Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    Imagine se todos os remédios e vitaminas passassem a ser condicionados a receita médica.Seria bom ou ruim?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  2. neli faria

    Aberta temporada de caça ao advogado.

    Responda
  3. silvano duarte

    Assim como para justificar uma falta trabalhista por qualquer doença, o interessado precisa de um médico, profissional competente para a situação, o advogado preenche esse requisito nessas circunstancias, ainda que, aparentemente, simples.

    Responda
  4. Alan Moacir Ferraz

    Obrigado ao Sr Dalton M.Chicon pela correção. Fui reler agora percebi e ia corrigir para despercebida e não desapercebida.. Tomarei mais cuidado.

    Responda
  5. Dalton Matzenbacher Chicon

    Sou advogado e vivo exclusivamente da advocacia. Concordo ipsis literis com o articulista. Também entendo que casos de autocomposições extraprocessuais prescindem, ao critério dos interessados, de assistência advocatícia. Considero aconselhável, tal como em negociações e contratações com objeto e interesse essencialmente privados, a contratação de assistência. Porém, jamais obrigatória.

    Responda
  6. Alan Moacir Ferraz

    Advogados "despachantes de luxo". Sempre arranjando leis que os favorece, mesmo quando são totalmente desnecessários e em prejuízo da população. Daí também a atração dos estudantes pelos cursos de direito em detrimento das outras áreas do conhecimento, principalmente pela área cientifica essencial para o desenvolvimento de qualquer país. Sem o desenvolvimento científico jamais chegaremos ao primeiro mundo.

    Responda
  7. Alan Moacir Ferraz

    Esta aberração deve ser revogada. A OAB que se diz ciosa em defesa da justiça vai ser omissa no caso. Ou o corporativismo jogará os seus autoproclamados princípios na lixeira. Quando a sociedade clama por mudança nas leis, modernização das instituições, isto é um retrocesso. Parabéns ao colunista por ter-nos trazido esse informação que poderia passar desapercebida.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Melhor dizendo, deve não ser aprovada. 'Despercebida' é o termo adequado. 'Desapercebida' tem significado distinto daquele que você pretendeu atribuir.

  8. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    É a boca torta do cachimbo civilizatório. Um patrimonialismo herdado pelos latinos das Américas. Povos viciados no estadismo. No Brasil. Os donos das capitanias, o vice-rei, o príncipe regente, o imperador, o prefeito, o governador, o presidente. Os legislativos corrompidos por essa aberração, o presidencialismo de coalizão. Os donos do “pudê”. “E La Nave Va”.

    Responda
  9. Sergio Rodrigues

    O congresso vai acabar trocando os sindicatos pelos advogados... Será que na tabela da OAB esta absurda imposição vai ser mais barata que a contribuição sindical?

    Responda
  10. José Cardoso

    É como precisar de receita médica para comprar aspirina. Aliás não devia ficar aqui dando ideia, que os médicos não ficam muito atrás.

    Responda
    1. Reinaldo Cunha

      O problema da receita sem a consulta médica é uma discussão interessante. Apesar de ser uma restrição apropriada, mostra a fragilidade do SUS no atendimento médico e de convênios igualmente. Está por exemplo, com uma doença respiratória simples que poderia tratar sem a consulta médica, mas necessita da receita. Aí enfrenta emergências, pronto atendimentos lotados do SUS ou convenios (esses menos). No SUS, a catástrofe é inigualável pois há poucos médicos dispostos a atender por baixos salários.

  11. Herculano JR 70

    Muito bom! Mas, mas apenas parte da aberração de excesso de poder do estado. Nessa seara outras tiranias são a obriga/e de advogado, por ter uma tal de capacidade postulatória, gerando honorários de serviço, apesar de q o art 5 da CF nos da direito a petição, e honorários de sucumbência q obriga a parte a pagar o advogado contrario se perder. Dupla remuneração imposta. Abuso. Me disse um juiz a minha alegação de direito de postular: -eu de rechaçar! Na cara dura. Juizes, antes, são advogados.

    Responda
  12. Gustavo Carvalho

    Na teoria, muito bonito, mas desinformado. Na prática, prescindir de advogados expõe as pessoas comuns a ficarem em condição desfavorável diante de grandes empresas. As corporações são assistidas por advogados de primeira linha. Se o cidadão comum “opta” por não ter advogado contra elas, o resultado é um litígio tão desequilibrado que não pode ser chamado de justiça. Seria o mesmo que uma parte de um processo poder “optar” por aceitar um juiz que seja irmão da outra parte.

    Responda
    1. Fernando Becker

      Tudo depende da inteligência do advogado, que pode piorar a situação e do cidadão, que pode ser notavelmente esperto. Mas de qualquer maneira, não deveria ser uma opção livre da pessoa correr este risco ou não? Não se sustenta este argumento do Advogado Carvalho.

  13. JOSE LINO DA SILVA

    Depois o governo vai editar uma tabelinha de preços, tipo essa do frente,?

    Responda
  14. Carlos Eduardo Gomes

    Na constituinte impuseram q todo contrato deve ter a assinatura de um advogado. Não podemos nos dirigir diretamente a Justiça, ainda q a Lei permita, os juízes as rechaçam. Somente advogado pode ter acesso a um processo público na Justiça. Pedro Simon tentar implantar lei q proibisse os advs de receberem os valores dos seus clientes. Em simples transferência de um humilde imóvel de herança para os herdeiros, é obrigatória a presença de um. Nenhuma horcrim, pode prescindir deles.

    Responda
  15. EVERALDO PIRES MARTINS

    Parabéns.Voltou a ser o mair articulista do jornal.

    Responda