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O ponto não é a alta dos preços do petróleo e do dolar no mundo. A greve dos caminhoneiros por causa dos preços abusivos do petróleo, é a ponta do iceberg de uma gama de ingerencias que terminaram por colapsar a administração do paÃs, a exemplo do que aconteceu com o Chile há 45 anos atrás-começou com os caminhoneiros em 1972 e apesar das negociatas, em 1973 uma nova grave envolveu uma gama maior da sociedade e "pimba!", caiu Salvador Alende. Estamos no momento de mudanças, este governo já era.
Sem dúvida a estrutura de custos da Petrobras não pode ignorar o preço do petróleo e do dólar, embora nos custos também contam salários, energia elétrica, etc que não aumentam com o aumento do preço do petróleo e nem a subida do dólar. Mas, na gasolina a Petrobras fica com 28% do preço final e no diesel fica com 48%. Mas, não há nenhuma razão para que os impostos estaduais e federal aumentem em cascata. Os impostos devem aumentar pela % da inflação interna.
Em 2014 a crise que arrasou o Brasil foi devido a queda no preço do petróleo, (segundo Dilma), não foi? Levou até a queda do governo (sic)... Agora a subida dos preços do petróleo nos causa crise de novo: para nós tanto faz; se subir ou se descer... a variação sempre nos desfavorece?!
Para que a alta dos combustÃveis não estoure no já cansado lombo do cidadão, é necessário que o governo abra mão de parte dos impostos e que seja reduzida a margem de lucro das empresas do setor (Petrobrás, distribuidoras e postos). No longo prazo precisamos buscar reduzir nossa dependência do petróleo e desenvolver os transportes ferroviário e aquaviário. Algum candidato defende essas ideias?
a arrecadação dos governos federal e estadual está subindo muito com o aumento dos combustÃveis! a porcentagem é a mesma com o valor praticamente dobrado no ano! Então ela (arrecadação) praticamente dobrou e isso ninguém fala! Basta diminuir essa ganância e ninguém perde!
Observa-se no sistema polÃtico um esgotamento vertiginoso. Resultado do desenvolvimento da tecnologia da informação. Reflexão sobre os 30 anos da Constituição do Brasil. Presidencialismo de coalizão: o dilema institucional brasileiro. A Constituição brasileira promulgada em 05 de outubro de 1988 vai completar 30 anos de vigência. O momento é um convite à reflexão.
A atual greve dos caminhoneiros é bem vinda. É o ápice que desnuda, possivelmente, a obsolescência dessa excrescência da CF/88. O presidencialismo de cooptação. O que estamos passando é o ápice do esgotamento de processos naturais que já ocorreram no passado. O comportamento dos atores institucionais neste evento demonstra o estado ridÃculo de desgoverno.
Muto bem mas, ha uma pergunta que não quer calar. Com essa confusão agora levantada pelos caminhoneiros em não respeitar o acordo firmado com o governo, pergunta-se: quem na verdade é o bastonario (ver o significado), da classe? Paneleiros à parte bem como os adoradores da seita lulista. Bem vindo e aplauso aos caminhoneiros, Que coragem! Desnudando esse governo do presidencialismo de “cooptação”. Em 2014 o PT carregou Temer nas costas em eleição fraudada. Eis o legado.
Um escárnio os combustÃveis da madame Petrobras serem caros no Brasil e ela vender mais barato para a Argentina e Paraguai,e patrocinar Formula 1.Privatize ,já. E o caos de hoje é o reflexo do passado. Nos anos 1940/50 polÃticos(inúteis) sucatearam as ferrovias e apostaram em rodovias. Lula para não ter seu brilho apagado, invés de petistas experientes e históricos, apostou na dilma e no Temer sem nenhuma experiência no executivo. Agora é o Brasil que paga as imprevidência do passado.
PaÃses de dimensões continentais como o nosso,de que são exemplos a Rússia, China,Canadá,Ãndia e Estados Unidos,priorizaram as ferrovias em benefÃcio de suas economias,porque não fazemos o mesmo?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
não faz muito tempo e o preço do barril estava acima dos 100 dólares, com o dólar bastante valorizado... aà o preço do barril despencou, o dólar baixou e a gasolina barateou bem pouquinho... e é sempre assim, qdo sobe (dólar/barril), logo a gasolina/diesel acompanha... qdo cai... hmmm... Não entendo essa sua filosofia, Hélio: só funciona para um lado? Explique em letra de forma, pq somos ignorantes nesse assunto! Obrigada!
