Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marina Gutierrez

    Uma pergunta : desde quando a Venezuela vem sofrendo sanções por parte dos USA? Não estou querendo dizer que essas possiveis sanções sejam responsaveis pela situaçãod de penuria no pais mas me pergunto se contribuiram para o declinio.

    Responda
  2. Ricardo Candido de Araujo

    Fico na dúvida muitas vezes se certos comentários têm origem em simples desconhecimento, ideologia cega ou pura má-fé... O criador dessa "lindura" conhecida como bolivarianismo foi um ex-militar, o CORONEL Hugo Chaves! Deveria fazer pensar, todavia, creio que na verdade dói, e muito.

    Responda
  3. NELSON PRADO ROCCHI

    A palavra ko rru pto é bloqueada pela Folha.

    Responda
  4. NELSON PRADO ROCCHI

    Claro que não devemos ajudar após esse desastre de comunismo ko rru pto. Como sempre defendeu Clovis Rossi devemos respeitar a autodeterminação dos povos e países. Eles criaram Chavez e Maduro. Nós criamos Lula, Zé Dirceu, Palocci, Mantega, Dilma, Gleisi, Jaques Wagner, etc. Não é suficiente?

    Responda
  5. Ubaldo Souza Jr

    As historias da Venezuela e da democracia estarão por serem contadas à partir de um resultado pró Maduro nestas eleições. Não se verá saída para aquele daí pra frente. E se perguntaria: qual será o fim disto se aquela sociedade se mantiver nesta linha declinante de obscurantismo?

    Responda
  6. ANDRE GADELHA

    A Venezuela consegui através do seu regime alcançaram o objetivo, conseguiram socializar a pobreza! O que era de se esperar de um regime "socialista"! Corrupção, grupos para militares, sucateamento da empresa de petróleo, escassez de alimentos e povo dividido! Se eles tivessem militares como o nosso, como citou uma refugiada e endosso suas palavras, o país deles já tinham terminado com o sofrimento do povo Venezuelano!

    Responda
  7. Hildebrando Teixeira

    Grande Rossi! Arauto dos comunistas, depois de décadas regando a semente dessa praga em nossa Terrinha, devia pelo menos ser mais honesto com o público, ficando calado em momentos tristes com esse.

    Responda
  8. Hercilio Silva

    O Brasil ainda faz parte dos Brics? Eu acho que agora é Rics. Tirar A força desse grupo foi um dos objetivos do golpe parlamentar de 2016.

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      Ah, sim. O Brasil era poderoso até o "golpe" de 16, quando ainda apoiava com unhas e dentes essa ditadura falida. Engraçado que quem fala em "Golpe de 16" não fala dos sucessivos golpes que Chavez e Maduro deram na Venezuela com o beneplácito da nossa esquerda atrasada, que transformaram-na nessa catástrofe autoritária e manchada de sangue. Taí o verdadeiro golpe bem sucedido da era PT.

  9. ricardo fernandes

    comparando o brics ao mercosul, parece que o papel do brasil, desde sempre, foi o que cabe ao paraguai.

    Responda
  10. Paulo Henrique Andrade

    Para complicar, este ditador genocida já responde a pelo menos quatro denúncias por crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional em Haia - apresentadas pela ex-Procuradora Geral Luisa Ortega, pela esposa do prisioneiro político Leopoldo López, por parlamentares de Chile, Colômbia e Peru, e por um grupo de advogados brasileiros entre os quais Janaína Paschoal. Se deixar a Venezuela, poderá ser expedida ordem de prisão imediata. Seus dias estão contados. Melhor fugir pra Cuba.

    Responda
    1. Eleuterio Prado

      Bobão. Os Estados Unidos, em seu declínio inexorável, mas extraordinário poder militar, vai trazer devastação, caos e barbárie para o mundo como um todo, não só fora, mas para dentro do próprio Estados Unidos. O Verde (vulgo Maduro) não é mais do que uma peça de pouco valor na geopolítica da destruição.

    2. Eleuterio Prado

      Bobão. Os Estados Unidos, em seu declínio inexorável, mas extraordinário poder militar, vai trazer devastação, caos e barbárie para o mundo como um todo, não só fora, mas para dentro do próprio Estados Unidos. O Verde (vulgo Maduro) não é mais do que uma peça de pouco valor na geopolítica da destruição.

  11. José Cardoso

    Não temos como ajudar, a não ser recebendo refugiados. O fim de uma ditadura é sempre um processo complexo, como aconteceu por aqui na época do Geisel e Figueiredo. Ninguém na época admitiria interferência estrangeira no Brasil.

    Responda
    1. ANDRE GADELHA

      Existem muitas diferenças entre eles e o Brasil durante o regime militar! Aqui tínhamos alimentos, inclusive merenda escolar da melhor qualidade, investimentos em projetos de infraestrutura, baixa criminalidade, investimentos em pesquisa e na ciência e a PETROBRAS teve recursos e gestao que contribuíram para aumentar a produção de petróleo! Isso sem contar a construção das usinas nucleares e hidrelétricas! Além disso, os nossos militares sempre trabalharam e trabalham para o bem da nação!