Hélio Schwartsman > Simplesmente complexo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nada a ver com complexidade. Os trabalhadores que mantém o paÃs funcionando são continuamente desrespeitados com cortes de salários e benefÃcios, falta de serviços como saúde, seguro-desemprego, aposentadoria, educação, saneamento e moradia decidiram mostrar como são essenciais. O governo diz que não há dinheiro enquanto a Petrobras é permitido agradar os seus investidores atrelando o preço do nosso petróleo ao dólar. A minoria se beneficia e a maioria é lesada
Resultado de 13 anos Kuemkuembrás ! Não foram 13 dias.
Tudo culpa dos polÃticos mais caros do mundo que nada fizeram para evitar este desfecho, apesar das sinalizações que a sociedade tem dado.
Sabe nao grande imprensa, mas nao sabe mesmo? Irresponsaveis, vcs fazem parte desse caos irresponsaveis de plantao!
Aham. Claro. Faz sentido. A grande imprensa causou o problema da alta de combustÃvel e agreve de caminhoneiros. Brilhante.
tá certo deixar os preços de acordo com o mercado internacional; o que não está é cada vez que aumenta o preço internacional, sobe o preço do combustÃvel e a arrecadação(!!), o que potencializa ainda mais o aumento na bomba! Fixem o ICMS (valor fixo, não porcentual) e o preço final será menos prejudicado! Os governadores estão enchendo as turras com esses aumentos e ficam caladinhos vendo o circo pegar fogo!
Perfeito.
A CAUSA DE TUDO ISSO: A corrupção, assim como o câncer, se alastra e se enraiza por todo o sistema, comprometendo o seu funcionamento. O Brasil está doente, o cãncer da corrupção, viralizado pela classe polÃtica, jogou o paÃs na lama. A solução? Cidadania, saber votar, escolher bem os nossos representantes.
O colunista esquece que a Petrobras faz agora uma polÃtica de preços voltada exclusivamente para aumentar os ganhos de seus acionistas. Não há qualquer lógica na polÃtica praticada. Depois de anos em queda, a mortalidade infantil voltou a crescer no Brasil. Como o colunista apoiou a fim, por meio do golpe parlamentar, do governo Dilma, não escreve uma palavra sobre as responsabilidades do atual governo sobre todo o caos em que o paÃs se encontra.
Analisando o comentário em percentuais, eu diria que a culpa desse governo é de 13,33%. O restante é cortesia do governo petista.
mimimimimimi; buáááááá!!
Gigante Dorminhoco 13 anos "fantasiado" de Tudo pelo Social e Educação = "" forte "" Instituto Nac Inversão de Valores = Tudo.br Indo p/ Espaço ! Gigante acordará num berço, mas de ETtalado ? Aà ? Ziiiiiiigantola.
Bisturi sem anestesia. Os cirurgiões caminhoneiros. Agora sim. O tumor desse presidencialismo de coalizão está sendo extirpado com muitas dores. Antes que vire uma metástase. Outra coisa que se encontrou foi um quisto dentro de um órgão chamado modal de transporte.
Ninguém pense que após um perÃodo longo de imensa irresponsabilidade em todos os sentidos, qualquer sociedade se reorganiza de um dia para o outro, ainda mais qdo os que estão à frente são os restos de governos e alianças que se dissolveram pela grande incompetência de ambas as partes...Por isso que um governo eleito, mesmo sangrando, ainda é mais legÃtimo, já que pelo menos a maioria da população elegeu, mesmo que para sua própria destruição.
Temer e o congresso mudaram as regras do reajuste dos combustÃveis atrelando os ao preço Internacional, que é em dolar. Esta estratégia é oposta a do governo Dilma que segurava os preços artificialmente, causando diminuição nos lucros da Petrobras, estabilidade no preço nas bombas e controle da inflação. É isso.
O presente é consequência do passado! Os oportunistas polÃticos que acabaram com as estradas de ferro(pelos anos 1940,50,60), teve alguém que disse:governar é abrir estradas. Eles devem estar no Inferno e tornou a vida do Brasileiro um inferno.E o trio Lula, Dilma e Temer Quem segurou os preços artificialmente, doou refinaria para a BolÃvia, torrou o dinheiro público em estádios de futebol.. E quem comprou Pasadena por uma fortuna, não foi o Temer. Temer errou em não antecipar o caos.
Como mostra o caos atual, segurar os preços dos combustÃveis pode sim fazer sentido, se isso beneficia ao povo e à competitividade de outros setores econômicos. A gestão neoliberal irresponsável do governo T/emer e da Petrobras é que gerou distorções e o desastre atual. A Petrobras não deve ser privatizada nem gerida apenas como empresa que busca maximizar lucros.
Não existe um Gabinete de Segurança?Um S N I? Se existisse deveria ter antecipado o caos.E se existir deveria demitir a todos:dormem a sono solto. Se não existir crie.Foi imprevidente e agora não sabemos para aonde vai parar.Inflação?Estagflação? Parente: todos o enaltece .Mas, para ser presidente aumentando o preço do combustÃvel todo dia:até eu que não sou economista seria excelente. Petrobras:vende gasolina mais barata para o estrangeiro,patrocina Formula 1 e tira o nosso couro!
