Vinícius Torres Freire > Dilma, Temer, Parente, os entreguistas Voltar
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Os recentes desmandos praticados na empresa, que são apenas a parte amplamente noticiada do que sempre se falou pelo Brasil afora, não conseguem disfarçar desmandos ainda maiores. Por respeito ao povo brasileiro, sempre de pé e ordeiro, cabe evitar ao máximo compras e vendas polêmicas, e a sua defesa.
Não se pode mais admitir negócios realizados por pessoas sem nenhuma legitimidade, em detrimento dos interesses da empresa e de todo o povo brasileiro, como se depreende facilmente de manifestações populares e de importantes quadros do setor.
O Brasil é a razão e o campo de atuação da Petrobras. Ambos certamente devem trabalhar no mesmo objetivo, nada havendo que impeça seu controlador, o povo brasileiro, de determinar certa moderação na polÃtica de preços, em certas fases da vida nacional, como a atual, ainda mais quando os limites do custo assim permitem. Assim se passa com todas as outras petroleiras do tipo no mundo.
A empresa é controlada pela União, se formou com o amplo apoio dela recebido ao longo do tempo, no que acionistas privados foram favorecidos, e dela são extraÃdos vultosos tributos que financiam os gastos do governo, notadamente os juros contratados a taxas na estratosfera que levaram o montante da dÃvida a este pântano infernal. Tributos estes que sobrecarregam os preços de produtos que são essenciais e de baixa substituição, e praticados em mercado absolutamente rÃgido e concentrado.
O artigo é simplório demais. Fala da Petrobras como se fosse uma outra empresa qualquer. Não considera o particular momento por que passa o paÃs, em que todos os golpes desferidos contra o povo brasileiro por falsos dirigentes e seus associados ao longo da história são sentidos como se tivessem sido desferidos de uma só vez.
VinÃcius, leia a nota de N.Pamplona na F/olha: "A produção nacional de óleo diesel atingiu no primeiro trimestre de 2018 o pior nÃvel para o mesmo perÃodo desde 2003. A retração é resultado de nova estratégia de gestão do refino da Petrobras, que vem sendo criticada por abrir mercado a combustÃveis importados". Pode se discutir quanto refinar e quanto exportar, mas não tem como defender a gestão neoliberal do tucano Parente e T/emer.
A indústria de petróleo não é tão simplista como faz ver o colunista. Uma única matéria prima resulta em dezenas de produtos com preços e demandas diferentes.Fora que o tipo de petróleo do pré-sal é diferente do extraÃdo dos campos terrestres e portanto os custos de produção são diferenciados.
Entao nos ilumine, expert. Como tu farias?
O Brasil sempre na contramão da história. Enquanto nos EU, Europa e Canadá todos os percursos longos para escoamento de suas mercadorias são feitas via ferrovias e só os percursos curtos são feitos através de rodovias o Brasil desmantelou suas ferrovias para supostamente atrair montadoras internacionais. O RS em 1939 tinha um parque ferroviário de fazer inveja aos Europeus. Vamos construir ferrovias e hidrovias, vamos depender menos de rodovias, vamos ser menos mÃopes e pensar no amanha.
Capitalistas falando em preservação do meio ambiente... É tempo de fake news mesmo, eles são os mesmos que devastam a Amazônia. ;)
Nesses tempos binários apontar defeitos nos capitalistas quer dizer ser socialista. O que se tem de resultado disso é que ninguém faz auto-crÃtica e o sistema não evolui. Se capitalistas quisessem preservar o meio ambiente quereriam o fechamento da Petrobrás e não sua privatização. Privatizar diminui o controle, portanto ela poluirá mais, obviamente. Dois bons exemplos abaixo de 'engolir' fake news em nome dessa polarização:
Reinaldo, os socialistas devem estar se baseando no sucesso da Venezuela...
