Elio Gaspari > O TCU poderá abrir a caixa da OAB Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Além de corporativa a ordem endossou o tour de force contra a presidente destituÃda. Longe se vão os dias em que esta ordem lutava pela democracia e pelo Estado de Direito Democrático. É uma corporação dominada pelos negócios e pelo direito privado. Esquálida imagem do que foi. É esteio do judiciário.
Infelizmente a OAB perdeu-se no tempo e no corporativismo. Não cumpre o proposito de sua criação que é defender a constituição. Toda hora vemos denuncias sobre juÃzes e desembargadores que sequer podem ser investigadas e a OAB acha absolutamente normal. Para a OAB todos são iguais perante a lei desde que não sejam membros do judiciário.
Data vênia, defendo a Ordem. O T C U deveria ser extinto! Onde estava quando os Piratas faziam butim no erário? Onde estava quando os larápios acabaram com o erário do Brasil? Agora quer meter o bedelho na Sacrossanta O A B? Oras, oras oras, a começar deveria ser extinto...Advogada há 47 anos e oposição a atual Diretoria da O A B!
Alguns seres humanos são mais inteligentes e capazes que outros. Alguns tiveram sorte ou se prepararam melhor. Querer fazer um socialização com todas as profissões e ofÃcios em algum momento vai dar uma m.erda geral tipo na Venezuela. Duvida? Acompanhe motoristas de aplicativo, agora professores e médicos. Todos acham que outro devem ganhar $ 1.00 menos ele, logico não? Empresários e Estado querem custo zero de salário e a dignidade ó!
Sobre a fala do jornalista sobre as "intervenções" da OAB em temas que não lhe competiriam, convém relembrar o que a Lei 8.906 diz: Art. 44. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), serviço público, (...) tem por finalidade: I - defender a Constituição, a ordem jurÃdica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurÃdicas.
Será que o TCU tem moral para exigir alguma coisa de alguém?
Perfeito! Onde estava quando os Piratas faziam butim no erário? Onde estava quando os larápios acabaram com o erário do Brasil?
Esse recolhimento compulsório é na prática um imposto sindical particular -- perfeito, sob medida para uma instituição opaca como a OAB: o dinheiro entra num labirinto e prestação de conta que é bom... ... ...
Se o senhor for advogado, sabe que a O A B de S P faz um trabalho relevantÃssimo. Pago a anuidade com prazer, porque tenho retorno em: remédios mais barato, livros mais barato. Se preciso de um atendimento médico de emergência ou dentista, lá tem.E ainda cuida de advogados carentes. Presta um serviço para os advogados relevante. O T C U deveria fiscalizar o Tesouro e não o fez.
Sou Advogado, e da geração dos mais novos, pelo menos no meu entorno defendemos eleições diretas e maior controle dos recursos provenientes da anuidade de classe. Uma menor interferência em assuntos difusos e que não representam a classe também é desejado...Basta ver como exemplo a OAB-RJ, que em algumas reuniões de comissões são iniciadas com a bandeira Venezuelana sobre a bancada...é lamentável ver uma seccional tão importante como tamanha interferência polÃtica/ideológica.
Na condição de advogado, ex-conselheiro estadual, ex-tesoureiro da Seccional, ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás e ex-conselheiro federal, ou seja, um ex pra ninguém botar defeito, concordo com o grande jornalista Elio Gaspari, a começar pelas eleições, as mais antidemocráticas do mundo. Tem um porém: o TCU vai esbarrar na lei e não vai abrir a "caixa preta". Já houve investidas anteriores, até legislativas, mas por trás sempre teve um interesse ou causa inconfessos.
No caso da OAB, o seu estatuto, instituÃdo pela lei federal nº 8.906/94, em seu art. 44, estabelece: I - defender a Constituição, a ordem jurÃdica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurÃdicas; Por imperativo legal a OAB tem também a missão de defender a Constituição e o Estado Democrático de Direito, não se trata de intromissão
Artigo caótico que não diz a que vem. Gaspari tem uma implicância antiga com a OAB, que vem desde que a Ordem desagravou um advogado que ele achincalhou. É normal os Conselhos darem opiniões gerais em assuntos que tangeciem suas áreas de atuação. O CFM não deixa de opinar em polÃticas públicas de saúde quando contrariam seus interesses corporativos. Quem realmente está extrapolando de forma perigosa de suas atribuições institucionais é o Judiciário, mas Gaspari, militante do PJ, não lembra disso
O colunista confunde as coisas. Não há nada de errado em a OAB se posicionar acerca da alteração de velocidades, ou do instrumento da delacao premiadda. Ambas as questões tratam-se de alterações ou vigências de legislação, pertinente, portanto, à ordem de advogados. E se eles usam dinheiro dos associados e isso tem a concordância de todos, o problema é deles.
