Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ricardo fernandes

    ótimo texto.

    Responda
  2. Maria de Fátima Godoy Acioly

    Muito lúcido e esclarecedor. Mais uma vez o Vinicius Mota nos presenteia com os seus artigos na Folha de S. Paulo. A Democracia é uma conquista de um povo e como tal, precisa ser tratada com muito cuidado, pois na hora em que a perdermos vamos sentir como é ruim vivermos sem ela.

    Responda
  3. Paulo Henrique Andrade

    O colunista maldosamente associa a "direita autêntica", perfeitamente legítima e conservadora e detentora da simpatia de vastas camadas da população, com uma minúscula ala que defende a intervenção militar. Mentalidade tipicamente esquerdista.

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Ninguem fala do aumento exorbitante d "gaz de cozinha" mais 70% e a gazolina que sobe todo dia. Tem mais o que adianta retirar impostos do diesel, funciona um tempo, pois os aumentos vão continuar se não se desvincular o valor dos combustiveis do dolar. Quem recebe salario em dolar tudo bem, eu recebo em Real...Vendo os discursos dos representantes do governo ao tratar unicamente do oleo Diesel, se observa postura como eles veem a população, povo não importa,

  4. JOSE CAMPOS

    Se houve sabotagem quem sabotou foi o governo Temer. Ser porta vós de corrupto o faz igual.

    Responda
  5. José Domingos Pinto

    Diante do noticiário sobre a desonestidade do Presidente Temer, com provas contundentes alusivas ao episódio da mala, nomear interlocutor do governo para transigir na G.dos Caminhoneiros,Carlos Marun, é de uma infelicidade sem limites. Ele que que quase deu cabo à aprovação das 10 Medidas contra a corrupção; relator da CPI da JBS, sendo dela recebedor de doações; liderou a defesa de Eduardo Cunha; em 2017 ajudou a arquivar denúncia do MP que pedia investigação de Temer por crime comum.Pasme-se!

    Responda
  6. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Mesmo com todos os erros e pusilanimidade desse governo, mesmo com as razões que os caminhoneiros e transportadoras tenham para estar insatisfeitos, não concordo com o sofrimento e perdas que estão sendo impostas ao povo brasileiro por essa paralisação interminável, mesmo após terem suas reivindicações atendidas. O governo cedeu à chantagem e nós pagaremos a conta. E ainda viveremos em constante sobressalto que tudo volte a se repetir.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Não há revolução sem sofrimento. Aliás, nos hospitais brasileiros o povo já sofre mesmo sem greve. Sem falar do roubo da merenda das crianças.

  7. jose luiz teixeira

    Não existe "anarquismo de direita".

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Ninguem fala do aumento exorbitante do "gaz de cozinha" mais 70% e a gazolina que sobe todo dia. Tem mais o que adianta retirar impostos do diesel, funciona um tempo, pois os aumentos vão continuar se não se desvincular o valor dos combustiveis do dolar. Quem recebe salario em dolar tudo bem, eu recebo em Real...Vendo os discursos dos representantes do governo ao tratar unicamente do oleo Diesel, se observa postura como eles veem a população, povo não importa,

    2. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

      Pois é, tem aí umas tantas contradições e incoerências: anarquismo de “direita”, direita (política) sinônimo de ladroagem e corrupção e finalmente entram os alemães como os vilões da história... do custo do petróleo. Fora disso, concordo que a sociedade não deveria se curvar ante a chantagem dos caminhoneiros e frotistas

  8. Beatriz R Alvares

    Estranho o comentário do cronista: "este é um movimento de direita". A Petrobrás é gerida para atender interesses de investidores internacionais.. As companhias americanas tem isenção de impostos durante 25 anos. O diesel é aumentado diariamente a gasolina e o bojão de gás subiram drasticamente e as pessoas de menor poder aquisitivo sofrem dificuldades ocasionadas por estes aumentos. Pela lógica do cronista a política da Petrobrás é de esquerda e o protesto do povo prejudicado é de direita(???).

