Marcelo Viana > Quando viveu Isaac Newton, afinal? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Gostaria de parabenizar a todos envolvidos nesse assunto,tanto o leitor como o professor. São pessoas assim que enriquecem o debate intelectual no paÃs.continuem assim.
Não queria responder. Mas o artigo da folha é sobre controvérsias com um leitor a respeito da data de nascimento de Newton. Um debate que não muda nada na história. Passei a lembrar de um outro debate havido na história entre Newton e Leibniz que remete a outros entre Leibniz e Locke, este sim pode mudar muita a história, pois os seus reflexos estão aà até hoje, principalmente na recuperação do filósofo alemão. Algumas anotações sobe princÃpios éticos são bem atuais.
Muito interessantes as informações sobre os calendários. Registro meu estranhamento em relação aos comentários antecedentes, que parecem bastante inapropriados, por não ter qualquer relação com o conteúdo da matéria.
A idade antiga se caracterizou por impérios guerreiros, dominações colonialistas, polÃticos personalistas que se arvoravam em deuses. Na atual polarização estamos voltando a tal situação, Trump, Putin, Macron, Xi Ping. Estados Unidos, Europa e Ãsia imperiais, Oriente Médio, Ãfrica e América Latina colonizadas. Locke é um dos pais da democracia representativa, que agora está em cheque. A polarização de sua época criou a modernidade,hoje vemos a antiguidade retrô.
A idade antiga se caracterizou por impérios guerreiros, dominações colonialistas, polÃticos personalistas que se arvoravam em deuses. Na atual polarização estamos voltando a tal situação, Trump, Putin, Macron, Xi Ping. Estados Unidos, Europa e Ãsia imperiai, Oriente Médio, Ãfrica e América Latina colonizadas. Locke é um dos pais da democracia representativa, que agora está em cheque. A polarização de sua época criou a modernidade,hoje vemos a antiguidade retrô.
Deleuze dizia que a função do filósofo é criar conceitos. Discordava de Wittengestein que dizia "o que não se pode falar, se deve calar", a partir daÃ, o ateismo militante. Muto pela aversão aos marxistas do PCF e seu materialismo histórico dialético, que se opuseram ao maio 68. Na obra sobre Leibniz e o Barroco cria o conceito de dobra. Um andar de cima que se elevou sobre os escombros da idade antiga, que se dobra ao abrir e fechar nas redobras, aliviando as tensões do indivÃduo de então.
Nestes tempos de polarização, me peguei lendo um livro sobre Leibniz e o Barroco, de Gilles Deleuze. Filósofo egresso do Maio Francês de 68, faz interessante análise da religião, longe da polarização fé e ciência. Leibniz tem uma obra em que rebate o Ensaio sobre o entendimento de Locke. Locke, por sua vez, fala de posições fundamentalistas, ao final de seu ensaio que soam muito atuais. Leibniz polarizou com Newton e perdeu, hoje a fÃsica quantica, a eco e a informática devem muito a ele.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Quando viveu Isaac Newton, afinal? Voltar
Comente este texto