Samuel Pessoa > Comédia de erros Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Do meu lado, gostei do texto que descreve a realidade ipisis literis. Não dá pra não concordar. Somatória de pequenos erros de intervenção econômica do governo somados à um contexto global desfavorável: Trump, Irã, dólar e petróleo subindo, desemprego, etc....Necessário habilidade polÃtica, competência e legitimidade, predicados que governo Temer não reúne, para produzir soluções.
Matéria fraca, esdrúxula e ridÃcula. Sem fundamento algum. Porquê, antes de lançar uma matéria dessas, o jornalista não analisa a fundo o que está acontecendo no paÃs e desde quando a crise se instaurou? É tudo uma questão de raciocÃnio...
Fico impressionada com os comentários falaciosos. E mais, falácias clássicas. Ataque direto ao autor, ideologia vazia, uso de espantalhos para desviar a atenção do tema. O argumento central é quão nociva é a intervenção do estado no mercado. Ganha-se pouco a curto prazo, perde-se muito (ou tudo) no longo (médio) prazo. Simples assim. O outro ponto diz respeito à prioridade de agenda governamental que deveria se restringir as poucas ou nenhuma função do Estado dentro do mercado.
Mesmo q fosse verdade q haja excesso de caminhões, o q é questionável, é ridÃculo isentar este governo, q está no poder há dois anos, com pleno conhecimento da situação, e tentar buscar as causas apenas no passado. A crise ocorre pela polÃtica de preços da Petrobras e pela inação do governo perante os fatos q levaram à paralização. O resto, é ideologia e falta de isenção do colunista.
Samuel Pessoa está totalmente identificado e até inspirou a polÃtica desastrada de preços da Petrobras que acabou no atual caos. Essa polÃtica de atrelar os preços internos aos internacionais não é seguida em quase nenhum paÃs produtor de petróleo como Brasil. O caos atual mostra quer a lógica de maximização de lucros aplicada à Petrobras e sua privatização, seguida pelo Pessoa/T/emer/Parente, serÃa completamente irresponsável.
A recessão é o problema. A frota era velha demais e precisava de renovação, a economia crescia. Há excesso pela recessão que o austericidio prolonga.
O comentário do colunista sobre a Previdência, e sua capacidade de gerar receita no curto prazo, deixam apenas duas possibilidades. Ou o colunista é mentiroso, ou ignorante sobre as contas da Previdência. Como verifiquei através da LAI, a Fazenda previa de irrisórios R$ 2 bi de econômia esta ano com a reforma, muito menos do q Temer já cedeu em refis e outros absurdos. Não há nenhuma ação de curto prazo feita por falta da reforma da Previdência.
Acho que ele estava ontem lá na Marcha da Maconha, é muita viagem misturada com má fé. Por que não falastes de qual era a idade média dos Caminhões quando o governo Lula iniciou os incentivos, até quando a Dilma os retirou? É evidente que durante esse perÃodo ocorreu um ciclo de substituição e renovação da frota, não simplesmente adição que culmina em implosão da demanda.
Samuel, vc erra em sua avaliaçao! Onde vc viu que renovaçao de frota traz aumento de frota?
Vai dirigir um caminhão de madrugada pagando para traabalhar e depois escreve. Nao consegue perceber a dificuldade na economia real na vida das pessoas. Muito confortavel teroziar de terno e gravata!! Entra na bolwia e vela o preco do diesel subor na bomba diariamwnte. Falta de empatia!!!!
Só consegui ler até a terceira linha. O senhor é muito engraçado, sr. Samuel Pessoa. Ora, se não houvesse esse monte de caminhão, comprados, como disse, no governo Lula, os transportes estariam muito mais caros, e, consequentemente, os produtos. Em um paÃs continental como o Brasil, onde, praticamente, só existe o transporte rodoviário, se não houvesse tantos caminhões, o que seria do transporte de produtos? O preço do combustivel é que é alto. Tem que baixar para o nivel da nossa renda.
Só consegui ler até a terceira linha. O senhor é muito engraçado, sr. Samuel Pessoa. Ora, se não houvesse esse monte de caminhão, comprados, como disse, no governo Lula, os transportes estariam muito mais caros, e, consequentemente, os produtos. Em um paÃs continental como o Brasil, onde, praticamente, só existe o transporte rodoviário, se não houvesse tantos caminhões, o que seria do transporte de produtos? O preço do combustivel é que é alto. Tem que baixar para o nivel da nosa renda.