    Responda
  9. wilton siqueira

    Muitos de nós estamos sofrendo à muito tempo à alta carga tributária.É ai onde está o problema.O caminhoneiro é um herói.E se nós tivessemos a coragem que eles tem? Por que temos muitos impostos? Porque gastamos muito e muito mal.Porque o congresso,o judiciário,os executivos,nas três esferas, não diminuem suas despesas? E gastam melhor? A luta é diminuir com as despesas e melhorar os gastos.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Na mosca Wilton.

  10. alex eidi itocazo soida

    Leiam o artigo de Vinicius T.Freire deste jornal. Pagamos cerca de 10% menos pela gasolina, nos postos de gasolina, que a média do resto do mundo. Libertários de plantão que sempre exigiram não intervenção governamental na estatal, de repente, perceberam que o populismo oportunista - dos subsídios- vale mais que ideologias baratas. Não intervenção, "pero no mucho". Demagogos e ignorantes.

    Responda
  11. Alexandre Vieira

    O problema e o governo e nao os caminhoneiros. Aceita isso que doi menos. Talvez seja uma inveja ressentida esquerdista do nobre colunista que nunca conseguiram fazer um feito parecido. O governo recebeu 3x cartas pedindo urgentes providencias e o resultado é esse que vc reclama. Reclame da causa e não da consequência

    Responda
  12. MARCOS FERNANDO DAUNER

    onde está aquele "todo poderoso" sr. paranaense ? nos States ?

    Responda
  13. alex eidi itocazo soida

    Sou do ramo de pães e doces. O preço do leite aumentou 25% minando minhas margens de lucro. Exijo que o governo desonere o produto imediatamente, porque não é justo que eu pague por isso, mas sim, toda a sociedade. Se não, iremos fechar padarias, mercados e outras redes de distribuição. Afinal, o que é melhor que deixar o deficit financeiro de 170 bilhões anuais para o vizinho pagar ?

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Ninguem fala do aumento exorbitante d "gaz de cozinha" mais 70% e a gazolina que sobe todo dia. Tem mais o que adianta retirar impostos do diesel, funciona um tempo, pois os aumentos vão continuar se não se desvincular o valor dos combustiveis do dolar. Quem recebe salario em dolar tudo bem, eu recebo em Real...Vendo os discursos dos representantes do governo ao tratar unicamente do oleo Diesel, se observa postura como eles veem a população, povo não importa,

  14. Franklin Andrade

    Venicius Mota, realmente estamos reféns dos Caminhoneiros, mas, porém ,não podemos ficar pagando as dívidas contraídas, no passado, pela Petrobras. Em uma Democracia justa todos os que erraram devem pagar por isso. O pagamento da dívida da Petrobras deverá ser paga pelas Empreiteiras, Construtores de Navios, Funcionários Graduados da Petrobras, Políticos, etc... Deveremos exigir da Petrobras que retire dos custos dos derivados do petróleo aquele "delta mais" existente para pagamento divida.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Concordo com o Franklin. Quem pariu Mateus que o embale.

  15. Elias Pedro Vieira Manna

    Os bandoleiros travestidos de caminhoneiros estão agindo como os milicianos. Sequestram uma nação inteira e pedem resgaste. Assim que conseguirem o que querem desaparecem. Enquanto existir mais caminhão do que carga sempre vai ter frete barato. Um não aceita o valor e 10 dissem sim e ainda oferecem descontos. Tem que fazer o país crescer para atender todos. Se O frete tá baixo porque não fazem a mesma mobilização se negando a carregar? Mas em casa sem atrapalhar um país inteiro.

    Responda
  16. Marcos A T Garcia

    Artigo podre. Deleta.

    Responda
  17. Cesar Roman dos Anjos Carneiro

    Melhor texto que li sobre a greve dos caminhoneiros, destaco a quarta parte. Importante também a crítica ao TSE no julgamento da chapa Dilma-Temer.

    Responda
  18. Rivaldo Otero

    Tem um certo sentido essa avaliação de que empresários da extrema direita apoiam esse movimento grevista e querem sua continuidade, para criar o caos. Em verdade é grande o menosprezo ao povo em geral, manifestado por parte dos que resistem em encerrar a greve, e custa crer que a esquerda adotasse deliberadamente um castigo que penalizasse de forma tão s aguda os segmentos mais humildes e necessitados da sociedade.