Outro assunto que quase ninguém comenta; boa parte do dinheiro da corrupção acaba nas mão dos "Kakays" da vida. Esses grande escritórios enriqueceram com honorários vindos da subtração de serviços de saúde, educação, segurança e outros ao sofrido povo brasileiro. Vide o caso do Maluf recentemente E outra; como esses caras pagam seus advogados se seu dinheiro normalmente está bloqueado ?
Sempre me perguntei a mesma coisa. Fico com a impressão que a melhor forma de lavar dinheiro é pagando advogados.
É o aparelhamento promovido pelo PT
Concordo com todas as crÃticas à OAB, inclusive por ser eu próprio um advogado. Mas não sejamos inocentes em passar a mão na cabeça dos outros conselhos, como o de medicina, afirmando que "os médicos se preocupam com a saúde dos seus pacientes". Aqui na minha cidade qualquer consulta é R$ 300,00. Eles se preocupam com o dinheiro, não com a saúde de ninguém. Basta procurar nesse paÃs e ver como a saúde é abandonada, principalmente no interior.
(...as leis que 'defendem' a bandidagem...)
Exato Pedro. Agora resolveram pegar advogado como Cristo (com se fizessem as leis que defendessem a bandidagem nacional), mas a verdade é que quase todos os conselhos são máfias que só atendem interesses de quem acessa seus cofres, que o diga quanto ao nosso CREA, mera despesa inútil.
Uma ampla reforma na sociedade do privilégio, onde os velhacos se dão bem às custas de gente honesta, passa por uma faxina na OAB, entidade representante ilustre de tudo o que não queremos mais; da mesmo forma, em seguida, claro, entraria na fila nosso querido CREA e demais conselhos que funcionam hoje com objetivo único de enriquecer espertinhos.
A OAB tomou proporções que a retirou do seu objetivo principal, seja qual foi/for à época de sua criação. Dirão:"Mas há mtos advogados, por isso o tamanho da entidade"; sim, mas há mtos motoboys, professores,etc...e nenhuma entidade ligada à essas classes dispõe dos privilégios ora mencionados, tampouco o trânsito polÃtico...A arrecadação com o exame de Ordem é imensa, kd a OAB p/exigir exigir ensino de qualidade para diminuição da reprovação no exame? Não interessa, ela lucra mto com isso!
Exigir ensino de qualidade é uma coisa que a OAB tenta. A entidade não pode intervir no curso em si, pois é prerrogativa do MEC, mas emite "selo" de qualidade para as universidades. Também já emitiu várias moções sobre a abertura de novos cursos (o que é contra) e os critérios usados, tanto para abertura, como para manter cursos ativos.
Caro Elio Gaspari, te considero um dos maiores jornalistas de todos os tempos, contudo não posso deixar de tecer algumas observações nesta coluna sobre a OAB. Todas as profissões legalmente institucionalizadas possuem os seus conselhos que visam normatizar e fiscalizar a atuação profissional da categoria. Entretanto a OAB possui um plus legal, é a única profissional com foro constitucional. Neste sentido, o advogado é imprescindÃvel na aplicação da justiça.,
OAB é exatamente isso, como mosca de padaria: se mete em tudo.
A moda de abrir caixas-pretas poderia avançar para cartórios também.
Pô, Élio! Essa sua faca Ginsu corta até meia Vivarina! Parabéns!
será que em breve eles também estarão defendendo a volta da monarquia, a volta de religião oficial de Estado e outras coisas do gênero ? será ???
É chegada a hora de passar o Brasil a limpo...corruptos e corruptores estão presentes em toda instituição... por isto os brasileiros tem todo direito de saber o que se passa na Ordem dos Advogados do Brasil....Será uma lava jato que deverá ter um Sergio Moro á frente do judiciário para que as investigações sejam isentas.... Parabéns...
Dstorções: 1. Todo contrato tem q ter a assinatura de um advogado com inscrição na Ordem. 2. Alto Ãndice de queixa de apropriação indébita. 3. Apesar de Constitucional, se não for advogado, o cidadão é tratado com desprezo no judiciário e nas delegacias. 4. Fora à s partes envolvidas, somente advogados podem acessar processos públicos. 5. Uma constatação; as quah drilhas sempre tem um ou mais advogados como estruturadores. 6. O quinto constitucional é uma aberração.
seguindo a mesma linha : 1. toda receita precisa da assinatura de um médico 2. alto Ãndice de queixa de erros médicos; 3. se não for médico, individuo é tratado com desrespeito em posto de saúde; .4. só médicos podem acessar prontuários de outros médicos; 5. uma constatação: todas as quadrilhas tem um médico que atende seus integrantes; 6. não existe quinto constitucional para médicos porque não existe Poder Médico, mas Poder Judiciário.
Dia de Sao Nunca, no perÃodo vespertino. Essa autarquia está comprometida faz um bom tempo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O TCU poderá abrir a caixa da OAB Voltar
Comente este texto