel combater a guerrilha armada fora da lei, sem torturas e assassinatos de estado. A supremacia das forcas do estado, era total.
Na ditadura só morreu inocente... Aqueles coitadinhos que só defendiam o comunismo stalinista... Como militar era malvado....
Ditadura? O que houve com a ´´revolução``? Assassinaram-na?
Na ditadura morreram, assassinados e torturados, muitos inocentes. E também lutadores heroicos que se levantaram contra a ditadura. A grande maioria dos que foram mortos pelos ratos fardados nunca pegou em uma arma.
Já passou da hora da imprensa jogar luzes nos assassinatos (inclusive de seus próprios companheiros) perpetrados pelos comunistas que, por sua virulência, provocaram a firme reação das autoridades da época. Hoje, graças aquelas autoridades, temos a liberdade de ter e expressar uma pluralidade de ideias que leva ao congresso várias dezenas de partidos polÃticos e podemos até cuspir no prato que comemos.
As próprias leis da ditadura, como a de segurança nacional, possibilitava a condenação de guerrilheiros a penas de prisão duras. Criou-se esse fantasma, do perigo comunista iminente por conveniência da ditadura. Era perfeitamente possÃvel combater a guerrilha armada de algumas centenas, sem torturas e assassinatos de estado. A supremacia das forças do estado, era total.
Alguns dos que lutaram dando sua vida pela democracia, contra a ditadura dos ratos fardados, eram de fato comunistas. A maior parte não era. Eram defensores da democracia contra uma ditadura brutal e mentirosa, baseada na censura e na enganação. Os milicos são especialistas em enganação, fazem cursos sobre isso.
Qualquer ditadura, e o assassinato de oponentes, deve ser execrada, seja de direita ou de esquerda. Os que defendem a ditadura militar no Brasil, justificando q impediram uma outra ditadura de esquerda, no fundo defendem q os fins justificam os meios, um dos argumentos mais imorais q existem. São hipócritas, inimigos da democracia. Quem acredita em democracia e tem um mÃnimo de decência, combate ditaduras, de esquerda ou direita, dentro do estado de direito, jamais defendendo assassinos.
Tenho ressalvas quanto à ditadura, mas devo reconhecer que a divulgação desse relatório, em ano eleitoral, no qual um dos candidatos mais forte é justamente um militar, demonstra dois fatos muito claros: primeiro, os americanos continuam se intrometendo na polÃtica alheia, em detrimento dos interesses e da vontade do povo respectivo; e segundo, episódios como esse vão continuar a brotar, aqui e ali, sempre com vistas a proteger os interesses predatórios dos Yankees em terras tupiniquins.
Os documentos foram liberados em 2015, apos o fim do prazo de classificação de "secretos", nesse caso de 40 anos, e estão no site da CIA desde então. Podem ter sido divulgados agora, por interesse interno de adversários, de trazer o tema a debate, o que é natural. Tudo, absolutamente tudo que se refere aos candidatos a presidente, devem vir a público, para avaliação e debate da sociedade, e os fatos incômodos, surgem mesmo é pela iniciativa de opositores. Isso é democracia.
Ainda, na coluna de Gaspari hoje: "Cofres abertos: ... e já se ouve a frase temÃvel: 'Dinheiro não é problema'." Até as pedras da rua sabem, exceto os ingênuos deste paÃs: em polÃtica, se falta dinheiro para campanha à s claras, à s escuras nunca faltou ou faltará. Depois, o polÃtico eleito tem que fazer jus ao que recebeu de uma forma ou de outra, porque existirá a próxima campanha. A sociedade americana sabe disso há muito tempo. Aqui, no Brasil, a hipocrisia ou a inocência fala mais alto.
A tigrada também pode ser chamada de urubuzada, E independentemente da intenção, o fato é que o exército acabou implantando um regime macabro, com muitos mortos e desaparecidos, muita censura, e muito poucas garantias aos direitos individuais.
Gaspari, que tal comentar das centenas de inocentes assassinados pela esquerda naquela época ? Que tal pedir comissão da verdade para eles? Você engana gente despreparada.
