Ilustríssima > Filosofia não é ciência e está fadada a desaparecer, afirma pesquisador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Eu acho que os cientistas são os únicos que resolvem problemas... Problemas absolutamente fundamentais, que muita gente chamaria de metafÃsica, [como] a origem do universo, o que é a consciência e outros problemas muito mais triviais, como [matar] uma célula cancerÃgena, coisas assim. Isso é o que nós fazemos, resolver problemas". Meno male que ele disse: Eu acho...Tamanha besteira só achando mesmo...
Por que? Para que? -para o cientista português Antonio Coutinho, a ciência, acertadamente, responde à primeira pergunta.Já a segunda interrogação cabe a resposta à Filosofia, única forma de evitar as catástrofes irracionais e contra a vida dos "avanços" cientÃficos; a bomba atômica, por exemplo.Ciência sem Filosofia é letal; Filosofia sem Ciência é academicismo estéril.
Certamente que um cientista, puramente racional, jamais vai entender isso... Mesma razão de se ter riqueza: com desigualdade, não leva ao progresso... Mas, cientistas e banqueiros jamais o entenderão, sem filosofia
Completo, parabéns! O pensar filosófico é que concatena o cientÃfico.
Comte ressuscitou? O positivismo do inÃcio do século passado hoje é visto ainda como absoluto? O laboratório deixou o cara mÃope.
Enquanto não tivermos todas as respostas que procuramos através da ciência (se é que um dia teremos), outros ramos do conhecimento ocuparão essa lacuna. E ao que tudo indica, esses ramos ainda permanecerão por muiiiiito tempo
Acho difÃcil que a filosofia acabe, porque ela é em geral uma espécie de extrapolação de conceitos cientÃficos para um contexto mais amplo. A geometria foi bastante desenvolvida na Grécia, e a filosofia de Platão, de que a verdadeira realidade são as ideias, se inspira nela. Um cÃrculo é um conceito, e a figura que se traça no papel é só uma ilustração desse conceito. Interpretações da mecânica quântica são hoje um prato cheio para especulações filosóficas.
A filosofia pensa, a ciência estuda e desenvolve os pormenores.
“Portanto, o conhecimento em si não tem valor intrÃnseco. Por isso, uma ciência que seja consequência da racionalidade, e profundamente humanista, só pode contribuir para a melhoria do mundo”. Esse é o último parágrafo da entrevista e me parece uma construção funcional descrita por outra não ciência, a psicanálise, conhecida como ato falho, dada a apologia definitiva, embora involuntária da filosofia. A gente se redime no final.
Gente, o cara acredita que ciência é sinônimo de progresso e que o pensamento filosófico está fadado a desaparecer! Seria ele apenas mais um ingênuo?
as visões mágicas do mundo ajudaram a macacada a não exterminar-se antes de poder reunir massa crÃtica de humanos juntos prá poder desenvolver ciência, coisa cara. ultrapassamos a parte da massa crÃtica, devemos agradecer á magia e deixar que fique na história. filosofia, me parece uma tentativa mais racional de relacionar o pensamento com o mundo exterior, talvez a ciência tb chegue lá, e permita colocar uma pá de cal na filô. ainda não...
Quer dizer que os filósofos que escrevem aqui, na Folha, vão desaparecer ? Quando é assim, é por toda Eternidade, né ?
A ciência nos permitiu otimizar o nosso tempo pois antigamente levávamos uma eternidade para cumprir funções básicas como refeições e deslicamento. Hoje cumprirmos estas funções em 5 minutos, trabalhamos 12 ou mais horas, quase não conversamos com nossos familiares e amigos. Qiem sabe a evolução da ciência srm filosofia nos permita, um dia, trabalharmos 24h initerruptas.
Foi a filosofia que destronou a magia e a religião na interpretação do mundo das coisas e da vida e dela brotaram as Ciências e destas a Tecnologia que empodera quem a detém.As formas de pensar teórico-dedutiva e empÃrico-indutiva se devem à filosofia como a indagação permanente e a entronização da dúvida é o que a caracteriza .Por pouco que o sr. Coutinho também não anuncia o fim do capitalismo.Honra eterna aos Gregos que nos deram a Filosofia e as Ciências e nos tiraram das sombras.
Ciência sem filosofia é como andar sem rumo. Muitas bobagens nessa entrevista.
Excelente posicionamento. Apenas dois reparos. Primeiro, na condução do que faz, está fazendo não Ciência da Filosofia, mas Filosofia da Ciência. Segundo, a Ciência antecede a Democracia. Pode ser até que seja fator de sua natureza, não o contrário. Ou Descartes, Fermat, Pascal, Lavoisier pré Revolução Francesa, não eram cientistas? E o abade Mersenne, sozinho, uma Academia?
Correção: em lugar de antecede a Democracia, leia-se antecede à Democracia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Filosofia não é ciência e está fadada a desaparecer, afirma pesquisador Voltar
Comente este texto