Senhor. Eu nao sou empresario nem do governo. Mas infelizmente a experiencia socialista na America Latina é um fracasso. Mil vezes viver no capitalismo do que no que experimentam os cubanos. Se fosse aqui um socialismo, nao estaria dando palpite no jornal, ok.
Entre os artigos que li, este é o único que começa a lidar com a questão de fundo, ou seja, a polÃtica de preços da Petrobras. Mas a resposta que dá não tem sentido: os preços têm que seguir as cotações internacionais porque se não o fizessem a Petrobras não poderia mais investir. Para investir, basta que os preços permitam margem de lucro. Espero que alguém consiga explicar a questão de forma simplificada porém lógica e exata.
Errata: Onde se lê "x" motivos, leia-se "n" motivos.
Com a descoberta do pré sal, praticamente abandonamos o biocombustÃvel. PoderÃamos ser referência no mundo. Mas como um paÃs de terceiro mundo, subsidiamos combustÃvel fóssil. Quem ganha com isso?
A Petrobrás deveria explicar o motivo de importar diesel ao invés de produzir aqui ,provavelmente por ser mais vantajoso. A empresa tem ações na Bolsa de Valores, poderia não ter, mas optou porque precisava de recursos, tem que seguir as regras da C V M, e não os interesses dos ca minhoneiros. O brasileiro é equi vocado, o Estado é não é bem administrado e bilhões so mem , tudo bem, mas a Petrobrás não pode dar lu cro.
Eu explico: é mais barato!
A Petrobras deveria servir ao povo brasileiro e mercosul. Temos mercado interno e regional suficiente para que a empresa não se limite produtividade. Devolve o dinheiro dos Trumpers, fecha capital e assim viveremos em uma estatal trabalhando para o estado e seu povo. Uma baita bobagem a empresa ser mercantilista, fecha as portas pra gringos e vamos fazer o nosso.
Beatriz, no meu comentário anterior não há a palavra temer. Se houvesse, seria no sentido de frisar que ele integrava a má fia (fac ção, de acordo com Joaquim Barbosa, Ministro indicado pelo ix prisidenti) do (des)governo do qual era vice.
E a dÃvida? Foi pensando como vc que Petrobrás se tornou a empresa mais endividada do mundo. Parente estava reduzindo a dÃvida, o que leva, inclusive, obter financiamentos internacionais com juros adequados. Aliás, grande parte do equipamento necessário para exploração e extração do petróleo são internacionais. Mas, se vamos voltar a baixar o preço do combustÃvel na marra, vamos novamente aumentar a dÃvida da Petrobrás até ela quebrar de vez. Aà será vendia a preço de banana
Tinha um representante da Shell no CA da Petrobras. Quem põe o concorrente no VA da empresa? Só isso demonstra o que se estava fazendo.
A Petrobrás estava prevendo redução da dÃvida lÃquida para 77 bilhões de dólares, até o final de 2018. Em 2017 era de 88 bilhões e em 2016, pouco mais de 100 bilhões. A empresa busca reduzir mais a dÃvida, até alcançar "a média mundial das principais empresas do setor classificadas com o grau de investimento". Dá para sustentar as crÃtica a Parente?
"Para a euforia esquerdóide ou populista de direita, teria sido a primeira vitória de um levante popular contra a 'Petrobras que serve ao mercado, não ao interesse popular e nacional', 'ensaio geral' de algo maior." Os elementos que compõem esses grupos (esquerdóides e populistas de direita) deveriam todos ler este artigo esclarecedor de como é complexa a polÃtica de preços justos no setor de combustÃveis. Mas eles acham que basta uma varinha de condão e tudo estará resolvido.
A solução de curto prazo é muito simples. Basta amenizar a fúria tributária do governo federal e estados sobre os combustÃveis que, segundo reportagem da própria Folha, apresentou acréscimo de 56% em impostos e contribuições na composição do preço do óleo diesel na última década.
