Elio Gaspari > 'Greve de caminhoneiros'. Onde? Voltar
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Texto completamente infeliz. O colunista não necessita passar por um vexame público desses em pleno fim de carreira. Poderia ter mais dignidade. Fiquei com vergonha pelo colunista. Absurdo.
E ainda invocou a reportagem grotesca de Miriam Leitão. A coisa tá feia no jornalismo desta terra de passagem.
Ao contrário da ampla defesa que Gaspari faz a P Parente ( é o 2° artigo em que o defende ) foi o modelo que Parente aplicou na Petrobras que fez os preços dos combustÃveis dispararem em 2 anos, a um nÃvel incompatÃvel com a realidade brasileira. A greve é só a consequência dessa polÃtica, portanto sim, Parente está por trás do caos. O modelo pode funcionar em paÃses desenvolvidos, mas não em paÃses com economia frágil como o nosso. É o modelo Liberal Econômico que está em xeque atualmente.
Pedro Parente todo mundo elogia...Mas, eu não! Atrelar o preço aos combustÃveis internacionais e de uma vez? Aumentar a gasolina todos os dias? Oras, oras, e oras.
Outros paÃses adotam a mesma politica de preços,mas só aqui eles continuam altos.Temos palavras pra tudo.Mas ações que venham beneficiar à todos ,não. Quais setores estão ganhando muito com o preço alto dos combustÃveis?
Juro que estou com saudades da Dilma.
Bem explicado: a PolÃtica nada pode com a Elasticidade (econômica).100 milhões de uns vão pagar o pato. E merecem: não treinam a "visão cidadã" para além do que publica a Imprensa. Não pensam na "ética da PolÃtica" como o moto pelo qual se governa um paÃs.Lula entregou a Petrobrás a Dilma, em 2014, com quase 35 bi em prejuÃzos (desde 1991 não tinha prejuÃzo). Agora vem a reboque como o salvador dos preços do gás e do combustÃvel naquela época em que tudo era subsidiado.Até o crédito.
Ouço há vinte ou mais anos a reclamação e seu dito “ se os caminhoneiros pararem, o Brasil para”. Será verdade ? Questionava eu. Pararam e o caos se instalou. No perÃodo que antecedeu a Constituinte 1987/88, ouvÃamos a informação de que a Anfavea promoveria/bancaria a eleição de pelo menos 50 deputados federais, para fazerem “lobby” em favor da indústria automobilÃstica. Fizeram mais que isso. Resultado: priorizaram exclusivamente o transporte rodoviário em detrimento do transp. FERROVIÃRIO!
Em qual planeta Gaspari e Leitão vivem? só pode ser no paÃs da Alice...
O Brasil está em Guerra. De um lado, estão as Corporações [Sindicatos Autocráticos] , os PolÃticos Venais [Redundância] e os Viciados em SubsÃdios e Favores Estatais [Oligarcas Patronais]; de outro, os Brasileiros que Trabalham e pagam Impostos. Infelizmente, por ora, são estes que estão Perdendo.***Ontem no Estadinho.
Concordo Celso, mas me permita acrescentar outro setor que vive das bondades do Estado, as dezenas de milhões de funcionários públicos que gozam de caros cargos privilégios em um Estado agigantado exatamente para conceder esses privilégios; obviamente não podemos generalizar pois grande parte do funcionalismo público é produtiva e não é culpada pela situação e é a essas pessoas que devemos enviar uma mensagem de união para que, com os cidadãos comuns, nosso PaÃs possa ser realmente democrático.
É imperativo o fim dos privilégios no PaÃs podendo começar pela privatização da Petrobras; os brasileiros não suportam mais a semi-escravidão, que deve ser encerrada o quanto antes p/ amainar o sentimento de injustiça que habita os corações dos brasileiros. Espero que a elite de privilégio tenha juÃzo e faça o necessário p/ a redução da carga tributária e da exploração da população produtiva, ou seja, perca o o amor e abra mão de ao menos um pouco de suas benesses (antes que as perca totalmente)
perfeito Hidelbrando, concordamos!
Engano, o caos atual com a flutuação do preço do combustÃvel é apenas uma amostra do que resultaria da privatização da Petrobras: a empresa passaria a operar, como já Parente está operando, segundo uma lógica de maximização de lucros da empresa, desconsiderando o impacto sobre o resto da economia.
Digo isso para reafirmar que o problema não são empresários de transporte ou motoristas autônomos, muito menos o Pedro Parente, que faz um ótimo trabalho, lembrando que não tem nenhum poder para mudar as estruturas internas de privilégio na Petrobrás e as externas ligadas a ela, normalmente impostas pela legislação tramada pelos nossos congressistas conseguirem boquinhas para seus parentes, seus apoiadores ou para si mesmo, quando não reeleitos.