Em 11 de novembro de 1955, o General Lot colocou os tanques na rua e botou para correr os pré-gorilas do Clube Militar juntamente com os golpistas do famigerado Clube da Lanterna comandado pelo "corvo" Carlos Lacerda. Com isso, aquele digno e honrado oficial do Exército Brasileiro garantiu a posse de Juscelino Kubitschek e João Goulart, então eleitos democraticamente para dirigir esse PaÃs; nada a ver com essa "tigrada" de assassinos responsáveis pelos 21 anos de trevas vividos por todos nós.
Gaspari não era fã de Geisel?
MIMIMI, mimimi, mimimi, papinho furado do Elio Gaspari, o qual deveria falar das chevrolets C14 que a folha da tarde emprestou para o glorioso governo militar que combateu o bom combate contra um bando de comunistelas covardes que assassinaram centenas de inocentes Viva o General Ernesto Beckmann Geisel . Viva o Exército Brasileiro.
Perfeito o contraponto final do texto: "... quem influenciou mais o mundo de hoje, Marx ou Rachel Carson, ...?" Valeu pela leitura da Folha de hoje!
Ótimo, Elio Gaspari! Estava ansioso para ler o que tinha a dizer sobre o documento da CIA descoberto pelo articulista da Folha Matias Spektor. Considero-o uma autoridade sobre esse perÃodo de trevas da história brasileira. Seus livros sobre a nossa ditadura militar são uma obra-prima que deverá ser consultada sempre no futuro por quem quiser saber e entender o que se passou no Brasil naquela época. É estarrecedor constatar que existem pessoas que querem a volta dos militares ao poder polÃtico.
Como pôde um agente da CIA saber de um assunto altamente confidencial, que foi a dita conversa entre um Presidente ditador, o Chefe do SNI e dois Generais quatro estrela ? Mistério. Como o Geisel, o Presidente que enfrentou um General de quatro estrelas, Comandante do Segundo Exército - Ednardo D´Avila - por permitir a censura em sua área de comando, poderia assumir o assassinato sumário de pessoas ? Explique isso Elio.
Sim, a KGB! Mas creio que a CIA era e é mais sofisticada.
O senhor ainda duvida da capacidade da CIA, principalmente naquela época???!!!
As Ilusões Armadas é uma obra que analisa a guerra subterrânea entre um presidente militar e a anarquia dos órgãos de repressão. A existência das divisões internas dentro da ditadura é conhecida desde outros trabalhos. Os livros de Elio trouxeram à luz perfis, movimentações e diálogos então desconhecidos, tornando-se um clássico sobre a natureza das tramas polÃticas no século passado. Mas 2018 é um ano de emburrecimento tático à esquerda e à direita, do maniqueÃsmo e seus idihotas úteis...
As Ilusões Armadas é uma obra que analisa a guerra subterrânea entre um presidente militar e a anarquia dos órgãos de repressão. A existência das divisões internas dentro da ditadura é conhecida desde outros trabalhos. Os livros de Elio trouxeram à luz perfis, movimentações e diálogos então desconhecidos, tornando-se um clássico sobre a natureza das tramas polÃticas no século passado. Mas 2018 é um ano de emburrecimento tático à esquerda e à direita, do maniqueÃsmo e seus idiotas úteis...
Lamentável o pensamento de alguns leitores que demonstram seu radicalismo e intolerância contra quem pensa diferente de suas idéias. Será que em suas casas agem de violência contra quem os contraria? Não se apoia a violência em hipotese alguma.
Pensar diferente de nossas ideias é uma coisa diferente de como agem os radicais de esquerda - comunistas - que implantaram regimes de terror em todos os lugares em que fizeram a chamada revolução comunista, como Stalin, Fidel Castro, Pol Pot e outros. A revolução ou golpe, como quiserem chamar os esquerdistas, evitou que fossemos dominados por essa camarilha assassina.
Foi nos livros do Elio que li, pela primeira e ÚNICA vez, a conversa entre um presidente militar e seu ministro do exército autorizando assassinatos. Lembro que fiquei aturdido, ainda mais que no livro anterior a máquina da matança e os mortos são apresentados em detalhes. Como não é uma biografia, mas uma análise polÃtica, a obra teve a coragem de revelar informações arrasadoras, inclusive sobre aqueles que lhe confiaram depoimentos e documentos.
Uma coluna hiper inteligente com tantos comentários medÃocres. Parece que não leram o Gaspari.
Mais uma prova que esses ditadores matavam à serviço do Estado! Repugnante.