ótimo; muito bem... explicou em parte (não convenceu, mas tudo bem; ps: não sou pehtista, hein!), mas veja bem, os governos estaduais insistem que não podem baixar ICMS, não é? por que? eles não perderiam nada; é pura ganância; 50% de 2 é metade do que 50% de 4, entende? eles mantem a porcentagem, mesmo que o combustÃvel tenha dobrado o valor! Então eles dobram a arrecadação e não podem fazer nada?! ah... me bate um abacate ai, Dalton!
Quando o petróleo baixou, foi instituÃda a CIDE sobre os combustÃveis, que nada mais foi do que grave deslealdade do governo ... petista, veja só ! Alheio a isso, Hélio está certÃssimo.
A Petrobrás está correndo recuperar suas perdas por desvios e por ineficiência reajustando o preço dos combustÃveis como se estivesse atrelada a uma bolsa de mercadorias. Qualquer aumento é imediatamente repassado à sociedade. E, ela pode fazê-lo pois é monopolista no mercado. No entanto, não foi com esse propósito de subserviência aos acionistas que a empresa foi criada. Se no governo anterior os preços eram irrealisticamente freados, agora ocorre o fenômeno inverso. É sempre oito ou oitenta.
Continuamos incompetentes, principalmente no momento da eleição. Cotinuamos elegendo a mesma casta de polÃticos e, após o voto, dando as costas para o que fazem.
É como o Hélio escreveu. A Petrobrás pode tranquilamente repassar os preços, inclusive aproveitando o lucro extra para melhorar sua saúde financeira ainda precária, pois tem o monopólio. Já as empresas transportadoras e os caminhoneiros atuam num mercado de forte concorrência onde não é tão automático o aumento dos fretes.
Lembro, há um tempo, que o preço do barril do petróleo estava US$ 100,00. O preço da gasolina era menor que hoje e o Brasil crescia. Se o barril estivesse a US$ 200,00 hoje o preço da gasolina estaria alinhado. Mas está a US$ 70,00, porquê essa sobrevalorização?
Por causa da carga tributária. Quando houve forte queda do petróleo o governo petista instituiu a CIDE sobre os combustÃveis.
A esquerda.lhah, em troca de privilégios e pixulecohs, tenta vender a ideia de direito de consumo sem esforço para o povão, que nem fez o Chaves; que os brasileiros tenham juÃzo para percebera a maldadeh dos esquerdo.patahs, por ao quererem tudo com muita facilidade, podem ficar sem nada.
O Brasil errou muito na sua história. Agora errou mais uma vez. O problema não é o petróleo e o dólar. Estes subiram no mundo todo, recentemente. O erro é se contrapor a isto com uma solução "jaboticaba". Você ajudará a pagar a alta do petróleo e dólar, via impostos. Se fôssemos aceitar isto para todos os comodities, a economia seria um caos total. Infelizmente, seguimos com nossa marcha de insensatez....
Por que a sociedade é chamada a "ajudar" a estatal no momento de agruras e no bem-bom não é obrigada de alguma forma retribuir em alguma parte? É lei do mercado só quando lhe interessa? Neste momento está sendo contabilizado o "do quanto" todos nós estaremos separando algum para o sustento da mesma.
Seguindo o raciocÃnio do articulista, para que a Petrobrás passe a funcionar como uma empresa de mercado seria justo que o povo fosse indenizado por ter suportado toda sorte de intempéries até que pudesse fazer essa adaptação. Ou alguém acha que a Petrobrás é fruto de investimentos privados? E aà aparece um funcionário do sistema financeiro e na canetada passa a funcionar em dólar e quebra o pais.
Informe, a Petrobrás é sim, e principalmente, fruto de investimentos privados e tomar o que é dos outros é rouboh, principalmente num negócio feito com concordância de ambas as partes.
