Opinião > Fora da ordem Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cláudio Maria Camuzzo Júnior

    O que os países desenvolvidos tem em comum não é afirma de governo, se parmalentarismo ou presidencialismo, mas sim de sistema de voto distrital. Voto " proporcional" só existe no Brasil, como um nomei bonito para que as máfias partidárias se perpetuem no poder.

    Responda
  2. ruben ilgenfritz da silva

    O Sistema Parlamentarista de Governo independe de qualquer ideologia e simplesmente da maioria dos PARLAMENTARES e seus respectivos PARTIDOS. Felizmente nosso País tem na Presidência do STF a solução de uma crise politica, quando os eleitores se perguntam em quem votar, evitando que o descalabro das administrações Presidencialistas, nos conduzam ao novo período DITATORIAL. No PARLAMENTARISMO o poder é exercido sempre que houver a maioria dos CONGRESSISTAS. ALEMANHA é um exemplo.

    Responda
  3. Evandro Loes

    Acredito que o parlamentarismos seria, sim, mais legítimo, pois seriam mais cabeças pensantes e representantes de todas as regiões do país. Mas, para sua implantação, seriam necessárias mudanças profundas na questão da representatividade, com a adoção do voto distrital, Distribuicao das cadeiras por equivalência populacional e regras mais rígidas.

    Responda
  4. José Elias Aiex Neto

    Enquanto os partidos brasileiros não tiverem ideologia definida e uma organicidade real, na qual os filiados não sejam massa de manobra dos dirigentes, é temerário implantar o parlamentarismo. Como a Folha,defendo tal modelo de governança, porém fico triste por verificar que ele é inviável de ser implantado no Brasil atual. Só nos resta ficar sentindo inveja de Alemanha, Itália e Espanha,que estão superando suas crises políticas simplesmente fazendo a democracia funcionar dentro do Parlamento.

    Responda
  5. Ernesto Medeiros Teixeira de Araújo

    Acredito que qualquer discussão para implantar o parlamentarismo seria necessária um plebiscito, pois foi por meio de um plebiscito que a população, em 1993, escolheu a continuidade do presidencialismo. Assim, pelo princípio da simetria de formas, deveríamos utilizar o mesmo expediente. No mérito, sou contra. O quadro partidário brasileiro é difuso e sem representação, salvo raríssimas exceções. O parlamentarismo serviria para uma elite conservadora governasse o Brasil como na Republica Velha.

    Responda
  6. José Bizinotto

    A presidente do STF faz maravilhas com leite moça!

    Responda
  7. carlos alberto félix da silva felix

    Mesmo com o País atravessando um momento de turbulências políticas e econômicas, mudar o sistema de governo seria interessante pelos seguintes fatores: fortalecer a função e o prestígio dos políticos; implementar as reformas necessárias para alavancar o desenvolvimento; contornar possíveis crises governamentais e garantir a governabilidade do País.

    Responda
  8. Rodrigo Ribeiro

    A Constituição veda a emenda para o assunto, que somente poderá ser discutida, se adotarmos uma interpretação flexível, por meio de consulta popular. Como dizia Brizola, "estão costeando o alambrado do golpe". Querem tirar do povo o único direito que a democracia ainda nos deixou, votar. Não passarão!

    Responda
  9. Herculano JR 70

    Fora as questões de ordem, aqui em discussão, vejo pouca diferença entre parlamentarismo e presidencialismo: se o congresso funcionasse seriam iguais. Mas a questão de base é se o governo é governo e que funções deve ter. Debater no q devemos de fato ser representados me parece mais perspicaz nesses tempos. Infelizmente, o primeiro mundo com seus super estados nos inspira. Mas seus estados grande e pais grande pouco tem a atrapalhar mas o nosso grande em pais pequeno tem tudo. E como atrapalha.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.