Por quê? Economês em bom português > Por que os combustíveis estão mais caros? Voltar

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  1. CASSIO PELLEGATTI FRANCO

    Que análise ridícula. A Folha está cada vez pior.

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  2. VICENTE FERNANDO SILVEIRA

    Até parece que não existem políticas de subsídios para contornar a"lei" da oferta X demanda. Parem dizer que foi a política e esquerda que fizeram iss! Já não botaram um fofo neo-liberal para tocar a maior empresa da América Latina? Quem tá fazendo maldade é ele agora.

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  3. VICENTE FERNANDO SILVEIRA

    Até parece que não existem políticas de subsídios para contornar a"lei" da oferta X demanda. Parem dizer que foi a política e esquerda que fizeram iss! Já não botaram um fofo neo-liberal para tocar a maior empresa da América Latina? Quem tá fazendo maldade é ele agora.

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  4. Ubaldo Souza Jr

    Análise de foto do trem andando. Preço atual comparativamente aos países semelhantes, um absurdo. Porquê? Se se quer aprumar a estatal às custas de preços enormemente inflados de impostos e tarifas de todo tipo, então eu também posso dirigi-la com louvor. O povo paga e ganho condecorações e tapinhas nas costas. O que não se fala é que com os custos a tre lado ao dólar e em subida, o valor do lucro também sobe. A folha da empresa está também sendo corrigida nessa proporção? É claro que não.

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  5. RAULAND BORBA BATISTA

    Falta dizer que maior parte do preço do combustível é impostos, dinheiro usado para sustentar uma máquina estatal inchada, corrupta e sem capital político e geográfico

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  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O Brasil é autosuficiente em petroleo, a Petrobras esta reajustando os precos como se fosse uma empresa privada, pois estas quando o preco internacional sobe tambem sobem internamente pois do contrario prefeririam exportar. Nao tem nada a ver com custos. Analise enviesada apenas para criticar o governo Dilma. Esqueceu-se tambem que os precos dos combustiveis espalham-se por toda a economia causando inflacao e prejudicando a todos. Neste caso a Petrobras apenas ira lucrar menos.

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  7. Luis Antonio Costa Santos

    O autor não poderia omitir alguns pontos: Rombo estratosférico descoberto pela Lava Jato e interferência da empresa nos preços dos combustíveis....quando lhe convém, tais preços são congelados, do contrário, paralisa a economia do país...

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  8. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Acho que a grande maioria dos leitores da Folha sabem o que demanda de mercado, o que nos leitores não entendemos é: porque o inverso não é verdadeiro? Ou seja quando a excesso de produção e o preço cai, como aconteceu desde 2014 até o final de 2017, porque o consumidor não é bebeficiado pela queda? Porquê as refinarias e os postos de gasolina mantêm o preço? Se isto tivesse acontecido, hoje estariamos bem abaixo de R$ 4,50! Simples assim.

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  9. Marco Aurelio Nascimento

    Porque sou a favor de privatizar a Petrobrás : O sistema descrito pela reportagem aplica-se a iniciativa privada, onde o principal objetivo da empresa é o lucro. A Petrobrás é estatal e deveria seguir um modelo diferente pois precisa ter objetivos sociais além de lucro. Numa empresa estatal o preço de venda deve ser formado a partir do custo de produção + o lucro pretendido, que não deve ser abusivo. Na Petrobras o lucro serve para engordar a corrupção e as contas bancárias dos políticos.

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    1. Sérgio Ferreira de Azevedo

      Extremamente inocente sua análise. O erro não está em se tratar de uma estatal, mas sim no fato dos políticos roubarem demais o que deveria ser revertido em favor do país. O que se deve fazer é criar um modus operandi que facilite a transparência e fiscalização por parte de toda a sociedade. Os objetivos sociais não podem ser abandonados nunca, afinal, a Petrobrás serve ao Brasil ou o contrário?

  10. manoel Albuquerque

    E o mais engraçado e quase pueril da análise é que o autor afirma que está se deixando renunciar imposto para a saúde e etc., para manter quem anda de carro... até parece que os produtos e mercadorias que consumimos vão e vem das fazendas e supermercados via teletransporte! Deve ser alguém que só anda de bicicleta e tem raiva de quem tem carro....