Esse colunista escreve sobre a ótica de Nova York em um jornal colonizado de terceiro mundo.
Não entendi, exatamente, o que o amigo escreveu, mas, penso que tem razão. Aqui, ele ficou apenas engraçado, na minha modesta opinião.
Não entendi o que você disse, mas, acho que você tem razão. Só li até a terceira linha, mas, deu para concluir que ele é muito engraçado.
Bota a culpa na Genny !! inventa outra !!
Concordo com você. Esse senhor é muito engraçado! Acho que ele deveria tentar uma vaga no programa Zorra, da Globo.
Samuel Pessôa é um cronista corajoso. Não tem medo de se expor ao ridÃculo.
Lógica JurÃdica não será derrotada pelo Direito dos Abismos do prof Painhoão Lu p/ s/ defesa ! +direito q o Direito, o torto legal vergonha nacional !
1) A Miss Paraná ainda está solta ? 2) Comida e gasolina podem faltar á vontade ; o que não pode faltar é "figurinha do álbum da copa", 3) cadê o pessoal dos "direitos do manos" para defender o caminhoneiro que ganham 2 SM/mês e dirige 15 h/dia ? 4) abriram duas vagas de emprego em Joinville- Zagueiro do JEC . 5) God save the Queen .
"as falhas de governo ultrapassam as falhas de mercado por larga margem". O Brasil vai acabar virando um paÃs liberal por constatação profunda de que intervencionismo só leva ao caos (o governo fica o tempo todo tentando resolver problemas criados pelo próprio governo). As pessoas podem não conhecer as teorias do liberalismo, mas já estão fazendo reivindicações liberais
BR joga fora s/ patrimônio "humano demais humano" ! * Tem q soltar Painhoãos Lu e Cabralzão ! Os caras têm projetão Trem Balão ! P/ levar +pobres p/ outro lado do mundo por apenas 1,71 reá ! Base no RJ !
Neste caso em particular, cabe a reavaliação completa da matriz de transporte adotada pelo paÃs, alterada há décadas de maneira conveniente para a produção de todo o tipo de veÃculos automotores. Deixamos de investir (com ou sem corrupção) em hidrovias, ferrovias e aeroportos. Transporte coletivo de qualidade, urbano e interurbano, então, é melhor nem pensar. Mas, ao fim e ao cabo, é tudo uma questão de educação, que abandonamos também há décadas...
Ah tá, entendi....se alguma coisa está errada no Brasil a culpa é do PT. Economista tucano e golpista, deveria ao menos admitir que a polÃtica neoliberal do governo golpista, da qual o Samuel apoia, e que está na origem do problema.
cadê o pessoal dos "direitos dos manos" para defender os caminhoneiros que ganham 2 salários mÃnimos ao mês e trabalham 15 horas por dia ?
From Além ... alguém ... Olha realmente resultado de 13 anos de Kuemkuembrás ! Coisas do "bar budo" hj sa po-do mar, o baiacu petrolÃfero enganador
Deixa ver se eu entendi: a culpa é do Lula e a solução é vender a Petrobras. Então, está. Agora conta aquela do Sergio Black Tie Moro e Pedro Dolarização Parente recebendo prêmio de homem do ano no EEUU.
Então era só ter aumentado os impostos sobre a produção e vendas de caminhões na era Lula que não terÃamos crise hoje?! Fantástico seu raciocÃnio! Deve ter convencido algumas amebas.
Sinceramente!! Respeito a liberdade de expressão, mas à s vezes penso o que este tipo de análise traz para um paÃs que sofre com a desigualdade social, com o fantasma neoliberal que o rodeia e que insiste em piorar as nossas seculares diferenças. Chego a conclusão: as pessoas, mesmo aquelas portadoras de considerável formação, doutores, continuam se comportando como "capitão do mato". Visão centrada no umbigo sem largos horizontes!
É cada absurdo para se chegar à conclusão de que o Lula é culpado de tudo de ruim no Brasil de hoje. Esse malabarismo aqui beira a falta de responsabilidade. Vamos olhar as coisas com seriedade, pois ficar jogando a culpa exclusivamente no PT, Lula, Dilma está nos retirando a capacidade de ver os problemas e buscar soluções.
Claro que é culpado. Afinal ele impôs uma sem noção para a presidência e outro sem noção para vice. Claro que é: inves de colocar um experiente petista histórico(OlÃvio, Tarso, Marta etc) colocou a inexperiente dilma. A Justiça Divina foi célere.