A democracia é um aprendizado para a qual não existem atalhos. Grupos organizados na mÃdia e incrustados no estado julgaram que bastava tirar o PT e a Dilma para que todos os problemas fossem resolvidos e o Brasil se transformasse nos EUA. Ledo engano, estamos mais próximos da Venezuela do que antes. Pior, não entenderam que hoje há uma disputa entre os acionistas da Petrobras que querem resultados a qualquer custo e o resto da população que paga pelos combustÃveis.
Não, a real disputa que existe é entre o Páis irresponsável e decadente implantado pela esquerda, e o PaÃs sério, democrático, em que todos são respeitados, inclusive quem confia em nossa economia e investe aqui seus recursos; querem se apoderar do que é dos outros, é rouboh.
os impostos são percentuais do faturado (não do lucro!!) e os combustÃveis praticamente dobraram no último ano: a arrecadação então praticamente dobrou nesse ano e ppalmente o ICMS (50%!) encheu os bolsos dos governadores que estão todos quietinhos! Por que não colocar um imposto fixo, não porcentual, no combustÃvel? Não muda a arrecadação e faz um colchão nos aumentos...
Será que o Joaquim Branco está desejando a volta da Dilma ? Ninguém pensou que a saÃda de Dilma seria a solução de todos os problemas, o que se pensou foi que a sua saÃda evitaria que o paÃs continuasse mergulhando no caos. Sem dúvida, não estamos no melhor dos mundos, mas, apesar de toda sabotagem das esquerdas defendidas pelo Joaquim, estamos melhorando, mas o problema deixado foi muito grande para consertá-lo em tão pouco tempo.
A Petrobras é uma empresa de economia mista, dependendo portanto de seus acionistas para investimentos que o estado não tem como bancar. O ideal seria um imposto ( esse sim, flexÃvel) que aumentasse quando o petróleo estivesse mais barato e diminuÃsse quando estivesse mais caro , de modo a manter o preço um pouco mais estável. Mas a sociedade saberia e os polÃticos saberiam lidar com isso?
O complexo efeito cascata da greve dos caminhoneiros, poderia ter sido menos grave, se o paÃs da imprevidência dispusesse de outras alternativas de transporte. Foi difÃcil ver tudo desabar em poucos dias... /Claudia.
A experiência com acidentes em estradas mostra que uma carreta pode bloquear uma rodovia por horas. Algumas centenas de carretas tem o poder de bloquear um paÃs por dias. E o evento atual mostra que a polÃtica de trabalhar com estoques baixos para reduzir o custo de capital é um pouco como reduzir as despesas deixando de pagar o seguro.
Temer quer uma guerra civil para se mostrar como o salvador da pátria.Aplaudam o seu herói paneleiros golpistas!
Talvez tenha sido o comentário mais tolo que li nos últimos anos.
se a diuma estivesse no poder a gasolina estaria 0,25 e as frentistas seriam todas modelos de biquÃni, não é?!
Parabéns aos caminhoneiros! Estão chacoalhando o Brasil sem precisar dos paneleiros da classe média alta!
mimimimimimi; buáááááá!! Alguém viu petralhah na manifestações? Não vi nenhum, kkkkk.
Texto esclarecedor sobre a complexa teia urbana e interdependência que, para ser bem sucedida exige seriedade geral do governo, empresários e população. A complexidade se ressente da displicência na gestão das contas públicas, e pela insensibilidade da especulação financeira, causadores da crescente trajetória da dÃvida pública que agora se impõe dominadora insensibilizando as decisões. Os abusos nos gastos devem ser eliminados. A contenção da dÃvida deve ser feita sem que precarize o paÃs.
Pq a greve? Por altos preços? Caminhoneiros não pagam pelo Diesel, quem paga são os consumidores. Então a greve esta ai devido a crise pois ñ conseguem repassar os preços ao mercado que esta estrangulado, talvez sejam o elo mais fraco.Como o governo ñ consegue subsidiar a todos tem que sair da frente. Essa deveria ser uma briga de todos em tudo, mas para tirar o governo ñ para exigir governo, como fazem caminhoneiros q querem tabelar frete.
Na verdade a vida autônoma dos indivÃduos esta comprometida por uma instituição anacrônica e bárbara q tem quase a idade d civilização: o poder, secundado pelo estado armado q usa da força para que a vontade, quase sempre equivocada de minorias, se imponha a todos. Mal chamado governo, centralizador, em nome da oferta de serviços passou a se meter em tudo e estrangula o mundo, no meio ñ deixa q consumidores se encontrem com produtores. Quebremos monopolio de refino de petróleo para começar!
Muito, muito cuidado nessa hora. As forças militares não podem em hipótese armar-se ao afrontar os caminhoneiros. Um tiro fora do contexto pode transformar-se num desastre histórico. Eu deixaria o movimento esvair-se por inanição.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Simplesmente complexo Voltar
Comente este texto