Impressionante como somos governados por egoÃstas e interesseiros. Com a descoberta do pré sal enterramos a produção de biodicombustivel. PoderÃamos ser referência mundial, mas preferimos subsidiar o petróleo. Triste.
Segundo a UFRJ, "Brasil importou 25,4 milhões de barris de gasolina e 82,2 milhões de barris de diesel no ano passado, porém exportou 328,2 milhões de barris de petróleo bruto. Na prática, esse petróleo foi refinado no exterior para atender o mercado doméstico, deixando nossas refinarias ociosas (31,9% em março de 2018). Assim, Brasil importa diesel para absorver a capacidade ociosa de concorrentes comerciais".
A população brasileira é dependente do carro como meio de transporte. Foi estimulada pela falta de opções e crescimento da indústria automobilÃstica no Brasil. Isto começou bem antes dos governos petistas. Na polÃtica atual de Pedro Parente, o Brasil exporta petróleo e importa gasolina. Trata a Petrobrás como empresa privada desconsiderando as necessidades da população. Faltam verbas para pesquisas que busquem energias alternativas. Este é o governo Temer!
Sim; o governo Temer que veio para reparar o legado dos petistas! da destruição da Petrobrás; da entrega do BNDES; Enfim, reconduzir o paÃs ao rumo do desenvolvimento. Entretanto, não será fácil. Nosso povo em quase sua totalidade (veja-se que 87% apoiou a greve das transportadoras que tanto dano lhes causou), não tem discernimento para analisar a grave situação do Brasil pós-PT. Por isso, sucumbem aos discursos oportunistas elaborados por sofistas contratados para distorcer a verdade.
Fábio, um governo deve ter como meta principal o bem estar do povo. Isto não é oportunismo. Claro, Temer não é governo mas isto não nos tira o direito de cobrar dele que estas medidas sejam implementadas. Considero imoral tirar dinheiro da saúde e educação para preservar acionistas da Petrobrás.
Beatriz, o governo Temer é um natimorto. Não falo como simpatizante, mas sei que a picuinha partidária está nos custando muito caro - ao que parece defender os p.e.t.istas... Se continuarmos nessa, pouco se atacará os problemas reais e com a profundidade necessária, e mais ainda se estimulará medidas populares mas oportunistas.
É mesmo Heitor? Curioso os caminhoneiros somente terem parado o paÃs com Temer. Será que foram todos iguais?
"Há pessoas que nao tem memoria curta, senhora." Há pessoas que se atrapalham para valer no uso das palavras.
Na polÃtica atual de Parente o Brasil exporta petróleo e importa gasolina, na polÃtica de dilma o Brasil exportava petróleo e importava gasolina, na polÃtica do presidiário o Brasil exportava petróleo e importava gasolina... o pt estava certo! O Parente é um entreguista, reaça, não pensa nos pobres, nos humildes e orpimidos.
Não esqueça dos governos Lula e Dilma que demoliram a petrobras com o populismk de subsidio da gasolina alem da corrupcao e ingererencia. O governk atual é fraco mas as sementes foram plantadas antes. Podiamos ser uma potencia do etanol mas isso foi esquecido. Há pessoas que nao tem memoria curta, senhora.
Sosthener, o pior cego é aquele que não quer ver. Argumente em vez de tentar desqualificar. Você consegue?Não custa tentar.
Não leu e não entendeu.
Na verdade, tanto aqui no Brasil (com atraso) como em outras partes do planeta há muito já poderia estar circulando grande parte da frota com motores que não fossem a combustão de derivados de petróleo com razoável economia para as pessoas e grandes benefÃcios ao meio ambiente. Interesses comerciais e lobbies do setor petrolÃfero impediram que isso acontecesse. Agora, é torcer para que o governo apoie as alternativas existentes e tenhamos opções que venham atender as necessidades de locomoção.
Temer não tem um projeto para o Brasil, os únicos objetivos dele são salvar a própria pele.
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