    Responda
  19. Paulo Roberto Sousa Farias

    Meu caro Vinicius, você ainda acredita que vivemos uma democracia? Onde o Governo faz o que quer com a população. Os caminhoneiros estão fazendo o que muitos gostariam de fazer e não tomaram coragem, mas agora toda a população se juntou a eles.

    Responda
  20. Ricardo Achilles

    Quem diria, ainda resta vida inteligente na Folha. A análise de Vinícius Mota é excelente.

    Responda
  21. Carla Sousa

    O reporter do sbt questionou o ministro se a gasolina iria baixar pois só se falam do diesel e ele respondeu que a gasolina não é pauta de reinvindicação, ou seja, quem não chora não mama.

    Responda
  22. José Cardoso

    A ironia é que se viesse a intervenção militar que eles pedem, os cabeças seriam logo identificados e presos. E os sindicatos desmobilizados. A maioria vai no embalo, mas são apenas alguns que se arriscam a bloquear estradas.

    Responda
  23. CARLOS LOPES

    Que texto mais tosco! Só poderia ter saído de uma cabeça que aplaude o "Lula Livre". Onde você está vendo direita, meu caro? O que mais têm são oportunistas de PT se autointitulando de "representantes" do movimento. Justamente essa extrema-esquerda que levou o pais a atual situação de quebradeira do Estado e da Petrobras, que foi assaltada pelo partido da estrela. A direta, infelizmente, ainda, não tem esse poder que você está

    Responda
  24. Claudio L Rocha

    Quem aplaude a democracia segundo o comentarista, deve aplaudir e aceitar duzentos e vinte aumentos nos conbustiveis imposto pelo atual presidente da Petrobras. Que isso sr. Vinicius. Democracia para quem? Para os grandes investidores internacionais sangrarem o povo brasileiro com aval dos chamados politicos que se dizem representantes da população. Fala sério.

    Responda
  25. Antonio Carlos Boca II

    ...caminhoneiro de direita .....Hiii hi hi

    Responda
  26. Wilton Machado

    Realmente você não compreende o significado de várias palavras que escreveu e até mesmo não tem ciência das comparações realizadas. Favor verificar o real sentido de sofrimento, tirania, torturador, democracia e ter cautela ao imputá-las. Ainda, verifique também o termo pelego.

    Responda
  27. ANTONIO CARLOS N SCHNITZLEIN

    Meu caro, "ça n'est pas un pays serieux, honnête et viable enquanto os políticos não tomarem jeito, c'est vrai?

    Responda
  28. ANTONIO MARMO

    Os caminhoneiros -70% da frota são, sim, de empresários da Logística- já haviam alertado para o problema. O Governo deu de ombros. Mas eles foram donos da oportunidade ao saber que também angariariam a simpatia da população que também arca com preço alto do combustível. O problema não é só deles, embora, zgé gora, só eles tenham lucrado com o desconto.

    Responda
  29. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    A atual greve dos caminhoneiros é bem vinda. É o ápice que desnuda, possivelmente, a obsolescência dessa excrescência da CF/88. O presidencialismo de coalizão, ou seja, de cooptação. O que estamos passando é o ápice do esgotamento de processos naturais que já ocorreram no passado.O comportamento dos atores institucionais, executivo e legislativo, neste evento demonstra o estado ridículo de desgoverno. Federação patrimonialista que atende por partidos. CF/88 em outubro fará 30 anos. Reflita!

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Excelente ponto de vista.

  30. Nestor Bercovich

    Quem apoiou o g/olpe contra D/ilma e ajudou a empoderar o T/emer tra/íra, c/orrupto e pelego do poder econômico, realmente não gosta de democracia! Telefone para vc, Vinicius!

    Responda
  31. Pedro Leon

    Vinicius, então quem aplaude as obstruções de estradas pelo MST, MTST, etc gosta de democracia? Tenha dó.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Kkkkkkk; bem lembrado!

    2. Ricardo Borges

      Pois é, qdo a obstrução era desses movimentos os que agora aplaudem se opunham. Vai entender a lógica dos combatentes Direita X Esquerda.

