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Diego Pereira da Silva
"A estatal controla 99% do refino de petróleo no país". O nobre articulista poderia citar a fonte da informação acima?
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JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Além de evidenciar uma nação imatura, evidencia também um país que não sabe para onde vai. /Claudia F.
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Edmar Lázarpo Borges
O jornalista conseguiu, em poucas linhas, descrever as causas e efeitos do intervencionismo estatal. Os países maduros e que atingiram o desenvolvimento desejável o fizeram com inteligência e patriotismo e pulso firme. Tudo tem um preço, e o Brasil não quer pagar esse preço, que começa pela educação universal e de qualidade, porque é um risco aos defensores do atraso. Parabéns, Senhor Vinicius Mota.
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RICARDO LUIZ PAIVA VIANNA
Caro Vinicius Mota, a imaturidade apontada foi demonstrada com a ruptura constitucional ocorrida com o "impeachment" fundamentado em pedalas fiscais. Somente um país imaturo permite que uma Presidente, democraticamente eleita, seja impedida de exercer seu mandato por ser acusada de realizar as mesmíssimas práticas realizadas por TODOS OS PRESIDENTES ANTERIORES. O resultado desta ruptura constitucional pode ser visto há oito dias, nas ruas, está com medo agora?
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José Cardoso
Análise perfeita. Mas não é só aqui. Depois que os ingleses com tantos séculos de maturidade política votam pelo brexit, o que esperar de pirralhos políticos como nós?
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Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
Observa-se no sistema político um esgotamento vertiginoso. Resultado do desenvolvimento da tecnologia da informação. Reflexão sobre os 30 anos da Constituição do Brasil. Presidencialismo de coalizão: o dilema institucional brasileiro. A Constituição brasileira promulgada em 05 de outubro de 1988 vai completar 30 anos de vigência. O momento é um convite à reflexão.
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Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
A atual greve dos caminhoneiros é bem vinda. É o ápice que desnuda, possivelmente, a obsolescência dessa excrescência da CF/88. O presidencialismo de cooptação. O que estamos passando é o ápice do esgotamento de processos naturais que já ocorreram no passado. O comportamento dos atores institucionais, executivo e legislativo, neste evento demonstra o estado ridículo de desgoverno.
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EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI
Faltou propor uma saída. Como uma nação amadurece, senhor colunista?
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Nilton Silva
Como alguém já disse um dia: se até os 40 anos você não for de esquerda, você não tem coração; se depois dos 40 você permanecer de esquerda, você não tem cérebro.
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Nestor Bercovich
Quem não assume responsabilidade é o jornalista, que apoiou o governo g/olpista e suas políticas liberais de desregulação extrema que levaram ao atual caos. Não da para desregular os preços de um insumo esencial como o combustível, sobre tudo agora que o Brasil se tornou produtor e exportador de petróleo. A lógica de maximização de lucros da Petrobras, de sacrificar tudo em pro da eficiência do mercado, levou ao caos atual. Assuma essa responsabilidade!
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Cristina Carvalho Barboza
Uma coisa é certa, o monopólio do refino da Petrobrás precisa acabar. Não existe evolução sem crise, esta paralisação dos caminhoneiros é uma etapa. Quem chantageou antes? Qual a legitimidade do estado brasileiro em cobrar impostos abusivos? Temer começou prometendo austeridade, a delação da Friboi fez com que ele precisasse fazer concessões a um Congresso fisiológico para continuar no poder. A chantagem do Congresso é muito pior que a dos caminhoneiros, que trabalham, dão duro, correm riscos.
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leticia monteiro
Que análise superficial e clichê...
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Herculano JR 70
Acho q nação tem mídia, como a Fsp, onde falta maturidade nos comentaristas. Um povo prospera qdo toma liberdade e se opõe ao poder. O governo intermedeia o caminho dos impostos e torra quase tudo chegando nada na ponta. Redigiu mal: a Petrobras, monopólio, controla 99% do refino. Com esse porte, sem concorrentes a fazer-lhe sombra e (mal) controlada p governo é um câncer. Madrasta carrega sua estrutura inapta de baixa eficiência. Pena, q os caminhoneiros ñ pediram a quebra d monopólio do refino
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Herculano JR 70
Sr Neber. Sr tem razao.Mas se a importação é livre pq a Petrobras, ou o governo, esta determinando preços? Os caminhoneiros poderiam organizar uma importadora.
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Neber Fava
Não há monopólio do refino. Qualquer empresa pode refinar no Brasil, ou mais facilmente ainda, pode importar.
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lenise de souza ferreira
Infração seu Adenor ?
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Herculano JR 70
Infração, senhora! Inflação e algo relacionado a preços. Infração vem de infringir desgraça, que é o q acontece.
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