Mariliz Pereira Jorge > O pior do Brasil é o brasileiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Discordo também. Meu mamão é papaia, há mais de 30 anos e dele não abro mão, nem que caminhoneiro morra de inanição. Fora isso parabéns pelo inteligente texto.
O ponto de vista e suas interpretações devem ser respeitados , a constituição brasileira permite e garante as opiniões dispares isso é o melhor da democracia ! Porque cada um enxerga e análise o que vê de acordo com sua idiossincrasia ! as questões analisadas com grau evolutivo de cada um na sociedade ,na politica , na cultura e na historia de um povo!Para mim o Pior do Brasil é uma pequena burguesia egoÃsta ,rabugenta e complexada !Pois o melhor do Brasil é o seu povo mestiço e generoso
Que costuma povoar as redações por este Brasilzão a fora.
Seria só o brasileiro a agir assim em crises dessa natureza? Claro que não, é que está na moda falar mal do Brasil e dos brasileiros. Ou seja, dos outros, quem fala se acha a última bolacha do pacote.
Mariliz, querida. Se algum milionário excêntrico em sua (dele) limousine , passasse por você e os seus, jogando dinheirinho pela janela, qual seria sua atitude e a dos seus em relação a este inesperado ? Nós já sabemos, claro. Todos correriam mais que depressa para suas casas e trancariam as portas a sete chaves, não ?
Não é o povo que não presta. O que falta é educação!
O povo não presta porque não tem educação ou não tem educação por que o povo não presta?
Também.
O mal do Brasil é o desapreço ao estudo, à s nomas de convivência civilizada, a indelicadeza no trato com o outro. Acreditamos no improviso e no jeitinho e ficamos momentaneamente atordoados quando levamos uma surra de 7x1 mas logo voltamos para a cerveja, churrasco e música duvidosa estimulados pela indigência intelectual que emana da televisão, que nos forma e deforma.Decididamente o Brasil é um paÃs triste e sofrido que não se dá conta disso vivendo na ilusão de ser feliz e divertido.
Uma boa e resoluta idéia é mudar para outros paÃses. E ver " in loco " como eles se portam na hora das liquidações feitas pelos grandes magazines ( lá, eles pronunciam ' magazans ' ). Good Luck !
Coluna de menina adolescente imatura. Não assume a responsabilidade. Joga nos outros. O povo brasileiro não reconhece MT como lÃder e apoia os caminhoneiros heróis. Os 13% contra os caminhoneiros e a favor de MT são o problema do Brasil. São os lÃderes, os de maior poder econômico, que mantém o povo no desemprego, sendo oportunistas enquanto no poder. Nosso problema não é o povo, 200 milhões de cérebros, é sim como os piores elementos chegam em liderança e escrevem artigos como este.
Concordo em parte com a Mariliz. Enquanto não tivermos o senso de que o coletivo deva sobrepujar os interesses pessoais nosso PaÃs ainda sofrerá. Somos muito imaturos ainda, quase infantis, nesse quesito de bem comum. Sofremos muito com saúde, deslocamentos, trabalho nesses últimos dias. Questionei o resultado da pesquisa da Datafolha...mas continuemos a trabalhar, ainda bem com um mÃnimo de normalidade.Não creio em rompantes revolucionários. E lembremos que os governantes são eleitos por nós!
brilhante texto. fico contente que a senhora tenha permanecido na folha.
A colunista quer dizer que foi igual aos grandes magazines quando abrem suas porteiras à meia-noite, em dias de liquidação ? E aquelas pessoas e mulheres se atropelando e passando uma por cima das outras em busca de blusinhas com um precinho mais em conta ? Como elas farão na hora de pegar alimentos ?
Nos poupe de uma opinião tão desarticulada e inadequada para o perÃodo que o nosso Brasil vive! Ser distante na hora da crÃtica mas ao mesmo tempo usufruir tudo aquilo de bom que nosso PaÃs oferece é no mÃnimo ofensivo para o povo, isto é, nós! Eu escolhi aos 18 anos o Brasil para ser minha pátria, meu lar! Me naturalizei com muita fé, orgulho e gratidão! Escreva sobre economia e seu roteiros, deixando este tipo de crÃtica para quem possa entender melhor o que se passa com o povo!
O bom da falta de autoestima é que dificilmente entraremos numa guerra. Os suÃços são pacÃficos por convicção, nós somos por covardia. kkkk Dá no mesmo ...
É realmente muito cansantivo ouvir a mesma vira-latice todos os dias na imprensa brasileira. Jornalistas, articulistas e outros "istas" fazendo sociologia de boteco sem teoria, mas cheia de senso comum. Quanto ao povo, não sei dizer, mas dos jornalistas podemos dizer que estão dominados pelo complexo do colonizado.
Sociologia de boteco, e disso mesmo que se trata. E não está apenas na imprensa, a própria academia tem aos montes.