  32. Rodolfo Maia

    Fica a pergunta: qual o outro método que sobrou para serem ouvidos? Tentaram avisar. Nada. Tentaram negociar. Nada. Tá achando ruim? Coloque o jornalismo a serviço da população real, para quem a democracia e a Justiça não chegam. A Ombudsman do jornal já chamou a atenção pra isso, o jornalista faz jornalismo de internet e telefone, não na rua, com o povão e suas mazelas.

    Responda
  33. Rodolfo Maia

    A leitura míope da história pelo jornalista é de doer: "[os ingleses] Aceitaram pagar esse custo altíssimo em nome da luta contra a tirania e a opressão". A Inglaterra na Segunda Guerra tinha como colônias (entendeu? Co-lô-ni-as) Índia, Zimbábue, Belize, Nigéria, Egito, Sudão, Uganda, Quênia, Camarões e assim segue a lista. Mas isso não é tirania e opressão na visão do jornalista.

    Responda
  34. sidnei guerra

    Alguma lucidez enviesada, para teminar com mais do mesmo? Que conversa mole. Que conclusão mixuruca. Fala tão bonitinho, convoca os centristas para depois terminar o texto com a fraseologia dos extremos?

    Responda
  35. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Ou os militares poem ordem na casa, ou teremos o caos total, alguem cre que politicos com estas brandas leis, colocarão o Brasil em ordem?

    Responda
  36. CARLOS KNEIPP

    Concordo com boa parte de seu comentário, faltou apenas a análise de que o movimento não tem origem ideológica, foi espontâneo, motivado pela sucessiva indiferença do governo Temer com os menos favorecidos e a favor da Banca. Essa busca pela hierarquia e disciplina é cultural e compreensível, quando o pêndulo da história estar tendendo a direita, depois dos anos de centro-esquerda. A falta de liderança do movimento é reflexo da cooptação dos movimentos sociais pelos mesmos governos de esquerda.

    Responda
  37. CARLOS KNEIPP

    Concordo com boa parte de seu comentário, faltou apenas a análise de que o movimento não tem origem ideológica, foi espontâneo, motivado pela sucessiva indiferença do governo Temer com os menos favorecidos e a favor da Banca. Essa busca pela hierarquia e disciplina é cultural e compreensível, quando o pêndulo da história estar tendendo a direita, depois dos anos de centro-esquerda. A falta de liderança do movimento é reflexo da cooptação dos movimentos sociais pelos mesmos governos de esquerda.

    Responda
  38. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    2 pontos , ninguem tem o direito de impedir o ir e vir, e violencia Precisamos privatizar petrobras e o resto e chamar o gal geisel

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Aquele que autorizava mortes "seletivas"?

  39. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Coluna infeliz. Você acha que vivemos em uma democracia onde se faz o melhor para a maioria? Teríamos favelas, periferias horríveis, desemprego recorde e juro desproporcional em uma democracia? A manifestação dos caminhoneiros tem muito mais de patriotismo e coragem do que todos os jornais juntos deste país. Reclamam do incômodo, mas fazem muito pouco contra a ditadura de ilicitudes em que vivemos. Tudo bem juro real de 5% vs internacional de 1%? R$15B dos caminhoneiros vs R$300B do juro?

    Responda
  40. Celso Augusto Coccaro Filho

    Numa democracia verdadeira a Imprensa é livre. No Brasil a Imprensa está a serviço do “mercado”. Não é visão ideológica. Nem de esquerda, nem de direita. E simples constatação, mais do que amparada pelas inúmeras matérias visivelmente servis àqueles interesses. A campanha mentirosa em prol da reforma previdenciária é um claro exemplo. Mentira contra fatos, mentira que incentiva o ódio, mentira que distorce números. Entre o autor da matéria e qualquer um dos caminhoneiros, na duvida fico com este

