Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOAO JORGE PERALTA

    Creio que ele, FHC, também é responsável pelo nível de corrupção a que chegou a politica brasileira nas últimas décadas, até porque ele ensinou e mostrou o caminho e abriu as portas (ou permitiu que alguém fizesse isso em nome dele), para os maiores esquemas de assalto ao erário, desde a aprovação da PEC que viabilizou sua reeleição à Presidência da República, e também supostamente nas vendas das estatais durante seu governo. Lamentável.

    Responda
  2. JOAO JORGE PERALTA

    Não me parece que FHC tenha autoridade moral para pontificar sobre honestidade ou corrupção na esfera publica, na politica brasileira. Acompanho o Prof. Fernando Henrique há muitos anos, e já tive especial admiração por ele, antes de ele ingressar na política partidária, e concorrer a cargos eletivos. Apoiador e talvez também ideólogo do Foro de São Paulo, ele é irmão gêmeo de Lula.

    Responda
  3. JOAO JORGE PERALTA

    Não me parece que FHC tenha autoridade moral para pontificar sobre honestidade ou corrupção na esfera publica, na politica brasileira. Acompanho o Prof. Fernando Henrique há muitos anos, e já tive especial admiração por ele, antes de ele ingressar na política partidária, e concorrer a cargos eletivos. Apoiador e talvez também ideólogo do Foro de São Paulo, ele é irmão gêmeo de Lula.

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    1) Vaso ruim não quebra, precisa ser descartado. Fossem outros tempos, talvez enxergasse dois intelectuais lutando para tirar o país da barbárie, hoje vejo os responsáveis por impedir o país de sair do atraso. Fazem pouco se suas próprias tarefas. O jornalista entra em contradição, preocupado apenas com sua imagem de justiceiro imaculado: num parágrafo diz que “pode ser injusto misturar todo mundo”, para no outro afirmar que a lava-jato é um “espelho” do país. Apareceu um email, a culpa é certa!

    Responda
  5. Alberto Melis Bianconi

    2) A tarefa do sociólogo é mais complexa. Precisa achar o meio termo entre a sanha de linchamento do público e o procedimento judiciário correto (ou o a lerdeza tradicional, que seja). A Lava-Jato já limpou o caminho do poder do líder pegajoso que impedia o retorno da velha casta. Cabe agora introduzir um pouco de racionalidade, sem dar muito na vista. Casta? Justo, a mesma que congrega a maioria de juízes e procuradores, e que os militares afastaram do poder em 64. Não saímos desse perrengue.

    Responda
  6. José Antônio

    E ele e seu ´´partido`` manda e desmanda em São Paulo a mais de 20 anos. Desconfio que ele ´cantou a pedra` da maxidesvalorização cambial pros paulistas com antecedência. Só pode ser....Mas ele se manteve na posição do Real, claro. Patriota como ele....

    Responda
  7. fernando silva

    FHC deve ter fumado vários antes de escrever estas delirantes palavras... Ou está pedindo aos norte-americanos que ancorem porta-aviões perto de Brasília, para evitar que o tal 'líder carismático", eleito pelo "populacho", tome posse das "terras de Monroe"... FHC, o mesmo que disse "...esqueçam o que escrevi!..." quer dar conselhos para quem, "cara pálida"?

    Responda
  8. Jonas Lacchini

    Parece-me o caso de repetir Benjamin Disraeli: Uma sociedade só tem chance quando os homens de bem têm a mesma audácia dos corruptos! Para os homens de bem, as leis são desnecessárias; para os corruptos, são inúteis!

    Responda
  9. Adonay Evans

    A um jornalista, se perdoa tudo. Menos a ingenuidade. Alguém precisa contar a Clóvis Rossi, que Papai Noel não existe. Quando FH pediu licença à Sociologia e entrou na Política, o Brasil era o que é hoje e o que sempre foi. Como já dizia Juca Chaves em 1960 na música Caixinha Obrigado. Paulo Francis celebrou a entrada na política de FH, com a frase: "enfim, um intelectual resolve sujar as mãos, e fazer o que tem de ser feito". Também Bismarck quando falou das salsichas e das leis. Acorda Rossi.

    Responda
  10. celso bittencourt

    F H C, que disse que o Novo era Huck, é mais um Fornicador da Nova República! Miséria!

    Responda
  11. NELSON PRADO ROCCHI

    O conluio entre políticos e capitalistas de compadrio sempre existiu desde muito antes do FHC e com a participação plena do Executivo, Legislativo, Judiciário, Diretores das Estatais e a alta burocracia dos servidores públicos. Lula/Dilma/PT somente exageraram na dose de rapina e produziram quase a falência do Brasil e o caos social. Esse caos social só é concertado por um governo forte. O picolé de chuchu não tem a menor chance.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Lula e Dilma fizeram o que seus antecessores não. Autorizaram a Polícia Federal a fazer algo além de vigiar fronteiras e malas de turistas.

  12. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Excelente análise!

    Responda
  13. Tersio Gorrasi

    Coloca-se toda a esperança nas costas de uma única pessoa (o presidente) que por si só não faz absolutamente nada. Esquecem que numa democracia plena o parlamento é muito mais importante para definir os rumos de uma nação do que um alto mandatário. Em função disso, são feitos os conchavos e favorecimentos, com distribuição de cargos (quando não de propinas) para a obtenção dos votos necessários, num círculo vicioso que nunca se acaba

    Responda
  14. MAURICIO GUIMARÃ ES

    Esse demagogo alcunha FHC,inaugurou com maestria este modus operandi.Só pra ilustrar,vide compra o instituto da reeleição.Hipócrita!

    Responda
  15. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Pior ainda é que os políticos conhecem muito bem o nosso comportamento vaga-lume. Tanto que os grupos políticos são os mesmos há décadas. Muda vez ou outro o nome de alguém para continuar o poder com os mesmos. Dória é o exemplo de São Paulo. FHC sabe que a fornicação sempre ocorreu. Foi mais um incapaz de denuncia-la. Foi conivente.

    Responda
    1. JOB LORENA DE SANT ANNA FILHO

      Ninguém se auto-denuncia. No máximo, faz delação premiada, quando está prestes a ser condenado. Como ele iria denunciar um sistema no qual se esbaldou ?

  16. Luis Augusto Araujo

    Perfeito!

    Responda
    1. Antonio Carlos Cunha

      Mas é isso mesmo que a justiça está fazendo; apoiada em "provas robustas", delações, meros indícios ou notícias de jornal desacreditou todo o mundo político, sem exceção. Ao fim, não tendo em quem votar, vamos acabar elegendo "qualquer um".