Hélio Schwartsman > Imoral, mas legal Voltar
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Sr Hélio, é amplamente sabido que cada "liderança" em ponto de concentração está impedindo os caminhoneiros que não querem estar parados de trabalhar. Seja por violência direta ou psicológica, com medo e ameaças. Você parece ser um pateta ao defender que eles não querem trabalhar. Sinceramente, chega a despertar raiva uma tese tão infantil...num momento tão delicado. Você trabalha para um dos maiores veÃculos de comunicação do paÃs, deveria ter mais cautela e responsabilidade com o que escreve.
Não entendeu.
A polÃcia prevaricou ao deixar de prender os piqueteiros, seja por simpatizar com os grevistas ou por simples covardia.
em verdade, se os caminhoneiros e ninguém tem a obrigação de vender o que quer que seja, também não pode usar isso como instrumento de chantagem. o negócio juridico desse tipo é inválido, conforme o código civil do paÃs. talvez pudesse ser usada a lei de crimes contra a economia e poderiam ser feitas requisições públicas de todo o conteúdo dos caminhões que fosse vital para o andamento do paÃs.
O art. 10 da Lei da Greve considera essenciais os serviços de distribuição de combustÃveis (inc. I) e de alimentos e remédios (inc. III). Em tais casos, a paralisação, para ocorrer, deve garantir as necessidades inadiáveis da comunidade. Não parece ser esse o caso, já que houve real desabastecimento de alguns gêneros alimentÃcios, por exemplo. O abuso do direito à greve, portanto, tornou, na prática, ilegal uma conduta que, em tese, seria lÃcita.
Claro. Tendo contrato de trabalho pode ser demitido por romper clausula contratual. Se patrão de si mesmo. Pode ser processado por quem o contratou. E até por apropriação indébita de mercadoria se carregado. Se sem carga nada a fazer. Se impedir de outros trabalharem pode ser processado por sequestro.
"O ponto central é que, a menos que se revogue a Lei Ãurea, não dá para obrigar uma pessoa a trabalhar, se ela não quiser." Certo. Que fique em casa e não atrapalhe aquele que quer ir trabalhar cujo direito é também sagrado.
além do mais, nosso eminente presidente enviou a câmara essa semana uma medida provisória (795) que autoriza multinacionais a extrair petróleo no Brasil com isenção de impostos! São mais de um trilhão de reais de perdas para o paÃs!... Não dá para caminhoneiros, nem ninguém da população pagar essa conta! Essa conta é sua, sr presidente!
o presidente é o responsável por essa história toda; foi ele quem optou por comprar o óleo diesel no mercado internacional a manter o refino aqui no paÃs! Investimos (muuitos) bilhões em novas refinarias e... diminuÃmos a produção! Com isso ficamos reféns dos preços internacionais e da variação cambial! Sr presidente: o sr é o responsável... Resolva ou saia!
os bloqueios foram levantados... a polÃcia atuou e liberou as estradas; não existem mais estradas bloqueadas! Só que os caminhoneiros não querem voltar ao trabalho: e isso o que o colunista está dizendo.. e tem gente que não entende! O que fazer? Lógico que não se pode obrigá-los; queiram os srs ou não , não se pode fazê-los voltar a carregar o paÃs se eles não quiserem!
Não se trata do direito a cruzar os braços. Uma vez que uma minoria bloqueie as estradas e ameace quem quer trabalhar, a paralisação acontece. Até porque a maioria sabe que pode ser beneficiada. É o mesmo princÃpio das milÃcias nas comunidades, prestam um serviço controlando o crime, mas se impõem pela intimidação contra os moradores.
Será que temos greve? Caminhoneiros autônomos não são empregados de ninguém. Os caminhoneiros empregados de empresas transportadoras não estão em greve contra seus patrões. Seguem suas ordens. Há décadas, essas paralisações são forma de pressionar politicamente pelo controle de preços para o setor. Mesmo durante os governos dos generais.
A verdadeira corrupção é a legal, ñ a ilegal. O estado é imoral pq as leis são imorais. As propinas são nada. Leis que instituem o estelionato dos juros p ex. Como disse Jose Mojica: Todos são iguais perante a lei mas é necessario que as leis sejam iguais para todos. Aqui faz -se leis para conceder privilegios, criar monopolios, inclusive profissões a mais grave a medicina.Qto mais estado, mais corrupção legal. A greve d caminhoneiros é apenas o inicio do caos que vira. Fiquem certos.
. Leia art. 9 cc art 21 da CF. Governo que agiu com extrema tibieza.
A tese do colunista é defensável, a greve é legal, mas não é ética. Pena q lhe falte coerência para aplicar o mesmo raciocÃnio à s reformas de Temer, q ele tanto defende. Reformas que violam o programa que elegeu Temer. A reforma trabalhista foi legal (será?), mas não foi ética, um estelionato eleitoral. A reforma da Previdência seria (talvez) legal, mas não ética. A falta de ética é tão escancarada, que Temer se orgulha das reformas impopulares (ou seja, contrárias ao q prometeu aos eleitores).
Ética, na prática, é de conceito personalÃssimo.
A decisão por uma greve deveria ser tomada pelo livre-arbÃtrio e espontaneamente. Se vai dar certo ou não, é um risco, faz parte do jogo, mas não foi o que presenciamos. Houve, na própria categoria, violenta coação. Muitos amigos, não caminhoneiros e sem refletir a respeito, apoiaram e promoveram a iniciativa, esquecendo-se que o governo não gera recursos, arrecada e gasta (mal) apenas. Além do desconforto causado, a conta cairá sobre nossos colos para benefÃcio de alguns. Fomos moeda de troca.
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