Não tem solução fácil. Um bloqueio do abastecimento do paÃs dessas proporções não vai ser resolvido com prisão de alguns caminhoneiros ou reboque de alguns caminhões. Mas concordo que culpar agora a polÃtica realista de preços é bobagem. A Petrobras é a empresa de petróleo mais endividada do mundo e não tem condições de absorver prejuÃzos.
A Statoil (Noruega) tem 20mil funcionários que refinam 2,1 milhões de barris/dia;a Petrobrás,com 186 mil,refina 2,8 milhões de barris/dia ou seja:na Statoil, os funcionários refinam 105 barris/dia/func, enquanto na Petrobrás,15!Então chega de historinha de custo internacional de petróleo:isso é desculpa esfarrapada:Há problemas de abuso nos impostos e ineficiência na produção; e olhe que os funcs da estatal são muito bem remunerados;custam carÃssimo para empresa que ganha dinheiro vendendo comb.
Muito bem Marcia! Observe que no fim, os problemas sempre são os espertos querendo manter seus privilégios e, claro, nada como uma empresa de petróleo com reserva de mercado para manter tudo isso.
o barril do petróleo já chegou a 140 dólares (com um valor de dólar tb alto!) e o combustÃvel não estava tão caro... dizem que é pq qdo em baixa, o gov implantou a Cide... ok; busco uma análise (e não encontro) da queda significativa da produção de diesel pela Petrobrás de dois anos para cá: Investimos bilhões (muuuitos) de dólares em novas refinarias para diminuir produção e importar mais combustÃveis? Por quê? Quem explica isso? Ninguém fala nada! Só silêncio em toda a imprensa!
Sera que o brasil tem solução a curto prazo? Vamos torcer para que 2019 mude alguma coisa, pois nosso problema e endêmico e de formação. LevarÃamos no minimo duas gerações para mudar nosso caráter
Mesmo que os caminhões sejam dos empresários,que deram a 'ordem' de greve, os caminhoneiros que a 'cumpriram' devem ter sentido o poder de uma classe de trabalhadores e, assim, poderão vir ter a coragem necessária para reivindicar por eles mesmos daqui pra frente. Gostaria de ver isso acontecendo com os trabalhadores da educação, da saúde, e de todos os que ganham o salário mÃnimo! De todos os aposentados e desempregados!
Finalmente, o menor preço do diesel não aumenta lucro, seja de fretistas individuais ou empresários pequenos, médios ou grandes, exceto num primeiro instante, já que logo o preço se ajusta, pois atuam num mercado de máxima concorrência; seus lucros tendem a zero, se restringindo apenas a diferenciais de gestão, o resto é remuneração de capital; o lucro só viria com desequilÃbrio de oferta e demanda oriundo do retorno de crescimento econômico do PaÃs e do volume de cargas a ser transportado.
Logo, o drama do colunista não faz sentido nenhum, e se algum empresário está apoiando a greve, é em favor da libertação da escravidão da população pelo Estado; para o negócio deles, o benefÃcio é mÃnimo. Portanto, meus agracecimentos aos caminhoneiros e viva os patrões de caminhoneiros!
A outra parte, que quase todo mundo já sabe, seria a redução dos impostos indecentes que formam a maior parte do preço para o consumidor. Só que aà nos deparamos com a perguntinha cre.ti-nah, "Mas e o déficit?!", perguntado por quem finge não saber de onde vem o imenso rombo, a horda de funcionários públicos com com seus super empregos e super aposentadorias. Falar disso tá parecendo tabu, talvez porque quase todos no Brasil têm um amigo ou parente mamandoh no Estado hiperinflado. E da�
Dessa vez o colunista foi muito bem, até o quarto parágrafo, a partir daà já vem com a conversa de "colchão financeiro para subsidiar a Petrobras"; tá louco? E pra encher o colchão, seria com capim ou com dinheiro do contribuinte? A Petrobrás não precisa de subsÃdio nenhum, precisa é de gestão privada para adquirir competitividade sem reserva de mercado, assim se resolveria parte do problema.
Gestão privada igual a de Pedro Parente? É de que reserva de mercado você fala? Anda mal informado das mudanças que fizeram nas leis.
Artigo mais que perfeito. Parabéns, deveria ser impresso e distribuÃdo a vários jornalistas,recém egressos da faculdade,para entenderem as reais motivações desta manifestação. Triste é perceber o quanto somos manipulados através das notÃcias vinculadas nas redes sociais.
No resto do artigo quando trata do Michel Temer o texto do Élio Gaspari ainda foi razoável. Mas ao inicio quando pretende livrar a "politica de reajustes diários" de Pedro Parente, desculpe. Errou feio.Ora, a Petrobras é uma empresa estatal e, deveria ser "estabilizadora" do tal mercado. E não "seguir politica de mercado". Fazer reajustes como se a Petrobras fosse a UNICA no Brasil a necessitar desse reajuste, e deixar o restante da economia ao léu, é provocar o caos, como visto.