O que não fica claro é se o corpo de funcionários da Petrobrás também tem alta nos proventos conforme a alta do dólar. Se não é assim, e não é, parte desta despesa cessante da petroleira é convertida em lucro simplesmente, com o alinhamento de preços ao dólar em alta. Outra, com o monopólio a empresa tem óbvias facilidades de manter polÃticas próprias em seu favor. Agora, quando chega num estado como este atual deveria sim submeter-se à algum dever perante seu "dono" verdadeiro, a sociedade.
A Nação é acionista, ou não, Paulo? Você estaria confrontando limites ao abdicar de cidadania por não gostar do atual governo.
Ubaldo, a sociedade não é "dona" da Petrobras. Os donos são seus acionistas, inclusive os acionistas particulares. Se o Sr. quiser ser um pouco "dono", compre ações.
O que ninguém esta explicando é: porque diab0s o preço da gasolina tem que ser indexado ao do mercado internacional se somos praticamente auto suficientes em refino? Já imaginou se todos os nossos commodities tivessem seus preços internos indexados ao do mercado internacional?
A Petrobrás é de capital misto: 40% estatal (direito voto), 39% estrangeiros, 20% BNDES, BNDESPar, credores minoritários, grosso modo. Em face do momento atual e para não alterar o ingresso retilÃneo de capital via alta do dólar, a sociedade, somos chamados para cobrir o r o m b o via impostos. Vocês, estou vendo, estão de acordo.
Na prática está tudo indexado ao mercado internacional, e deve estar mesmo. Assim é o capitalismo. Se o produtor ganhar mais exportando, ele vai exportar e não venderá no mercado interno. Simples assim. Em compensação, se o preço for mais caro aqui, caberá ao comerciante ou distribuidor nacional comprar lá fora produtos mais baratos, em benefÃcio do consumidor brasileiro. O problema não é o capitalismo. São os impostos. Celulares e automóveis custam aqui o dobro que no Chile ou México...
Ricardo, a Petrobrás tem ações vendidas em bolsa e deve obrigação aos acionistas, se o povo brasileiro quer mandar e desmandar na Empresa, que recompremos as ações abrindo mão de captação de capital para investimento; a Pdvsa fez mais ou menos isso, procure saber qual o resultado.
Simples essa análise, combustÃvel é caro, meu querido filósofo de plantão, caro é um estado emperrado em vÃcios escabrosos, um paÃs vendido, eterna colônia. E vocês, intelectuais a serviço de interesseses escusos.
Obrigado Paulo César, agradeço seu toque, vai me ajudar a relacionar melhor virtualmente e esforçar para que a expressão do que penso seja clara e convincente, você deve ser psiquiatra ou psicoterapeuta, mas tal qual como o filósofo, você não entende nada de formação do preço do combustÃvel no Brasil.
Caro Túlio, o preço internacional do petróleo passou de trinta e poucos para mais de setenta dólares por barril. É natural que o preço dos derivados de petróleo suba não só aqui como na Suiça, nos Estados Unidos e em qualquer outro lugar regido pela economia de mercado (Venezuela não vale). A solução, óbvia, é repassar os aumentos para o preço do frete rodoviário. Uma observação: você é mal educado, escreve de forma confusa e é um pouco paranoico.
Não esqueça de incluir no preço dos combustÃveis o petrolao, os custos do estatismo e a sobrecarga do monopólio.
Parabéns aos caminhoneiros! Esse governo de conspiradores não pode usar a Petrobrás para extorquir a população. E nem precisaram dos paneleiros da classe média alta para chacoalhar o Brasil.
O rapaz acima acham que têm que fazer é a técnica petrahlhah, usar a Petrobrás para rou.bahr a população.
Antes d escassez energética- q se presume em futuro próximo ñ será dependente de petróleo- e mercado, avaliemos a presença maciça d estado criando distorções de preços ñ so na área de transporte. Alem do Diesel preços de pedágios, estradas sem duplicação e esburacadas, ambos q encarecem direta/e fretes. Indireta/e preços de eletricidade, agua, impostos variados sobre pneus, graxas e óleos lubrificantes, tudo. Monopólios estatais parte do gigantismo no meio entre produtores e consumidores
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