Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EVANDIR CODATO

    Tenho a sensação de que ainda se procura o local onde será escavado o buraco do poço para retirar a água, e, se sairá água potável ou salobra! Fato é que todos atiram em todas as instituições e não dirigem os tiros para o lugar certo, que acertará os burgueses, os empresários... os capitalistas gulosos. Tupiniquins não enxergam o imperialismo. Pior o novo. Evandir Codato

    Responda
  2. EVANDIR CODATO

    Tenho a sensação de que ainda se procura o local onde será escavado o buraco do poço para retirar a água, e, se sairá água potável ou salobra! Fato é que todos atiram em todas as instituições e não dirigem os tiros para o lugar certo, que acertará os burgueses, os empresários... os capitalistas gulosos. Tupiniquins não enxergam o imperialismo. Pior o novo.

    Responda
  3. FERNANDO LUIS LOMBARDI

    estamos indo para o cada-um-por-si

    Responda
  4. nicola granato

    Esta casta dirigente do país precisa ter medo do povo. para isso, o povo precisa mostrar a sua força com tudo que isso pode ser entendido.

    Responda
  5. José Flávio Viana Guimarães

    A "consciência crítica" do brasileiro há muito está esfacelada. Os bastidores da "irrealidade chamada Brasilia" não traduz o "dia a dia" dos (as) brasileiros (as) das grandes cidades e do interiorrrr...há uma brutal desconexão entre política e res pública. A maior desigualdade não é derivada do estrato sócio econômico do Brasil, mas da falta de um consenso do que somos, e de onde queremos chegar...falta projeto de Nação. E Estadista(s).

    Responda
  6. Radoico Câmara Guimarães

    Perfeito. Infelizmente. Sem reformas verdadeiras, veremos o conflito, o caos, até que a gente se esgote. Não podemos esquecer que em 1964 o povo aceitou bem o golpe militar, cansado da bagunça, coisa que ninguém quer lembrar. E ditadura não resolve os problemas, apenas os abafa à força.

    Responda
  7. Marcos A T Garcia

    A midia deveria mostrar as estradas de barro por onde circulam os caminhoes. Nao adianta mostra a Dutra ou a Regis Bittencourt! Vamos la midia golpista: informem o povao, tragam noticias, desmascarem aquele que paga o caixa2 de voce para colocar noticias compradas, pagas se duvidar com meu dinheiro. O Brasil perde muito com esta midia viciada, que posa de dona da verdade mas nao e. Mostrem as estradas do Brasil.

    Responda
  8. Cristina Carvalho Barboza

    O desperdício nos gastos públicos começa no município. A burocracia brasileira é inacreditável, todos os impostos vão para um caixa único, mas são contingenciados.No município onde moro a prefeitura gasta o dinheiro dos royalties da Petrobrás com imóveis, e falta professor. A gente não vê o jornalismo fazer um raio X nas despesas públicas, o corte de gastos precisa começar no cafezinho, para poder sobrar dinheiro para o que interessa à população.

    Responda
  9. Benedicto Ismael Dutra

    Os Estados perderam relevância. O mundo globalizado requer apoio da rede de transporte e distribuição, tudo interligado pela rede financeira dos fluxos de dinheiro e crédito. Presidentes e primeiros ministros ficam circunscritos, embora o poder traga suas benesses e todos disputam uma vaga, mas se corruptos causam danos. Trocas de governo pouco modificarão a situação de dependência a nível global. Só o conhecimento pode livrar da massificação e precarização.

    Responda
  10. sidnei guerra

    Em tempo. Quem não sabe ou finge não saber contra o que o povo se revolta é o colunista.

    Responda
  11. sidnei guerra

    O pote não é pequeno. É mal distribuído e saqueado. Reformas impostas por saqueadores e egoísta não resolve. Falta em tudo exatamente aquilo que se diz defender nestas páginas: democracia, honestidade e transparência.

    Responda
    1. sidnei guerra

      O colunista não fala do pote. Fala do copo pensando que é pote.

    2. VICTOR BASSAN DE ALMEIDA

      O que o colunista quer dizer é que o pote é pequeno para todas as pautas reivindicadas (concordo que o pote é grande mas não suficiente para atender todos os pedidos da sociedade, ainda que se elimine a corrupção e desperdício). Realmente, em um momento próximo a sociedade terá que fazer escolhas e não será fácil.

  12. Wagner Nobuo Hanaoka

    Apoiou o golpe que colocou Temer no poder e agora lava as mãos como se não tivesse responsabilidade alguma. Igual ao editorial da Folha de hoje. Hipocrisia!

    Responda
  13. MOZART FALEIROS

    Muito lúcida a análise do Vinícius. Quem tem um pouco de racionalidade percebe a enrascada em que o país está e a ilusão em que ainda vive a maior parte da população. Este tempos lembram a época da Revolução Francesa e Russa, os golpes militares da América Latina, etc. Muita loucura, sofrimentos e sangue..

    Responda
  14. MOZART FALEIROS

    Muito lúcida a análise do Vinícius. Quem tem um pouco de racionalidade percebe a enrascada em que o país está e a ilusão em que ainda vive a maior parte da população. Este tempos lembram a época da Revolução Francesa e Russa, os golpes militares da América Latina, etc. Muita loucura, sofrimentos e sangue..