Se o LULA foi o culpado de tudo, então quanto já avançamos nos últimos dois anos sob o comando do Grupo, Temer, Aécio, Romero Jucá, Padilha, Moreira Franco, Rodrigo Maia, EunÃcio Oliveira, e Pedro Parente!
“A culpa é do PT”, versão 452.675.349.876.110.538... será que esses neoliberais paladinos dos ricos nunca vão admitir os próprios erros e as falhas na sua dogmática?
Tem q soltar Painhoãos Lu e Cabralzão ! Os caras têm projetão Trem Balão ! Para levar +pobres p/ outro lado do mundo por 1,70 reá ! Esfera furada e base no RJ !
Mais um oportunista de plantão.
13 anos de Kuemkuembrás não foram 13 dias ! * Resultado dos sartos e assartos do evoluÃdo sa po-do mar, o baiacu "petrolÃfero enganador"
Que senhora estultice dita por esse senhor. Ora, imputar aos subsÃdios exigidos por montadoras e transportadoras para evitar a crise de 2009 é querer transferir responsabilidades para um lado quando o outro a provocou em face de seus interesses justos ou não. Toda esta crise de agora tem nome: mudança da politica de preços dos combustÃveis, conjugada com má politica em não criar mecanismos para salvaguardar tal mudança, sem contar o desastre Trump que provocou essa alta dos preços do petróleo.
"Não havia necessidade de tanto caminhão": e qual era a necessidade? Porque é preciso ter uma base comparativa pra afirmar isso. Que a economia cresceu 11% e a compra de caminhão 40%? Houve certa distribuição de renda para municÃpios espalhados no Brasil inteiro, aumentaram-se as distâncias de entrega. Levou isso em conta?
Retórica cheia de pósverdade. O erro e responsabilidade é totalmente e exclusivamente do atual presidente. Fraco, despreparado, preocupado mais em defender os amiguinhos corruptos bem como obviamente a si mesmo. Uma lástima.
Conclusão. * Resultado de 13 anos de Kuemkuembrás !
O erro senhor jornalista...foi o golpe na Dilma. Fácil assim por a culpa ,sem uma avaliação histórica e concreta dos fatos!
O articulista é um racionalista extremado que acredita no homo economicus como o virtuoso que tem cifras nos olhos, no cérebro e nas emoções. Mas gosta de ressuscitar fantasmas, contrariando o seu próprio princÃpio de racionalidade. Seu argumento não resiste, pois o deus mercado funciona bem principalmente para os grandes monopólios. Ora, entregar ao monopólio ou oligopólio internacional do petróleo só favorece evidentemente o lucro desses setores. Para Samuel o povo que se lixe e continue besta
A economia obedece também o princÃpio dos vasos comunicantes, ou seja, quando um lÃquido homogêneo se acomoda nos vasos, o lÃquido se acomoda no mesmo nÃvel em todos os recipientes, independente do formato. Com a colocação de mais recipientes sem aumentar o lÃquido, o nÃvel continuará baixando. O lÃquido no caso da economia são os investimentos que o paÃs não faz porque o governo não cabe no orçamento do paÃs. Temos muitos recipientes para pouco lÃquido, mas seguimos tentando mudar a fÃsica.
Os golpistas já estão no poder a dois anos. Ainda estão culpando o governo anterior. Assumam a sua responsabilidade no processo. Logo vem os neomalandros com a cantilena da privatização. Os serviços privatizados são um lixo e são caros. Trabalho com duas operadoras de celular, uma só funciona a Vivo numa ponta da sala e a Oi na outra ponta. Sr Pessoa nem todo mundo é neobobo.
O mais incrÃvel de tudo isso é que os governos estaduais cobram quase 25% de ICMS no preço final na bomba e todos se calam inclusive a imprensa.
Mais um que tenta justificar o problema trilhando varios caminhos para confundir o leitor,mais um porta voz do neoliberalismo,..a raiz principal está na politica de preços suicida do testa de ferro Pedro Parente.
O EmÃdio não tem a mÃnima noção de economia e mercado, ele acha que a solução é ideologia... justamente foi isso que gerou a atual situação
O problema é que esta mesma imprensa endeusou o Sr. Pedro Parente, por ter criado a politica de aumento diário dos preços dos combustÃveis, esquecendo que quem ia pagar esta conta era o consumidor, ou seja aquele que já paga tudo, e é esmagado por tudo que o Governo li impõem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Comédia de erros Voltar
Comente este texto