"é assim que as coisas funcionam em muitos paÃses do mundo". Elio, precisa se informar melhor. Leio na F/olha: "Segundo pesquisa feita pelo site Global Prices Petrol, o Brasil se situa em uma posição intermediária em comparação aos preços do combustÃvel no mundo. Com o litro do diesel a US$ 0,99, o paÃs ocupa a 76ª posição em uma lista de 176 paÃses". Quer dizer, tem muitÃssimos paÃses, e sobre tudo os produtores de petróleo como Brasil, com preços não atrelados ao mercado internacional.
Eu queria saber o que muda se são caminhoneiros legÃtimos ou empresas. No fundo ainda é a mentalidade de casa grande e senzala. Se forem caminhoneiros, coitadinhos, merecem, se forem pequenos empresários são ricaços explorando a população, é isto Gaspari?
O Brasil não é mesmo um paÃs sério. Aqui deve ser o único lugar do mundo onde se cogita demitir alguém por ter feito um bom trabalho. Vai pra Bélgica, Pedro Parente e deixa suas excelências administrarem a Petrobrás. Aà não dou um ano e ela fica igual a estatal de petróleo venezuelana. Meritocracia pra quê?
Não é verdade, hoje a greve está nas mãos do caminhoneiros autônomos, houve tentativa de sindicatos de misturar ao movimento que foi rechaçado imediatamente pelos previstas
Achou mais fácil chamar de “Guerra dos Patrões “ não é Hélio? Simples não?
Enquanto nao se chegar 2019, nenhum investidor estrangeiro coloca 1 centavo no Brasil. Simples assim. E um governo fracassado, nascido condenado, fadado ao ridiculo. E ainda posam de salvadores da patria. Tudo compadrio da Dilma, do partido dos trabalhadores. So nao apareciam nas cameras; o povo nao sabe. Toda essa turma que esta no governo (que agora aparece), ja estavam com a Dilma antes, so nao apareciam. Temer e o amante do Brasil. Sempre esteve la, metendo o dedo, so o povo nao sabia.
Essa crise assim como outras tem nome e endereço: a carga tributária excessiva incidente sobre os combustÃveis! União e Estados na sua voracidade por impostos provocaram o caos reinante. Jamais abrirão mão desses tributos!Por este motivo, mais do que nunca a sociedade tem que se rebelar contra os impostos.
O formador de opinião acha normal o povo brasileiro pagar preços escorchante em tudo que foi entregue aos cuidados do deus mercado. É uma pena que povo não saiba quem é que paga essa gente para defender medidas escandalosamente danosas aos interesses do povo. Brasil! Mostra a tua cara.
Impressiona-me o extremismo dessas análises. O empresário sempre colocado como o monstro da economia. Não importa quem participa da greve, o direito ao movimento é de todos, ou não estamos numa democracia? A questão não é listar nomes ao movimento, porém, o que reivindicam. Ou também acha que devemos pagar o preço da corrupção com mpostos extorsivos? Não é o que vemos no preço da gasolina brasileira vendida no Paraguai.
Empresário não pode fazer greve (lockout). Isso é contra a lei brasileira!
Todas as greves que conheço sempre foram reprimidas pelos patrões. Algumas, as autoridades usaram tiros por.radas e bombas para fazê-lo. Greve com apoio dos patrões, da imprensa e das autoridades tem outro nome.
Não é verdade Elio. Essa polÃtica neoliberal de atrelar os preços internos aos preços internacionais, priorizando a maximização de lucros da empresa como se ela fosse privada e não tivesse impacto sobre o resto da economia, só funciona em poucos paÃses. Se mantida no Brasil, obrigará a um altÃssimo custo fiscal. Deve ser derrubada, assim como o resto das polÃticas neoliberais do governo fracassado T/emer.
Leio na própria F/olha: "Segundo pesquisa feita pelo site Global Prices Petrol, o Brasil se situa em uma posição intermediária em comparação aos preços do combustÃvel no mundo. Com o litro do diesel a US$ 0,99, o paÃs ocupa a 76ª posição em uma lista de 176 paÃses". Quer dizer, tem muitÃssimos paÃses, e sobre tudo os produtores de petróleo como Brasil, com preços não atrelados ao mercado internacional. México, Noruega, Kuwait, não seguem essa polÃtica. A Argentina do liberal Macri sim atrela.
Luiz dos Santos, o senhor Nestor Bercovich deve saber muito bem quais os paÃses que não usam polÃtica liberal dos preços internos e quais os que usam. Só que seria muito humilhante comparar os paÃses que estariam na lista dos que usam polÃtica liberal com os que estariam na lista dos que controlam os preços internos. É isto!
Fiquei curioso de saber os poucos paÃses que se identifiquem com essa polÃtica de preços. Muito pelo contrário poucos se utilizam de uma polÃtica não liberal.
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