    Responda
  41. Celso Augusto Coccaro Filho

    Numa democracia verdadeira a Imprensa é livre. No Brasil a Imprensa está a serviço do “mercado”. Não é visão ideológica. Nem de esquerda, nem de direita. E simples constatação, mais do que amparada pelas inúmeras matérias visivelmente servis àqueles interesses. A campanha mentirosa em prol da reforma previdenciária é um claro exemplo. Mentira contra fatos, mentira que incentiva o ódio, mentira que distorce números. Entre o autor da matéria e qualquer um dos caminhoneiros, na duvida fico com este

    Responda
  42. Cristina Carvalho Barboza

    Vivemos um governo ilegítimo, que aumentou de modo absurdo o imposto sobre combustíveis além de ser dono de uma empresa que é praticamente monopolista no refino de petróleo, que resolveu mudar o preço toda semana. Se tivéssemos livre mercado na gasolina não haveria paralisação. Esta greve é mais legítima que o poder do governo em aumentar impostos e combustíveis. Acho que os neo anarquistas não querem derrubar o governo. Não vejo muito sofrimento nas pessoas, o Brasil até ficou mais em paz

    Responda
  43. Flávio Fernandes Marinho

    A democracia no Brasil infelizmente tem sido utilizada para muita pilantragem.

    Responda
  44. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    O que mais precisa acontecer para o cidadão se convencer da incompetência do MDB?

    Responda
  45. joao pinto

    Perfeito !

    Responda
  46. Gildázio Garcia

    E quem aplaude os métodos dos políticos brasileiros de direita, de centro ou de esquerda, gosta de democracia? Quando estes mesmos caminhoneiros protestaram contra o governo Dilma, nenhum órgão da imprensa séria afirmou que estavam contra algo que não fosse a corrupção

    Responda
  47. FLAVIO CASTRO

    A pauta dos caminhoneiros é deles e somente deles. Alguém disse algo sobre o preço da gasolina? Para nós, que não estamos na boleia, vai sobrar o aumento de impostos.

    Responda
    1. FLAVIO CASTRO

      Não se faça de desentendido. Eu falei de aumento direto de impostos. Aumento de alíquotas. E isso vai acontecer. Parece que você é caminhoneiro ou depende de um. Para nós o que vai melhorar com essa paralisação? O que vamos ganhar com ela? Nada. Só um rombo de bilhões nas contas publicas e na economia, o que vai ser pago por nós, via aumento de impostos e aumento de preços.

    2. JOSE CAMPOS

      Os impostos já sobem quando o aumento dos combustíveis é repassado par os preços. Somos todos caminhoneiros.

  48. Tiago Oliveira

    Era bonito né, mostrar um mar de gente de amarelo gritando Dilma vai tomate cru. Agora que o tomate cru foi longe demais, estão atônitos com o imenso apoio e simpatia popular aos caminhoneiros que pedem intervenção militar. Tomate no cru dos outros, tudo bem né? Agora não tem mais tomate no mercado, não tem mais a liderança popular que poderia tornar legítima uma eleição. Temos apenas indigestos candidatos de conserva que não abrem o apetite de ninguém. A turba está fora de controle e com fome.

    Responda
    1. Tiago Oliveira

      Poxa, Marcelo, seu amor pelo Lula é maior que o meu, é a única coisa que você viu no comentário.

    2. Marcelo De Souza

      Ô Tiago, não é a presença de A ou B que torna a eleição legítima. É o fato delas transcorrerem dentro do calendário e da normalidade democrática. Uma pena seu ídolo estar indisponível mas não houve preocupação de formar novas lideranças que implementassem as agendas do partido

  49. AYRTON CASTOR DIAS

    "Nossa" carga tributária é obscena. Este é o grande problema a ser enfrentado.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Carga tributária obscena e retorno pífio.

    2. VIRIATO PRETTO

      Viciado em pobre, mimimi argumento fraco. a

  50. Cassio Nogueira

    É isso aí. Pouca gente de bom senso percebeu a formação de uma tempestade perfeita. Lulopetismo irresponsável de um lado e bandoleiros desavergonhados instalador no Planalto e no Congresso. Na hora que começar a faltar o básico na geladeira e explodirem os saques será a senha. Depois que a pasta sair do tubo quero ver quem vai tem estofo moral para colocar de volta. SP então está com a Tríplice Coroa: vices para todos os lados.

    Responda