É isto mesmo: nós, brasileiros, queremos apenas os bônus sem qualquer ônus. Não dá. Está na hora de crescer, afinal, o paÃs já tem mais de 500 anos.
O senhor deve ser tão altruÃsta que deseja para si todo ônus, sem qualquer bônus, não é mesmo?
Isso não acontece somente no Brasil. Faz parte dos instintos mais primitivos ainda remanescentes de sobrevivência, conquista de territórios, domÃnio sobre os mais fracos, vantagens para si e para sua prole,etc. Ou seja, só evoluÃmos no conhecimento e na tecnologia, mas no social com respeito ao semelhante, continuamos na idade das cavernas. Qualquer discussão nesse sentido é pura perda de tempo, não vai mudar nunca
Mariliz está correta. Nosso problema está exatamente na falta de cidadania e o egoismo, onde cada um tenta garantir o seu. Está também no mau exemplo que damos a nossos filhos e depois cobramos dos outros comportamento diferente. Mas não acredito que seja uma exclusividade de nós brasileiros. O problema é que por aqui normalmente estamos mesmo por conta própria e com isso acabamos por ter este comportamento. A falta de esperança e os maus exemplos diários faz que trilhemos este caminho.
Mariliz certamente você não estaria esperando outra reação do nosso “povinho”, em relação ao seu brilhante puxão de orelha, que não sabe e não “quer” olhar para o próprio umbigo. Infelizmente você esta certa. Não se trata de uma questão de invejar gringo e sim de ver que esse é diferente de nós. Para um povo que chora por ter perdido uma copa do mundo e DA RISADAS por ficar na posição mundial em 84º lugar em educação, esperar o quê? Morreremos achando de somos o PAIS DO FUTEBOL.
Uai, outro dia você não se despediu? Vou ler na Folha papel depois comento.
Concordo. Em grande parte. Solidariedade se vê em humildes entre si. A imensa maioria se considera elite, mesmo sem ter dinheiro ou fama. Filhos de um paÃs rico mas sem educação somos um povo longe de ser civilizado. Daà porquê salvadores da pátria se elegem e depois viram algozes.
Clóvis Rossi está certÃssimo. A civilização não foi feita para o Brasil.
A articulista está correta, e aqueles que a ofendem por dela discordarem - e por falta de argumentos melhores, claro - fazem-no por, provavelmente, identificarem-se com muito do que ela expôs.
Gozado, vi muita discordância, mas ofensa somente a da colunista para o conjunto da população.
Ótima coluna, irretocável. Os comentários mais votados só comprovam a tese da colunista: o brasileiro humilde, solidário e educado é um mito, uma farsa. E obviamente apoiar caminhoneiros nessa greve absurda que foi principalmente locaute é apenas uma demonstração rápida de parvoÃce. Apoiam a greve, mas não querem pagar a conta? Que ignorância elementar acreditar em almoço grátis.
O negócio é o seguintes: dinheiro no meu bolso, no teu bolso. O resto é mimimi. Viramos a República do mimimi. Muita falação, pouca ação.0
O Brasil é o brasileiro.
Desde 1500.
A jornalista não está discorrendo sobre a luta de classes, o empobrecimento do 3o mundo. Aborda, com clareza, o discurso esvaziado de que apoio mas não assumo. Essa infantilidade do Brasil que tem uma fala civilizada, avançada, mas que não mexam no meu bolso, no meu conforto e bem estar.Parabéns Mariliz!
Muito bom e verdadeiro seu artigo. Nem todos têm o preparo para se criticar, mas o fato é que todos nós somos pais e filhos de nossos problemas. Não há entidade divina ou diabólica que dite nossa sorte, nós concorremos para ela!
Oi, parabéns pela abordagem curta mas direta! Venho falando isso há anos em meus grupos e pessoalmente e se fazem de surdos, o povo brasileiro é corrupto e violento. Querem jogar a responsabilidade pra cima; polÃticos, governo, Estado etc. Negativo!!!! O TOPO é consequência da BASE, sds
Concordo inteiramente. Texto perfeito. O pior do Brasil é o brasileiro.
O pior, em qualquer lugar do mundo, e não somente no Brasil, é existirem pessoas tão pequenas, mas tão pequenas, que, em vez de crescerem, julgam que todos os outros são tão pequenos e desprezÃveis como elas. E assim podem justificar o que são.
O pior, em
O pior do Brasil é a leitura maldosa de alguns jornalistas brasileiros sobre nós mesmos.Suportamos o peso da corrupção dos polÃticos nos causando um stress social enorme e quando reagimos não devemos ser criticados. O que nos fragiliza é exatamente a incapacidade de escolher bons representantes.
Logo, a colunista está correta.
A maioria dos que ficam "indignados" com a corrupção seriam muito corruptos se tivessem oportunidade. O Congresso não é uma alcatéia mal explicada, é apenas o retrato do Brasil. Acorde de seu sono romântico.