Quem informava à CIA do teor de reuniões secretas como aquela? Afinal só Geisel, Figueiredo, Milton e Confúcio estariam presentes.
Prezado Elio Gaspari, concordo com os leitores que sugerem revisão de trechos da sua brilhante obra sobre a ditadura brasileira com base nas recentes informações da CIA. Estes documentos mostram que Geisel, o afável luterano,foi ditador, sanguinário, e ainda tem seus admiradores (vide cartas de leitores).Em nenhuma ditadura, a turma do "não sabia" não existe. José Luiz Felix da Cunha, Montes Claros, MG
Você não conhece a obra, não seja um idihota útil.
Pois é... Só um marciano sem cérebro pode imaginar um ditador desinformado... um ditador defensor dos direitos humanos... rarara...vote, como se diz no nordeste...
Querer trazer os tempos do regime militar e do terrorismo de esquerda para os dias atuais é de uma má-fé e covardia inacreditáveis. Todos sabemos que isso não tem a menor chance de acontecer. Elio tem como único objetivo atacar os candidatos que não compartilham de sua ideologia retrógrada. Por que nunca denunciou a matança, essa sim. ocorrida em C.uba? Será que esse documento tem amparo? Como foi obtido? Por os americanos não relatam as torturas no Vietnã e Oriente Médio? Chega de hipocrisias.
A defesa de tortura e morte tem sido uma constante entre os comentários de leitores nesse prestigioso jornal. Sinceramente, a mediocridade dos governos militares nos envergonha. Geisel, Figueredo, Frota, Nini e outras figuras patéticas e sanguinárias nos mostra o quão atrasados e república das bananas fomos e somos. E o que é pior: bananas assassinas. Ditadura sanguinária nunca mais!
O outro lado, pra refletir: se um Zé Dirceu com poder polÃtico fez um estrago que só com muita sorte e trabalho uma Lava Jato conseguiu findar, imaginem uns 200 Zé Dirceus conseguindo ainda o poder militar, da força (nunca tiveram, nem nos governos petistas), aà meus caros, Venezuela é que não seria nem o começo. Meu muito obrigado ao apoio dos EUA e à s Forças Armadas Brasileiras pela fidelidade à liberdade do povo brasileiro, que não mais terÃamos não fosse o combate ao terroristas socialistas.
Ninguém mais que Elio Gaspari sabe da delicadeza das providências que Geisel - "distensão lenta e gradual" - teve que tomar naquela época, em sequência aos anos de chumbo de Médici. Fez o que pôde, parece-me.
Graças à s Forças Armadas que o Brasil vive hoje na Democracia, pois as Forças Armadas combateram a implantação das esquerdas(comunistas) ou seja o comunismo, os guerrilheiros comunistas armados queriam derrubar a Democracia. O povo democrático apoiava as Forças Armadas contra o Comunismo (regime ultrapassado). Parabéns à s Forças Armadas que não deixaram esse comunismo aqui no nosso paÃs.Esses documentos não merecem credibilidade.
Os milicos quiseram destruir a democracia. Essa a verdade.
Elio Gaspari deve-nos uma explicação. Em seus excelentes livros sobre a ditadura militar passa a ideia de que Geisel "dominou a tigrada". Mas parece que este domÃnio passou pela continuidade dos assassinatos seletivos ou "acidentes". Geisel, Figueiredo e a tigrada (CIE) decidiram a morte de membros do comitê central do PCB e PC do B, que na época (75/76) agiam politicamente por meios legais ou semi-legais, com o MDB e opositores com a Igreja e suas comunidades de base e alguns sindicalistas.
Se o fim da censura prévia em 08/06/1978, a restituição do habeas corpus e o fim do AI-5 no mesmo ano não foram vitórias sobre a "tigrada", então o que foi?! A eliminação completa nunca se deu, até hoje. Muitos pularam para as PMs, ABIN e PolÃcia Federal. Suas crias estão, numa ponta, matando jovens negros. Na outra, induzindo reitores ao suicÃdio... A tigrada também "virou uma ideia", e está nas redes sociais a todo vapor.
Estamos esperando ansiosos o 6º volume de sua obra sobre a ditadura militar: O Autor Envergonhado.
Cem anos entre Marx e Carson fazem muita diferença.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A CIA achou que Geisel dominaria a 'tigrada' Voltar
Comente este texto