Vinícius Torres Freire > Economia volta a se deprimir Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O mercado deixou Temer em paz em troca das mudanças na lei trabalhista e da previdência. Impedir o caos econômico com mais pobreza para o trabalhador não vai resolver nada. De resto, basta se informar sobre a era Sarney e posteriores governos locais do PMDB e assemelhados. Na verdade, em trinta anos só tivemos dois presidentes decentes e um terceiro que, por quatro anos, não estragou o legado dos anteriores. Mas então, este último nos legou Dilma.
Se na sucessão de FHC o perigo de ruptura vinha da esquerda, agora vem da direita, então o empreendedor prefere não arriscar, está analisando o ambiente econômico e polÃtico, antes de contratar e investir. O Brasil não está tão trapo assim, já estivemos em pior momento. Vivemos revoluções na informação e na tecnologia, o emprego como é hoje, logo deixará de existir, a queda da taxa de emprego formal acontece no mundo inteiro.
Sem a reforma da previdência nossas recuperações são voos de galinha. Depois do congresso desistir dela para preservar o foro dos deputados, a galinha está no chão novamente.
Vinicius, sua análise parece de padeiro com primário incompleto tentando entender a construção de um avião. O crescimento da economia é movido pela demanda agregada (Keynes) que é influenciada fortemente por 3 variáveis: câmbio, juro e poupança fiscal. O câmbio e o juro explicam Completamente a nossa situação. Seus comentários são do tipo de quem acredita em Adão e Eva após Darwin (Smith/Keynes) e o cálculo de 13,7 bilhões de anos do universo.
Isso é planejamento bem sucedido do austericidio em plena recessão.
Quais as causas reais da estagnação,sem bode expiatório como tem sido feito até agora. Não precisa muita teoria ou estatÃsticas para ver com simplicidade que o que falta é: produção, empregos, salários, consumo, credito. Sem isso nada feito. Com dólar caro, será que vai dar para reagir ou vai piorar porque o paÃs se estruturou para exportar commodities, que é um item importante, mas passou a importar de tudo?
Temer vendeu a idéia de que a recuperação da econômia dependia de reformas. Não era fato, mas isso criou expectativas que não se confirmaram, frustrando o mercado. Por outro lado, o governo foi incapaz de criar condições para reativar a economia e gerar empregos. Sem isso a crise de receita, particularmente no INSS, continua. Sem recuperação da receita, o deficit e a dÃvida não caem. Com o crescimento negativo do PIB no 1° trimestre, Brasil realmente voltou...para o buraco.
A única coisa que souberam fazer,e muito bem, foi a conspiração que derrubou uma presidenta eleita democraticamente!
Infelizmente falta isenção na imprensa para reconhecer que Meirelles e Temer fizeram uma gestão medÃocre. A pouca recuperação se deve ao carater cÃclico das crises econômicas e um pouco menos de insegurança polÃtica, visto q o congresso deu mais apoio a este governo (mas a que preço!). Dilma jogou o paÃs em uma de suas maiores crises, mas após 2 anos a crise atual é deste governo. O PIB decresce e o desemprego é de 13%, o mesmo do inÃcio do governo. Desastroso.
Mas Ricardo, será que desastroso não foi o PIB de -7.2, ocorrido nos anos Dilma? Os dias de estagnação completa, o buraco sem fim, a inflação cósmica e tudo desmoronando? /Claudia.
Ninguém confia no Temer, e as mudanças foram apenas especÃficas ou ficaram pelo caminho. Só um novo Congresso e um novo presidente terão legitimidade. Agora, se alguém da esquerda vender para presidente, é melhor comprar rapidamente dólares, por que o Brasil vai afundar ainda mais. Os investidores vão tudo abandonar o Titanic.
O Brasil voltou 20 anos em 2. Enquanto esse embuste e a turma dele, inclusive a filha, não estiverem na Papuda, o Brasil não vai reagir.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Economia volta a se deprimir Voltar
Comente este texto