Leia "A cabeça do brasileiro", de Alberto Carlos de Almeida e verão que a colunista está correta. A mentalidade nesses tempos de "Mad Max" é essa. Queremos menos impostos, desde que não tenhamos que abrir mão de nenhum "direito" que a Constituição nos assegura. Queremos um estado provedor, desde que não tenhamos que pagar a conta. É fácil fazer escolhas quando não se tem que arcar com as consequências delas. Essa visão infantil e polÃticas populistas irão quebrar o paÃs. Não há almoço grátis.
Não concordo, a atitude desesperada foram minoria diante de milhares de pessoas que esperou pacientemente o desenrolar dos acontecimentos para voltar a vida normal.
Sim, você tem razão. O Brasil é oque é devido a nós, seu povo. E não temos muito para nos orgulhar nestes últimos 500 anos. O direito a greve existe e temos que reconhecê-lo. Então os caminhoneiros poderiam parar. Mas o governo errou muito: 1- Deveria desobstruir as rodovias e não permitir piquetes, etc. Muitas transportadoras e alguns caminhoneiros seguiriam transportando se tivessem garantia que não seriam atacados. 2- A desobstrução deveria ser feita A FORÇA e com PRISÕES.
É difÃcil mensurar se o povo brasileiro é, em sua maioria, bom ou ruim. A história mostra que a humanidade, principalmente em momentos de crise, revela o seu lado "ruim". Mas também revela lÃderes e mártires. De qualquer modo, compartilho da opinião da autora, pelo menos em parte. Nessa etapa histórica não somos o melhor exemplo para a humanidade!
O pior do Brasil é sua elite que imagina que pode esmagar o brasileiro com uma tributação regressiva com margens de primeiro mundo e serviços de terceiro. Enquanto que a carga tributária brasileira está entre as maiores do mundo, ao mesmo tempo temos um paraÃso tributário para o milionários e bilionários, que estes gozam das menores taxas do mundo. Então, se falta recursos, porquê não aumentar impostos sobre grandes propriedades, heranças, e grandes fortunas? Nem se discute a possibilidade...
Todos esses impostos já existem e não são modestos. A boa clareza acerca da distorção existente não pode declinar de reconhecer a hipertrofia do governo e a grande e perversa discrepância tributária que é o imposto sobre o consumo. Todo o resto é desinformação, ranço, rancor, inépcia, clientelismo, e etc.
o pior do Brasil é assinar um jornal e ler análises como essas.
Não, não é a verdade que dói, mas sim a mediocridade e a superficialidade.
A verdade dói né?
O problema do Brasil é não termos autocrÃtica. O brasileiro adora a “Lei de Gerson”, passar o outro pra trás e dar uma de esperto. E os polÃticos são o que são, porque eles nos representam. E se eles são isso que vemos lá, podemos ter certeza que aqui embaixo, o comportamento não é nada diferente. O Brasil precisa de educação, muita educação para que aos poucos possamos transformar essa situação. Não é uma questão de termos ou não autoestima, mas sim de fazermos uma bela autocrÃtica.
Quando ficamos livres no caderno de esporte eu pensei que estávamos livres no jornal todo...
Os que agem dessa forma predadora são minoria. Só que uma minoria grande o bastante para gerar muito estrago. A grande massa que apoia a greve não é desse tipo. Mas tem peninha dos caminhoneiros supostamente sofridos. É o sentimentalismo tipo Roberto Carlos, que aliás se solidarizou com o movimento.
Não cabe generalizar. Talvez a popular citada no inÃcio do texto faça parte da parcela da população induzida pelo discurso da esquerda a demonizar o Tio Sam como sÃmbolo do mal. Não faço distinção entre ela e a 'inteligência' tupiniquim que protoganizou no passado cenas rÃdiculas como a "passeata contra a guitarra". Está bem documentado e o google mostra os links. A parcela do povo não catequizada pelo discurso simplista dos tempos da guerra fria é uma grande riqueza social que ainda temos.
Mariliz, não só o gringo não fala português, como a interlocutora não fala inglês, ou só inglês macarrônico. Se você usa “you”, a conjugação do verbo não é “doesn’t speak”, mas “don’t speak”. Ou é o inglês da Mariliz que é macarrônico ?
É essa mesma "corja repugnante" que elege sempre os mesmos canalhas para o Executivo e o Legislativo.......
O pior da comunicação é a necessidade crescente da cafonice de tÃtulos como o desta matéria. Olhos arregalados, cabeças de repórteres fazendo o sinal de sim, antes de ouvirem o que será dito. Parece a imagem antiga que tÃnhamos de um manicômio. Tem uma coruja que mora em cima de minha poltrona, na janela. Quando ela chega, emite um único pio, volume baixo.
A classe média e a elite do paÃs. Desta fracao da populacao que o texto trata. Não é do "povo". A outra parte do povo apenas tenta sobreviver, não tem tempo para chiliques.
Suponho que vc não conviva com as ruas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > O pior do Brasil é o brasileiro Voltar
Comente este texto