    Responda
  15. Ricardo Villas

    O autor talvez não tenha conseguido ler adequadamente o que se passa na opinião pública. O brasileiro quer sossego para trabalhar. Quer menos impostos e menos governo em sua vida. Quer a paz no campo. Quer governantes idôneos que respeitem seus direitos e individualidades. Quer uma sociedade sem delinquência onde seja possível sair às ruas sem o risco de ser morto. Quer um estado que respeite o direito do cidadão defender sua vida, sua família e sua propriedade. O PT foi o contrário disso.

    Responda
  16. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Bisturi sem anestesia. Os cirurgiões caminhoneiros. Agora sim. O tumor desse presidencialismo de coalizão está sendo aos poucos extirpado com muitas dores. Antes que vire uma metástase. Outra coisa que se encontrou foi um quisto dentro de um órgão chamado modal de transporte. E mais um chamado Planalto. Temer e essa federação patrimonialista que atende pela alcunha de MDB. O PT carregou Temer nas costas na eleição fraudada de 2014. Eis o legado!

    Responda
  17. MARCELO DAWALIBI

    Calma lá, Freire! Não é porque a greve foi longe demais e descambou para a anarquia (nisso estamos de acordo) que tudo o que os caminhoneiros defendiam é bobagem. Vários analistas econômicos respeitáveis concordaram que a política de preços da Petrobras é um desastre. E mais: vocês da imprensa, sempre tão sagazes, não acham que deveriam fazer uma autocrítica? Afinal, demoraram uma eternidade para entender o tamanho da greve.

    Responda
  18. Cloves Oliveira

    Einstein dizia que o mundo que nos criamos é um processo do nosso modo de pensar. Não pode ser mudado sem mudar a nossa maneira de pensar. Contrário a meta narrativa que se criou no país, não somos um povo generoso. Pelo contrário, não hesitamos em explorar quem depende de nos para sobreviver. Enquanto os milionários de outros países fazem doações milionárias, os nossos pensam apenas em comprar um avião, um barco maior ou uma mansão na Flórida. É um falso conceito de consciência política.

    Responda
    1. José Flávio Viana Guimarães

      Discordo caro leitor, de sua última frase. Para mim é um deslavado conceito de consciência política tupiniquim. De resto, suas colocações são mui apropriadas para a análise do Vinicius.

  19. Hercilio Silva

    A imprensa tem boa dose de responsabilidade na ilusão de que tudo é corrupção.

    Responda
  20. Antônio Carlos de Paula

    E o pai dessa crise e responsável por esse caos,o senhor Pedro Parente Mercado, não vai ser demitido? Ele manda no Brasil?

    Responda
  21. nelson liporaci

    Esse testo simplifica de uma forma a deturpar a realidade. E não estou a falar da realidade do caminhoneiro, mas da própria realidade da Petrobras, como explicar a “venda” de combustível a preços muito menores para Paraguai, Bolívia, Argentina ? A empresa não tem que manter preço internacionais só a brasileiros. Uma empresa privada com monopólio , tem que dar alguma contrapartida para o governo. A tributação está ocorrendo de forma inversa. Apesar dos caminhoneiros serem pessoas simples, estão

    Responda
    1. paulo holmo

      As exportações são isentas de impostos,dai o valor bem mais baixo.

  22. Henrique Badaro

    Ideias muito bem colocadas. Só uma profunda reforma da estrutura do Estado nas três esferas, reformas estruturais nos gastos públicos e uma reforma tributárias salvam este Brasil.

    Responda
  23. Nestor Bercovich

    Há uma leitura mais simples, menos dramática mas que o jornalista não consegue enxergar: o país se revolta contra a política de preços abusivos da Petrobras e, mais em geral, contra um governo ile/gítimo, c/orrupto e que só dialoga com os donos do dinheiro. O g/olpe criou este caos, durmam com isso! Há alternativas às políticas neoliberais!

    Responda
    1. wilson thomaz

      A reação e a motivação das pessoas dão mostras de que esse movimento pode dar origem a vários outros até o final do governo atual.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não seja (tão) ridículo.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não seja ridículo.

  24. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Com certeza o corrompido é causa de grandes problemas ao pais. Isto nem se discute. Sao os corruptos que pagam 3 x o preço justo por obras publicas e praticam o crime organizado com cerrtos empresarios. Sao os corruptos que prometem beneficios impagaveis com com o imediatismo da eleiçao em mente. O pior, até pouco tempo atras nao paravam na cadeia protegidos pela impunidade. Enfim, a corrupçao é tragica. Ela diminui a confiança entre as pessoas e pune toda a sociedade.

    Responda
  25. Adonay Evans

    O Brasil parou. De pensar. Irascível. E à Imprensa, muitas vezes carcomida pelas traças do ideologismo rasteiro, cabe grande parte de responsabilidade. Como de cada um dos pontos cardeais não vem discurso algum, a pergunta é: O Discurso, onde está O Discurso? Toymbee o historiador britânico que reinventou o estudo da História, aponta o colapso de todas as civilizações incapazes de dar Resposta aos Desafios que encontraram.

    Responda