Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Romero Lima

    Subestimaram a tolerância do povo assim como Luis VI na França. Aquele tal meireles vem impor a manutenção da miseria com o congelamento do gasto publico. O tal parente achou q podia aumentar a toda hora o preço dos combustiveis brincando com o assalariado com seu salário cogelado. Agora estão recebendo o troco.

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Populismo deixa de ser uma palavra ambígua se a definirmos não pelo que se refere, mas por quem a utiliza. Como o uso de neoliberal define o sujeito como esquerdista. O político populista é aquele que dialoga diretamente com o eleitor, desprezando a elite intelectual, que não possui um poder formal, mas exerce um poder de liderança política por meio das diversas instituições da sociedade civil, como a imprensa. Resumindo, quando define a palavra, o colunista define o político de quem discorda.

    Responda
  3. Ricardo Knudsen

    O colunista poderia nos dizer o qto a idade mínima reduziria o gasto do INSS. Não é muito, visto q o fator previdenciário já reduz as aposentadorias ditas precoces. O trabalhador q se aposenta mais cedo, recebe por mais tempo, mas o benefício é menor. O custo total é o mesmo para o INSS. Se o custo é o mesmo, pq o liberal colunista quer q se proiba as pessoas de se aposentarem mais cedo? Não seria intromissão indevida do governo? Onde o liberalismo?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Quanta besteira, meu !

  4. Ricardo Knudsen

    O colunista poderia ser honesto sobre a Previdência, pois os críticos sérios da reforma dizem que é a Seguridade q não é deficitária, não a Previdência. O RGPS rural é de fato um programa social, e deve ser financiado por toda a sociedade, não só pelos trabalhadores urbanos. Já as propostas q redistribuem impostos do consumo para a renda, são realidade na maioria das democracias ocidentais, com efeitos distributivos e de aumento da competitividade das empresas.

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    Os populistas de esquerda querem convencer que classes baixa e média pagarão a conta da exploração da classe alta; enquanto na realidade, pessoas decentes das classes baixa, média e alta, pagam pelos privilégios de oportunistas das classes baixa, média e alta. O populismo é a ferramenta para oportunistas de todos os matizes disfarçarem suas más intenções.

    Responda
  6. Hildebrando Teixeira

    Artigo excelente, desmistificando um País de místicos, ávidos a crer no primeiro missionário que aparecer na frente.

    Responda
  7. Evandro Luiz de Carvalho

    Você entendeu o que ele disse? Classe média, você e os mais pobres pagarão a conta.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Entendi diferentemente, que pessoas decentes das classes baixa, média e alta, pagam pelos privilégios de oportunistas das classes baixa, média e alta.

  8. Jonas Santiago

    Depois da prisão do ex-presidente, o maior radical populista no pleito é o ídolo dos bolsominions. Mas, o problema está, infelizmente, nessa ideia retrógroda de que precisamos de um super-herói. Nenhum dos candidatos atuais trarão um plano de sacrifícios que nos tiraria deste inferno que vivemos.

    Responda
  9. José Cardoso

    Tem também o candidato que alardeia subliminarmente a própria ignorância, enchendo o ego do eleitor. "veja, sou burro como você, sou povão, aliás de repente você é até mais inteligente que eu". Não somos como esses filhinhos de papai da elite, que brincavam no tapete da sala quando crianças.

    Responda
  10. José Ricardo Braga

    Este discurso, nas "mãos" de um populista, faria um sucesso... ;)

    Responda