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  11. manoel Albuquerque

    E o mais engraçado e quase pueril da análise é que o autor afirma que está se deixando renunciar imposto para a saúde e etc., para manter quem anda de carro... até parece que os produtos e mercadorias que consumimos vão e vem das fazendas e supermercados via teletransporte! Deve ser alguém que só anda de bicicleta e tem raiva de quem tem carro....

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  12. Pedro Diniz

    [Impostos cobrados diretamente sobre o valor dos combustíveis correspondem a cerca de 45% do preço final para o consumidor. Há ainda, claro, impostos embutidos nas margens de distribuidores e revendedores e nos preços de usinas e refinarias. O peso final dos tributos deve passar bem de 50% do preço nas bombas - O ICMS é o imposto mais pesado sobre a gasolina. As alíquotas variam de 23% no Amazonas a 34% no Rio, passando pelos 25% de São Paulo.] (folha.uol.com.br/colunas/viniciustorres)

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  13. Regina Helena Silva

    Fazia tempo que eu não lia um texto tão ruim para analisar algo tão simples. Além do mais, não fornece dados para que o leitor comprove o principal argumento desta análise. Qual é o preço atual do barril do petróleo? Quanto ele custava há um ano? Qual o preço dos combustíveis no mesmo período no Brasil? O primeiro parágrafo desse texto é um "case" de tão péssimo e se arrasta por mais algum tempo sem dizer nada. Uma pena.

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    1. Antonio Henrique da Silva Batista

      Esse texto é uma verdadeira piada! Independente de qualquer fato econômico, no Brasil os preços de combustíveis só aumentam.

  14. Eduardo Martins Ferreira

    Análise superficial e sem fundamentação. Levar a crer que foi encomendada.... Depõe contra a boa imagem das críticas publicadas aqui.

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  15. Eduardo Martins Ferreira

    Análise superficial e sem fundamentação. Levar a crer que foi encomendada.... Depõe contra a boa imagem das críticas publicadas aqui.

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  16. Carlos Mello

    Com certeza esse cara recebe seu salário em US$, diferente dos mortais. E assim é fácil salvar a Petrobrás. No fundo, a conta sempre sobre para nós, independente de como o preço dos combustíveis é composto/calculado e do partido político.

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  17. Carlos Brasil

    Isso não explica porque nossa gasolina é a mais cara do mundo. Morei nos EUA por alguns anos e enchia o tanque com 20 dólares. Só no brasil mesmo...

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  18. PAULO GARCEZ PALHA FILHO

    Péssima análise. o preço do barril já chegou a 110 dólares. Hoje tá na casa dos 30 e aqui nunca caiu nada. A produção de òleo a partir de xisto virtualmente controlou o preço do óleo.Aqui foi ignorada. explicar, com ar professoral, oferta e demanda depõe contra a imagem que o jornal tem do leitor...e também não contempla o problema. Carga tributária na casa dos 40% não é imposto. É sociedade. E, ao que se vê, não está indo para saúde nem educação.

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    1. Gustavo Maciel Mottta de Carvalho

      Sua análise também está muito ruim. Quem te disse que o petróleo esta a 30 dólares? Esta quase 70 dólares. Na epoca que estava mais de 100 o real estava sobrevalorizado. De la para ca o real despencou mais 40%. Voce, aparentemente, ficou parado naqueles tempos.

    2. denise messer

      Concordo Paulo Garcez, a Folha de SP faz uma defesa da política de preços que subestima a capacidade dos seus leitores pensarem.

  19. PAULO GARCEZ PALHA FILHO

    Péssima análise. o preço do barril já chegou a 110 dólares. Hoje tá na casa dos 30 e aqui nunca caiu nada. A produção de òleo a partir de xisto virtualmente controlou o preço do óleo.Aqui foi ignorada. explicar, com ar professoral, oferta e demanda depõe contra a imagem que o jornal tem do leitor...e também não contempla o problema. Carga tributária na casa dos 40% não é imposto. É sociedade. E, ao que se vê, não está indo para saúde nem educação.

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