Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hildebrando Teixeira

    No Brasil é assim, cada um por si, e os investimentos indo para longe daqui.

    Responda
  2. José Antônio

    Governo quebrado? Como se ainda somos o 4° maior credor externo dos EUA? http://ticdata.treasury.gov/publish/mfh.txt

    Responda
    1. José Antônio

      Por que os ´acionistas minoritários`( mais conhecido por povo ) da Brasil S.A não podem ter conhecimento de uma ´dívida` que lhes custam 1 trilhão, 184 bilhões e ´quebrados`/ano? Você tem certeza de que a receita é menor que a despesa? Eu só tenho depois de se auditar a ´´dívida`` por uma 20 empresas renomadas em contabilidade estrangeiras e brasileiras. Pago para ver os Números.

    2. Rogerio Monori

      Esse argumento do crédito externo não se sustenta. Segundo os últimos números do Banco Central temos USD 382 bilhões de reservas internacionais, ou seja BRL 1,4 trilhão, comparado com uma dívida pública bruta de BRL 5,0 trilhões e que cresce descontroladamente. Somente nos últimos 12 meses até abril foram BRL 499 bilhões de déficit público incluindo-se o pagamento de juros!

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      A conta é orçamentária. De nada vale ser credor se o gasto é superior à receita.

  3. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    Matou a pau! A pergunta do final representa o texto todo e realmente nos põe a pensar. Eu diria mais: quem tem coragem de investir com esse cenário?

    Responda
  4. MÃ RIO FRIAS

    DIGO::__Chega de "Bla,bla,bás..." ...Após mais de 30 anos de gov. socialistas horríveis, marcados pela oficialização da entrega de todos os “galinheiros brasileiros às raposas”, e por gestões trágicas de nossa Educação, de nossa Saúde e de nossa Economia, os 03 Três Poderes, os mais caros do mundo, são os piores.Quatro em cada cinco membros de nossos poderes não têm moral alguma para lutar por JUSTIÇA, e nenhum liga p o interesse publico.Enquanto estiverem no poder,este pais ñ vaj p. frente

    Responda
  5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Aproveitando a deixa. Sim, mas. É uma oportunidade que se tem de instruir os adeptos desses movimentos contra a democracia como se podem resolver problemas de ordem institucional com democracia. Em cada bloqueio do movimento paredista de caminhoneiros há sempre um bastonario que fala em nome deles. Assim cabe a ABIN identificar essa pessoa para um dialogo efetivo informando que sequestro de companheiro é crime.

    Responda
  6. Rodrigo Marucco

    Queremos ver o sol sem abrirmos a janela. Queremos tudo de graça. Queremos balbúrdia e segurança. Não sabemos o que queremos, então não merecemos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo com tudo, exceto com o 'não merecemos'. Não por haver merecimento, que não é a questão. A questão é de responsabilidade. Se não formos responsáveis e não nos identificarmos como responsáveis, nada podemos exigir e provavelmente nada obteremos sem dever algo em troca.

  7. Cloves Oliveira

    Uma jornalista sul-africana que leciona nos EUA certa vez escreveu que os emergentes são pródigos em arrumar desculpas para continuarem pobres: corrupção, educação, governo, infraestrutura, etc. O problema é que todos os países ricos tinham os mesmos problemas - alguns ainda têm - antes de ficarem ricos. Nosso problema é que temos uma economia que não é baseada no conhecimento e na ciência, mas no ardil, na esperteza, na improvisação, obsessão pelos atalhos e pela lei de Gerson.

    Responda
  8. Roger Gonçalves Ranzani

    Juros exorbitantes para pagamento da dívida pública ( que nunca foi auditada), Ociosidade da Petrobrás quanto ao refino de petróleo provocada intencionalmente pelo governo Temer a fim de comprar combustível mais caro dos Estados Unidos ( colonização pura!), falta de tributação sobre e renda e patrimônio dos mais ricos, enfim... A pergunta que deve ser feita é: Será que a Venezuela aceitaria uma "brasilização" em seu país?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      ... continuando ... . O patrimônio dos ricos é, sim tributado, com algumas exceções de fato absurdas. Automóveis pagam IPVA, que não é nada barato. Imóveis pagam IPTU, que não raro poderia ser mais caro, mas em geral também não é barato. Propriedades rurais pagam ITR, que no caso de propriedades de lazer deveria ser ao menos equivalente ao IPTU. Embarcações e aviões não pagam impostos sobre a sua propriedade, o que é um absurdo. Enfim, vc está certo até certo ponto. Não de todo.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc tem irrestrita razão quanto à falta de tributação sobre a renda dos mais ricos.Agregue-se à sua razão a falta de tributação sobre a distribuição de lucros,que é, talvez,o maior dos absurdos fiscais existentes.Vc se equivoca quanto ao preço do combustível importado.Infelizmente é mais caro a Petrobrás produzir do que importar,consequência da ineficiência.A dívida pública está representadas por títulos emitidos.Não necessita ser auditada,pois é mensurável,a qualquer instante, com exatidão.

    3. José Cardoso

      Isso aí companheiro. Caracas é o farol fulgurante do socialismo. Vamos lá receber uma iluminação, vai você primeiro que vou logo em seguida...