Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emanuel Siqueira Alves

    A "realidade Brasileira" vem desde a época do ex presidente da Petrobrás Ernesto Geisel. Na época dele o petróleo acabaria em poucos anos e os preços foram as alturas. Logo depois ele foi executivo da Petroquisa, subsidiada pela Petrobrás, juntamente com Ângelo Calmon de Sá e Emílio Odebrecht "homens íntegros". Os cinco livros, escritos pelo jornalista, relatam isso? Hoje sabemos quem foram os três.

    Responda
  2. Heraldo Toti Filho

    Com todo respeito me espanta que grandes jornalistas, cientistas sociais e políticos se decepcionem e desistam diante de nossas dificuldades, quando, a meu ver, deveriam esclarecer as origens e apresentar as providências a serem tomadas.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Parece que o conceituado colunista tupiniquim confunde liberalismo com entreguismo. Mas isso não é nenhuma surpresa, absolutamente. O absurdo dito só é novidade para quem é sábio...

    Responda
  4. Fernando Sperotto

    Gaspari quer nos passar a ideia de que não foi o modelo Liberal, de Livre Mercado que Pedro Parente implantou na Petrobras que levou o preço dos combustíveis às alturas, o que desencadeou a greve dos caminhoneiros. Atrelou o ajuste dos combustíveis ao dólar, diminuiu a atuação de nossas refinarias e aumentou importação de derivados. Com o preço do petróleo e o dólar aumentando o preço dos derivados aumentou junto, esse é o resumo da ópera ocultada pelo colunista.

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      E a sua ópera? Vamos lá... Antes de Parente, o controlador era um governo cleptocrático que drenou os recursos da Petrobrás para contas secretas (o grosso ainda não apareceu, talvez nunca venha a aparecer...) na Suíça e em outros paraísos fiscais para financiar o PT e seus aliados. Além dessa subtração metódica e criminosa atestada até a exaustão, o governo anterior promoveu uma contenção artificial dos preços que levou a empresa a um estado pré-falimentar.

  5. Luiz Paulo Santana

    Caminhoneiros e Transportadoras e o povo usuário de automóvel não aguentaram a política Wall Street imposta no território brasileiro depois que os atuais governantes, devidamente indexados à economia global por força de seus próprios "negócios", resolveram praticar preços internacionais e mais que isso, recuperar a curtíssimo prazo o caixa da combalida Petrobras. Inflação baixa, acharam que tudo ia muito bem, os números iam muito bem, mas as pessoas, ah!, as pessoas, esqueceram-se do detalhe....

    Responda
  6. Sidney Caputo

    Esse país tupiniquim jamais terá uma economia de mercado. A culpa dos preços altos não é da Petrobras, mas sim dos altos impostos sobre os combustíveis. Com certeza, todos os brasileiros vão pagar essa conta, seja na forma de preços ou tributos. É apenas uma questão de tempo.

    Responda
  7. MARCO AURELIO MINCARONE

    A Petrobrás é uma empresa quase monopolista, detém em torno de 70% do mercado de combustíveis no país. Não está correto dizer que a relação da Petrobrás com os seus consumidores através da sua política de preços é similar à politicas praticadas pelos demais países.(excetuando-se ditaduras e similares) Também não está correto dizer que a política de preços dela é adequada ao Brasil , e haver maneira de defendê-la.

    Responda
  8. Rodrigo Ribeiro

    Gostaria de ver um aumento de preços desses que tivemos aqui no Brasil, na república bolivariana do mister Trump. Não ganha eleição nem para síndico. Para manter o preço da gasolina, pode até guerra. Por que aqui seguir o "mercado"deve ser a política?

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      É que aqui tem monopolio de informação, que faz com que agradecamos por não ter-mos sequer direito a ter uma educação que promova a dignidade, e um serviço saude que respeite a vida humana

    2. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

      Pelo que sei, nos países serios o preço dos combustíveis acompanha a cotação internacional do petróleo. Venezuela e Arábia udita são exceções porque subsidiam os preços.

    3. Edilberto Patricio

      Gasolina no EUA tá batendo 4 dolares o galão . A diferença que lá nao tem tantos impostos, carro não é coisa de rico, tem refinaria pra todo lado e nao tem imbacilidades do governo que encarecem os combustiveis como obrigatoriedade de mistura com alcool e biodiesel.

  9. marilza abrahão

    Este é O exemplo de péssimo jornalismo, o que informa pela metade visando comprometer a verdade: O presidente da França recebeu uma delegação que uniu os governos federal, estadual e municipal. O vice-presidente Michel Temer, Alckmin e Haddad pediram o voto francês favorável à candidatura de São Paulo para sediar a Exposicão Universal de 2020. Tanto Alkimin c Hadad foram a Paris em missão especial em defesa dos interesses do estado de São Paulo! Por essas e outras que não se acredita mais na FSP

    Responda
    1. Bolívar Arsênio Silva

      O ponto alto dessa "missão especial" foi a cantoria do "Trem das onze". Volta e meia é lembrada -- não pelo que propagandeava, mas pelo bendito Trem das onze.

    2. Hamilton Magalhaes

      Quer dizer que um simples evento é mais importante que o clamor popular? A solução então era abafar as manifestações para calar o povo.

    3. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Sim, Haddad, Alckmin e Temer foram a Paris para defender interesses do estado de São Paulo. Só há um detalhe: acenderam o pavio e saíram correndo fugindo da bomba que deixaram para trás. Se fossem mais lúcidos e responsáveis pelos seus atos, deveriam ter adiado o aumento dos preços das passagens para quando já tivessem cantado "O Trem das Onze" e voltado da "importantíssima" viagem a Paris, não é?

  10. CESAR AUGUSTO BAIZ

    Piada né?#forabandisos#

    Responda